Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quarta-feira, 24 de junho de 2009

JUNHO - FESTA JUNINA!

Como fazer uma festa junina tradicional

Festa Junina nota 10

Quadrilha Junina
Apresentação de uma quadrilha, atração da festa de São João, no Parque do Povo, em Campina Grande, PB. Foto de Bia Parreiras

Minha mãe sempre implicou com aquelas pintinhas chistosas feitas nas bochechas das crianças. Achava que enfeiava e não deixava a gente fazer igual. Vestíamos os vestidinhos de chita colorida, o chapéu com as duas trancinhas, passávamos um batom clarinho mas as tais pintinhas eram proibidas. E ponto.

Ao ler a reportagem produzida pelo repórter Camilo Gomide fiquei feliz. Deu um novo significado ao ato vaidoso da minha mãe: caipira não é igual a bicho do mato. Achei importante passar isso à minha filha e entendi porque a nova escola dela não obriga as crianças a vestirem os trajes jacus, de combinações esdrúxulas. Expliquei para ela a origem da festa (como li na reportagem) e me prometi que no ano que vem vou pesquisar mais. Ela não fez as pintinhas, nem pintou o dente de preto. Mas brincou das brincadeiras do antão. Dançou quadrilha comigo, com os amigos e com os pais dos amigos. E comeu pé-de-moleque, milho cozido, doce de abóbora e outras delícias típicas feitas em casa.

A importância disso? Além da farra, que festa é sempre festa, fiquei feliz de lembrar das coisas que brincava e cantava quando criança -- que eram as mesmas coisas que minha mãe brincava e minha avó e a avó dela. Fiquei feliz de ver minha filha nessa roda que resgata a nossa cultura. Além disso, é sempre bom ver de perto e de maneira descontraída o carinho com que os professores tratam nossos filhos. Eles são nossos parceiros nessa jornada pela Educação deles não é mesmo?

Para você que adora festas juninas, seguem algumas dicas de bons "arraiás":

Festa:
Arraial de Belô
Onde: Regional Pampulha, em Belo Horizonte, MG
Quando: De 20 de Junho a 19 de Julho

Mais informações: http://www.belotur.com.br/por/noticia.php?chave=notUf7O90

Festa: III Encontro de Cultura Caipira do CDC Tide Setubal
Onde: R. Mário Dallari, 170, Jardim São Vicente - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
Quando: 26, 27 e 28 de Junho
Mais informações: http://www.ftas.org.br/ftas/site.php?mdl=cdc&op=lercdc&id=11

Festa: Arraial de Todos os Santos
Onde: CENTUR - Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Av. Gentil Bittencourt, 650
Quando: De 17 a 29 de Junho
Mais informações: http://www.fcptn.pa.gov.br/noticia.php?codigo=468

Nenhum comentário: