Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


sábado, 2 de maio de 2009

BLOCOS LÓGICOS

" Blocos Lógicos "
Atividades

Material : um jogo de blocos lógicos contém 48 peças divididas em três cores (amarelo, azul e vermelho), quatro formas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo), dois tamanhos (grande e pequeno) e duas espessuras (fino e grosso).

Alunos: a turma estará dividida em pequenos grupos para a realização das atividades.

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1 - JOGO LIVRE
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Primeiramente, os alunos reconhecerão o material. Formarão desenhos com as formas dos blocos lógicos, observando e comparando as cores, os tamanhos e as formas. Esse trabalho poderá ser feito em grupo, pois os alunos, através de diálogos, enriquecerão o conhecimento das características físicas de cada bloco.



Trenzinho feito com círculos, quadrados e retângulos: formas livres no primeiro contato das crianças com as peças dos blocos lógicos.


Dica da Ivanise:
"Após esse período de "jogo livre", estabeleça com as crianças um quadro com os atributos para que possam consultar nas outras atividades propostas. Não esqueça de utilizar essa "linguagem" durante qualquer proposta com os blocos. Evite "apelidar" os atributos, pois torna confusa a caracterização das peças."
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2. EMPILHANDO PEÇAS
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Peças do material espalhadas pela mesa (ou pelo chão). Cada aluno deverá pegar uma peça e colocar no centro do grupo, de modo que as peças serão empilhadas uma a uma. O aluno deverá fazer de tudo para a “torre” não cair. Para isso os alunos terão que pensar nas peças mais adequadas para a base, meio ou topo da torre deixando as “piores” para o companheiro seguinte. Nesta atividade os alunos desenvolverão a capacidade de discernimento, raciocínio lógico e motricidade.

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3 - JOGO DA CLASSIFICAÇÃO
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Apresentar um quadro às crianças para que classifiquem os blocos. Criar junto com os alunos os atributos que serão dados para os tipos de blocos existentes. Exemplos:
a) as quatro formas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo
b) as duas espessuras: grosso e fino
c) os dois tamanhos: pequeno e grande
d) as cores: amarelo, azul e vermelho Fazer em cartolina um quadro.
Escolher alguns atributos e pedir aos alunos que separem os blocos de acordo com os atributos escolhidos. Primeiramente, escolher apenas um atributo (quadrada). Exemplo: separar apenas as peças quadradas.
Depois, ir acrescentando atributos (vermelha, fina, pequena). Os alunos irão completar o quadro com a peça quadrada, pequena, fina e vermelha.
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4 – JOGO ADIVINHE QUAL É A PEÇA
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Dividir a classe em grupos e espalhar os blocos lógicos pelo chão. Para descobrir qual é a peça, as crianças farão uma competição. Dar um comando das características de uma peça (por exemplo: amarelo, triângulo, grande e fino) para um grupo. Em seguida, o grupo deve procurar e selecionar a peça correspondente para mostrá-la, o mais rapidamente possível, às outras equipes. A competição poderá ter como objetivo verificar qual grupo encontra a peça correta primeiro ou de qual grupo encontra mais peças corretas. À medida que acertam, recebem uma pontuação. Outra opção é de cada equipe desafiar os outros grupos da classe distribuindo eles mesmos os atributos.

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5 - O JOGO DAS DIFERENÇAS
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Neste jogo os alunos observarão três peças sobre um quadro contendo 3 peças.
Exemplo:1- triângulo, amarelo, grosso e grande; 2- quadrado, amarelo, grosso e grande; 3- retângulo, amarelo, grosso e grande; Eles deverão escolher a quarta peça (círculo, amarelo, grosso e grande) observando que, entre ela e sua vizinha, deverá haver o mesmo número de diferenças existente entre as outras duas peças do quadro (a diferença na forma). As peças serão colocadas pela professora de forma que, em primeiro lugar, haja apenas uma diferença. Depois duas, três e, por fim, quatro diferenças entre as peças. Os alunos farão comparações cada vez mais rápidas quando estiverem pensando na peça que se encaixe em todas as condições.
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6 - SIGA OS COMANDOS
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As crianças vão transformar uma peça em outra seguindo uma seqüência de comandos estabelecida pelo professor. Esses comandos são indicados numa linha por setas combinadas com atributos. No exemplo da foto, vemos uma seqüência iniciada com os atributos círculo, azul e grosso. As crianças então escolhem a peça correspondente. O comando seguinte é mudar para a cor vermelha. As crianças selecionam um círculo grosso e vermelho. Em seguida, devem mudar para a espessura fina. Então, um círculo vermelho e fino é selecionado. Assim por diante, o professor pode continuar acrescentando comandos ou pode apresentar uma seqüência pronta. Depois é feito o processo inverso.

As crianças são então apresentadas a uma nova seqüência de comandos, já com a última peça. Elas deverão reverter os comandos para chegar à peça de partida. A atividade é essencial para o entendimento das operações aritméticas, principalmente a soma como inverso da subtração e a multiplicação como inverso da divisão. E também contribui, no futuro, para que as crianças resolvam problemas e entendam demonstrações, atividades que exigem uma forma de raciocínio em etapas seqüenciais.
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7 - A HISTÓRIA DO PIRATA
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Agora, contar a seguinte história: "Era uma vez um pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio um baú carregado de pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave. Mas sua felicidade durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou seu barco e obrigou todos os marinheiros a se refugiarem numa ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou', esbravejou o pirata desconfiado." Nesse ponto, começa o jogo com as crianças. Peça que cada uma escolha um bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma delas sem comunicar às crianças qual é. Ela será a chave para descobrir o "marujo" que está com o tesouro. Apresente então um quadro com três colunas (veja abaixo). Supondo que a peça escolhida seja um triângulo pequeno, azul e grosso, você diz: "Quem pegou o tesouro tem a peça azul". Pedindo a ajuda das crianças, preencha os atributos no quadro. Em seguida, dê outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma triangular". Siga até chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A atividade estimula mais que a comparação visual. Também exercita a comparação entre o atributo, agora imaginado pela criança, e a peça que a criança tem na mão. A negação (segunda coluna do quadro) leva à classificação e ajuda a compreender, por exemplo, que um número pertence a um e não a outro conjunto numérico.
A atividade número 7 seria ideal para trabalhar o conceito de pertinência. O tesouro pertence à coluna (conjunto) “Quem pegou o tesouro?” e não pertence à coluna (conjunto) “Quem não pegou o tesouro?”. Além disso, o conjunto das peças azuis e triangulares (*) está contido no conjunto das peças azuis e o conjunto das peças triangulares contém o mesmo (*).
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8 – DOMINÓ
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Essa atividade é semelhante ao jogo de dominó.
As peças serão distribuídas entre os alunos sendo que uma delas será escolhida pelo professor para ser a peça inicial do jogo. O professor estabelece o nível de dificuldade da atividade estipulando o número de diferenças que deve haver entre as peças. Supondo que deva haver uma diferença entre as peças e que a peça inicial seja um triângulo vermelho pequeno e grosso. A peça seguinte deverá conter apenas uma diferença, como por exemplo, um triângulo amarelo pequeno e grosso (a diferença nesse caso é a cor). A atividade segue até que uma das crianças termine suas peças. As demais deverão sempre conferir se a peça colocada pelo colega “serve”, ou seja, se contém o número de diferenças estipulado pela professora.
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OBSERVAÇÃO:
Esse material é muito utilizado no trabalho com conjuntos (notações, relação de pertinência, relação de inclusão, união e intersecção de conjuntos). As diferenças existentes entre as peças são utilizadas nessas construções e as atividades realizadas anteriormente são maneiras de internalizar estes conceitos.
Após a realização dessas atividades, outras podem ser realizadas.

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9 – CONJUNTO DAS PARTES
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Para essa atividade são necessários quatro dados: um com o desenho dos blocos em cada face (triângulo, quadrado, círculo e retângulo), outro com as faces coloridas (azul, amarelo e vermelho), outro com a grandeza (grande e pequeno) e outro com a espessura (grosso e fino).
Uma criança lança o primeiro dado e retira do conjunto de blocos as peças que satisfazem a característica da face superior. Lança o segundo dado e retira do subconjunto obtido as peças que satisfazem a característica da face superior. Lança o terceiro dado e retira do último subconjunto obtido as peças que satisfazem a característica indicada no dado. Lança o quarto dado e retira a peça que satisfaz a última condição, chegando, assim, a um conjunto unitário.
Variação:
Se em vez de utilizarmos todas as peças da caixa escolhermos algumas peças aleatórias. Poderemos chegar à noção do conjunto vazio usando o mesmo procedimento. ~

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10 – DESCOBRINDO A INTERSECÇÃO E A UNIÃO
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Entrega de dois pedaços de cordão para cada grupo para a formação de dois conjuntos. O professor solicita aos grupos que:
retiram da caixa todas as peças triangulares e todas as todas as peças amarelas.
coloquem no interior de uma das curvas todas as peças amarelas e, a seguir, na outra, todas as triangulares.
O professor deverá observar se os grupos atenderam corretamente as ordens dadas e solicitar aos grupos um relato do ocorrido.
***Os alunos perceberão, sem a interferência do professor, que existem peças que devem estar, simultaneamente, no interior das duas curvas. Notarão que para isto ser possível, as curvas não poderão estar separadas. Isto é, existe uma região comum entre eles onde as peças que possuem as duas características, triangulares e amarelas, ficam localizadas (0 professor deve enfatizar este fato).
A partir da descoberta dos alunos, o professor salientará que as curvas representam conjuntos e que a região comum entre ambas forma o conjunto intersecção.
Da mesma forma, se o professor pedir para que construam um conjunto formado por todas as peças amarelas ou triangulares, teremos a definição de união de conjuntos.
Variação:
Usando três cordões, o professor poderá solicitar que no interior de cada curva coloquem, sucessivamente (por exemplo):
- todas as peças circulares;
- todas as peças azuis;
- todas as peças pequenas
e verificar a intersecção entre eles.
***Quando não existir a intersecção eles serão conjuntos disjuntos.

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Fontes: Revista Nova Escola (1998)
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Como o blog se destina a uma faixa ampla de professores, sugiro que selecione as atividades de acordo com a faixa etária que você atende. Conforme a turma avança, avançamos nos jogos. Para crianças da Educação Infantil (0 a 3 anos) pode-se trabalhar bastante os jogos livres, formação de figuras e descoberta dos atributos.
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By Blog Baún das Ideias

MOLDES E.V.A

Moldes EVA
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Clique nas figuras para ampliar.

Moldes dos bonecos do mural (menino e menina).
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Molde da boneca do porta-papel.

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Criação de Ivanise Meyer®

Sábado, 31 de Janeiro de 2009

Idéias para sala de aula

Porta-papel
de recados
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Materiais: porta-papel, EVA, cola quente, tesoura, caneta de retroprojetor, fitas, botões e olhos móveis.
Como fazer: Cortar o EVA que cubra a caixa (medir pelo tamanho da caixa) e colar.
Montar a bonequinha: cabeça, corpo e braços e colar na caixa. Colar os pés. Contornar com a caneta. Enfeitar com fitas e botões.


























Detalhes das caixas.




Como o braço fica soltinho, usei como "lugar" para colocar a caneta.
Ficou lindo, não é?!
Porta-trecos
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Materiais: caixa (box) plástica, EVA, botões, tesoura, cola quente e caneta de retroprojetor.




Dispor os enfeites e colar. Fazer os detalhes com a caneta.














By Blog Baú das ideias*

Vídeo - Alfabetização Telma Weisz


VÍDEO SOBRE ALFABETIZAÇÃO, COM A EDUCADORA TELA WEISZ - 1ª PARTE

ACESSE O LINK ABAIXO:

http://www.youtube.com/watch?v=2wK9lw2cehI

EDUCAÇÃO, MUDANÇA URGENTES CONTRA A INDISCIPLINA DOS ALUNOS

PEDAGOGA CRITÍCA MÉTODOS DE EDUCAÇÃO.

http://www.youtube.com/watch?v=umx4Uh8-z4g&feature=related

DIAS DAS MÃES - dica do Blog da Ivanise

Dia das Mães
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Sugestões do Baú de Idéias:
♥♥♥
Sugestões no DV (disco virtual):
senha: atividades
Datas comemorativas / Dia das Mães
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Sugestões no álbum Picasa:
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Sugestões do Baú das Dobraduras:

http://baudasdobraduras.blogspot.com/search/label/dia%20das%20m%C3%A3es


By Blog Baú das ideias

Sugestões de Jogos......

Sugestões de jogos
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1. PASSA-PASSA
♥ Material: 1 bola (de borracha, de papel, de meia)
♥ Formação: Dispor as crianças em círculo, sentados no chão.
♥ Desenvolvimento: Os alunos passarão a bola de mão em mão, dizendo compassadamente:
PASSA, PASSA.
PASSA A BOLA.
PASSA A BOLA SEM PARAR.
QUEM FICAR COM ESSA BOLA,
O SEU NOME VAI FALAR...
Ao término da trova, a criança que ficar com a bola dirá o seu nome.

2. BOLA NO ZOOLÓGICO
♥ Material: bola de borracha.
♥ Formação: As crianças ficarão em círculo, em pé.
♥ Desenvolvimento: A partir de uma lista de animais (fazer previamente), combinar que cada criança será um dos animais. Se achar necessário, colocar uma figura presa à roupa (tipo um crachá). Combinar o mesmo nome para duas crianças. O professor dirá o nome de um animal e as crianças que representam esse animal correrão para pegar a bola. A bola será entregue ao professor, que reiniciará a atividade chamando outro animal.
3. JOGO DOS MARINHEIROS
♥ Material: giz.
♥ Formação: Traçar uma linha no chão, dividindo o local em duas partes: uma representará o MAR e a outra, a TERRRA. Dispor as crianças em fileira sobre a linha desenhada. O professor será o "capitão" e as crianças, os "marinheiros".
♥ Desenvolvimento: O capitão comandará todos os movimentos e os marinheiros deverão fazer o que é pedido (sugestões):
OS MARINHEIROS VÃO...
a) ao mar, pulando;
b) à terra, na ponta dos pés;
c) à terra, pulando num pé só;
d) ao mar, de dois em dois, de mãos dadas;
e) à terra, pulando com os pés juntos;
f) ao mar, nadando;
g) à terra, engatinhando;
h) ao mar, com as mãos na cintura;
i) à terra, com as mãos nos ombros.

♥ Observação: Os movimentos podem ser diferentes e mais variados. É importante que o professor repita o mesmo local, mar ou terra, a fim de perceber a atenção das crianças. Depois de cada movimento, as crianças voltam para a linha desenhada (no meio).

4. COM QUEM ESTÁ O GATINHO?
♥ Material: lenço ou venda para os olhos.
♥ Formação: As crianças ficarão sentadas em círculo. Escolher duas crianças: uma irá ficar fora da sala (ficará com os olhos vendados). A outra criança será o "gato".
♥ Desenvolvimento: A criança entrará na sala com os olhos vendados e perguntará:
- Vocês viram meu gatinho?
A turma responderá: - Sim!
A criança perguntará: - Com quem ele está?
Em resposta, a criança que é o "gato" miará três vezes. A criança com olhos vendados terá três chances para adivinhar quem miou. Se acertar, trocarão de lugar. Se errar, escolher outra criança para sair da sala.
♥ Observação: Caso não se queira vendar os olhos, manter a criança que adivinhará de costas para a turma.
5. ESPELHO
♥ Material: giz e cartões com figuras de crianças em diferentes posições.
1 cartão verde (criança ajoelhada)
1 cartão vermelho (criança em pé com as mãos na cabeça)
1 cartão branco (criança de cócoras)
1 cartão amarelo (criança sentada)
1 cartão azul (criança apoiada um só pé)
♥ Formação: fazer círculos no chão (separados uns dos outros).
♥ Desenvolvimento: As crianças ficarão andando nos espaços entre os círculos. Ao ouvirem um sinal (apito, música que pára ou uma palma), entrarão nos círculos (uma criança em cada círculo) e se posicionarão de acordo com o cartão apresentado pelo professor. Ao ouvirem outro sinal, sairão do círculo e continuarão andando nos espaços vazios.
♥ Observação: Pode-se usar uma música pra ficar mais animado! Quando a música parar, eles entram nos círculos e fazem a posição solicitada.

6. PIPOCA MALUCA
♥ Formação: Dispor as crianças livremente, em espaço delimintado.
♥ Desenvolvimento: Ao sinal do professor, as crianças andarão em todas as direções. O professor falará PIPOCA MALUCA, e as crianças pararão onde estiverem e começarão a pular com um dos pés, ou com os dois (combinar os comandos). A um novo sinal, continuam a andar.
Referência bibliográfica:
Albuquerque, Silmara Luz. Educação Física - Pré-escola. Curitiba: Expoente. 1996.
Alguns jogos foram adaptados.


Blog Baú das Idéias

DICA DO BLOG DA SOLANGE

Compartilho com vocês
essa alegria!

Página 33 (clique para ampliar)
♥♥♥


O Baú de Idéias
foi indicado na
Revista Educativa
Ano II - n.º 18




Quem me deu a notícia foi a amiga Gianne do
que também foi um dos indicados.



Aos visitantes do Baú de Idéias

♥♥♥

Em 7 de julho de 2007 iniciei esse projeto: de compartilhar com outros professores um pouco do que faço em meu dia-a-dia com as crianças.
Conheci outros tantos blogs de pessoas que também compartilham seu tempo, seu carinho e dedicação. Nós formamos uma "rede" de blogueiras comprometidas com a educação de nossas crianças.
Esse é o lado "bom" da internet, possibilitar a aprendizagem, a troca e a possibilidade de informar as pessoas sem limites de espaço.
É neste sentido que estou aqui no Baú de Idéias e no Baú das Dobraduras.
A publicação do meu livro em 2003 foi uma grande alegria para mim. As pessoas sempre me falam (ou escrevem) sobre o que sentiram ao lerem ou de como utilizam as informações que ele traz.
O blog é uma continuidade do que escrevi no Brincar & Viver
e torna possível escrever em "tempo real".
Agradeço à REVISTA EDUCATIVA (Editora Minuano)
pela indicação e parabenizo a todos os blogs
que se comprometem com a
EDUCAÇÃO.

Ivanise Meyer


By Blog Baú de Idéias da Ivanise

TEATRO SOBRE O CICLO DA ÁGUA...

Teatro sobre o Ciclo da Água



DRAMATIZAÇÃO: O CICLO DA ÀGUA


PERSONAGENS:Vários alunos.


DESENVOLVIMENTO


1ª Personagem — Uma menina representando a Água


FALA:— Há, como é triste ser Água...!


— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!


— Vejam como estou agora: * Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.


— Não sei o que fazer!


2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista


FALA:— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.


Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.


— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.


3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol


FALA:— É, eu estou decepcionado com a humanidade.


— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.


— Não consigo me controlar.


— Estou fazendo mal a terra, sem querer.


2ª FALA DA ÁGUA — Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...


— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.


-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor


-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.


--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.


— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.



RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS.


Ao redor da água, começam a cantar:


A Água é minha amiga


Com ela posso contar


Pra lavar e tomar banho


E minha sede matar


Vamos todos protegê-la


E a natureza preservar


Resgatar suas a nascente


Para ela não faltar


Não fique triste amiga Água


De você vamos cuidar


Conscientizar a humanidade


Para a vida que nos dar.

Blog Prof Gege

CALENDÁRIOS COMPLETOS

Aproveitem!!

Agora está completo!!!














By Blog Prof Gege