Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ATIVIDADES RELACIONADAS AO FILME: “KIRIKU E A FEITICEIRA “



“KIRIKU E A FEITICEIRA “ de Michel Ocelot (França/Bélgica) - Edições Paulinas


1 –MOTIVAÇÃO: LEITURA ORAL ‘EMPOLGADA’( PELA PROFESSORA) DE TEXTOS DESCRITIVOS SOBRE OS PERSONAGENS PRINCIPAIS E ENREDO DO FILME;

2 – APRESENTAÇÃO DO FILME PARA A TURMA;

3 – INTERPRETAÇÃO ORAL COLETIVA ,ATRAVÉS DE PERGUNTAS FEITAS PELA PROFESSORA;

4 – TRABALHOS ARTÍSTICOS RELACIONADOS AO FILME(PERSONAGENS, CENÁRIOS...): DESENHOS, PINTURAS, COLAGENS,MONTAGENS,CONFECÇÃO DE PAINÉIS ,EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS NA SALA ETC.

5 – EXPLORAÇÃO DE MINI-TEXTOS COM CAÇA-PALAVRAS, CAÇA-LETRAS...

6 – EXPLORAÇÃO DE PALAVRAS (VOCABULÁRIO) DO FILME;

7- REFLEXÃO A PARTIR DE ALGUMAS FALAS SIGNIFICATIVAS DO FILME;

8 – BRINCADEIRA DRAMATIZADA: UMA CRIANÇA REPRESENTARÁ KIRIKÚ, ENGATINHANDO PELO CUPINZEIRO ( CADEIRAS DISPOSTAS ENFILEIRADAS, IMITANDO OS TÚNEIS DO CUPINZEIRO; UM TÚNEL CURTO SEM SAÍDA; NO OUTRO TEM UM GAMBÁ(REPRESENTADO POR UMA CRIANÇA);NO OUTRO TEM OS ESQUILOS; O OUTRO É A SAÍDA DO CUPINZEIRO);

VARIAÇÃO: TODOS IRÃO ENGATINHAR PELOS TÚNEIS , À VONTADE;
OS PERSONAGENS PRINCIPAIS

KIRIKU

KIRIKU É UM MINÚSCULO MENINO, MAS SABE O QUE QUER.
ELE É DETERMINADO A LUTAR CONTRA KARABÁ.
SEU TAMANHO O AJUDA A ENTRAR EM QUALQUER LUGAR, MAS ELE ADORARIA CRESCER DE UMA HORA PARA OUTRA.

A MÃE


A MÃE É UMA MULHER JOVEM E IGNORADA PELA ALDEIA, ASSIM COMO KIRIKÚ.
ELA É INDEPENDENTE E COMPREENSIVA.
ELA ACEITA A INDEPENDÊNCIA PREMATURA DE KIRIKÚ E SEMPRE FICA AO SEU LADO QUANDO ELE PRECISA.

KARABÁ


KARABÁ É PODEROSA, MÁ E LINDA.
VIVE SÓ, CERCADA PELOS GUARDIÃES, EM UMA CABANA CINZA, NO ALTO DE UMA MONTANHA, FORA DA ALDEIA DE KIRIKU.


O SÁBIO

O SÁBIO DA MONTANHA PROIBIDA É AVÔ DE KIRIKÚ.
ELE REPRESENTA A SERENIDADE DA VELHICE.
É CARIDOSO, NOBRE E DIFERENTE DO CONTADOR DE HISTÓRIAS DA ALDEIA, QUE É MEDROSO E ABAIXA A CABEÇA PARA KARABÁ.


ROTEIRO DE PERGUNTAS PARA INTERPRETAÇÃO :

1 –KIRIKU A TODO MOMENTO QUER SABER:

COMO DESTRUIR KARABÁ.
PORQUE KARABÁ É MALVADA. X
ONDE ESTÁ O OURO QUE KARABÁ TOMOU DA ALDEIA.

2 – PORQUE KARABÁ NÃO QUER QUE NINGUÉM VÁ AO SÁBIO DA MONTANHA?

PORQUE ELE É MAIS PODEROSO QUE ELA.
PORQUE ELE ILUDE AS PESSOAS.
PORQUE ELE DIZ A VERDADE. X

3 - O GRANDE CUPINZEIRO É A PORTA DE ENTRADA DA MONTANHA PROIBIDA. PARA QUEM ELE SE ABRE?

PARA QUEM FOR DIGNO. X
QUEM DISSER AS PALAVRAS MÁGICAS.
SÓMENTE PARA KARABÁ.


4 - O SÁBIO DIZ QUE KIRIKÚ SÓ PODE ENFRENTAR KARABÁ:

COM UM TALISMÃ.
QUANDO CRESCER.
COM INTELIGÊNCIA. X

5 – O VELHO CONTADOR DE HISTÓRIAS DA ALDEIA É:

MEDROSO. X
SÁBIO.
CORAJOSO.

6 – O SÁBIO DIZ A KIRIKÚ QUE KARABÁ É MALVADA:

PORQUE SÓ PENSA NO OURO.
PORQUE ESTÁ SOFRENDO. X
PELO PRAZER DA MALDADE.

7 – QUANTAS VEZES KIRIKÚ SALVOU AS CRIANÇAS?
3
2 X
1

8 – KIRIKÚ VAI ATÉ A MONTANHA PROIBIDA COM A AJUDA:
DO TIO.
DAS CRIANÇAS.
DA MÃE. X

9 - OS VALORES: AMOR, VERDADE, GENEROSIDADE, TOLERÂNCIA, PACIÊNCIA E DETERMINAÇÃO.( EM QUE SITUAÇÕES APARECEM NO FILME ?)

10 -O QUE TEM DE BOM EM SER:
PEQUENO?
GRANDE?

11 -QUANDO UMA CRIANÇA SE PARECE COM UM ADULTO?(ATITUDES POSITIVAS ;ATITUDES NEGATIVAS:CRIANÇA “ADULTIFICADA”)

12-QUANDO UM ADULTO SE PARECE COM UMA CRIANÇA?(ATITUDES POSITIVAS;ATITUDES NEGATIVAS:“ADULTO INFANTILIZADO”)
13 -“ELA SOFRE NOITE E DIA”.
“ A MALDADE NÃO SURGE DO NADA, MAS É RESULTADO DE ALGUM SOFRIMENTO

14 - QUE COISAS NOS FAZEM SOFRER?

15 -VOCÊ CONHECE UMA PESSOA QUE SOFRE ?

16 -VOCÊ SABE PORQUE ELA SOFRE?

17-VOCÊ ACHA QUE É POSSÍVEL AJUDAR A DIMINUIR OU ACABAR COM O SOFRIMENTO DE ALGUÉM? COMO ?

18-“ ÀS VEZES FICO CANSADO DE LUTAR SÓZINHO”.

19- E VOCÊ ALGUMA VEZ JÁ SENTIU-SE COMO KIRIKÚ, CANSADO DE LUTAR SÓZINHO PARA RESOLVER UM PROBLEMA?

20-NA OCASIÃO, ALGUÉM VEIO AJUDÁ-LO?QUEM?
21- O QUE ESTA PESSOA FEZ PARA AJUDÁ-LO?

22-COMO VOCÊ SE SENTIU ENTÃO?

“ TENTEI SALVÁ-LOS , MAS ELES NÃO ME QUEREM BEM”.
23- VOCÊ JÁ SENTIU-SE DISCRIMINADO, COLOCADO DE LADO, MESMO TENTANDO SER AMIGO?

24-COMO VOCÊ SE SENTIU QUANDO ISSO ACONTECEU?

25-VOCÊ JÁ DEIXOU ALGUÉM DE LADO NUMA BRINCADEIRA OU CONVERSA ?PORQUE?
-COMO VOCÊ ACHA QUE ESTA PESSOA SE SENTIU?
“ÁGUA BOA PARA SE BANHAR, BRINCAR E BEBER”.
E PARA O QUE MAIS?

VOCABULÁRIO ALFABÉTICO:

A – ALDEIA , ÁGUA,ARANHA
B – BESOURO
C- CABANA,CANOA,CORAÇÃO,CUPINZEIRO
D- DENTES
E- ESQUILO,ESPINHOS
F- FEITICEIRA, FLECHAS
G-GUARDIÃES,GUERREIROS, GRUTA,GAMBÁ
H- HOMEM, HERÓI
I – IRMÃO, INTELIGÊNCIA
J- JÓIAS,JAVALI
K – KIRIKÚ,KARABÁ
L – LANÇAS,
M – MONTANHA,MÃE,MENINO,MENINA
N-NOZES
O-OURO-OBRIGADO,OSSOS
P-PAZ,PILÃO,PÁSSARO
Q- COQUEIROS,ESQUILOS
R- REGATO,ROCHAS
S- SÁBIO,SENTINELA,SERPENTE
T-TUCANOS,TALISMÃ
U-
V-VOVÔ
X-
Z-

3 comentários:

Anônimo disse...

Este filme é para todas as idades. Ele é excelente!esta hisória tocou meu coração e de meus alunos.
Lidiane Duarte-Santa Luzia-MG

Anônimo disse...

Solange, passei o filme Kiriku para meus alunos e estava procurando "o que mais" eu poderia trabalhar a partir do filme. Me ao direito de copiar algumas de suas sugestões por achá-la bastante pertinentes. Espero que não se importe.

Obrigada

Marilurdes
Aparecida de Goiânia-GO



Isabella Pelisari disse...

gente porque kiriku sofria bullying
?