Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


sábado, 11 de julho de 2009

BOM FINAL DE SEMANA!!!

Você é muito especial!

A PROPÓSITO... QUE HORAS SÃO????


ADOREI ESTAS SUGESTÕES DO BLOG "Jardim da profa. Sandra", PARA VOCÊS!

CONFECÇÃO DE AMPULHETAS COM GARRAFAS PET E AREIA E TAMBÉM DE RELÓGIOS COM CDS USADOS...




Projetos do Blog jardim da profa. Sandra*

HALLOWEEN



ARANHA FEITA COM UMA LUVA


BOLICHE DOS FANTASMINHAS


CANTINHO DO PROJETO


CASTELO DE CAIXAS DE PAPELÃO (SHOW Né?)



CASTELINHO DE BRUXA FEITO COM CAIXAS DE PAPELÃO E PAINEL DE TNT COM COLAGENS



HALLOWEEN - DIA DAS BRUXAS

ALGUMAS IDÉIAS INTERESSANTES...
TIREI ESTAS IDÉIAS DE ALGUMAS REVISTAS QUE TENHO EM CASA.. BEM LEGAIS!!



Halloween: É legal ou não, comemorar na escola?


É por falta de conhecimento histórico e cultural a respeito do tema que, por muitas vezes, esta data é marcada pelo preconceito e medo por parte de professores, pais, alunos e diretores de escolas. Existem escolas que até proíbem as manifestações artísticas dos alunos e professores de inglês, impossibilitando a expansão e o contato dos alunos brasileiros com a cultura de outros povos.


Assim como existem as comemorações típicas no Brasil, tal como o carnaval e as festas juninas, é importante que exista, dentro do ensino de línguas nas escolas, a divulgação e a troca cultural entre as comemorações e os eventos que acontecem em outros países, tais como Valentine’s Day, Thanksgiving Day, Halloween, entre outros.



Muitas pessoas acreditam que o Halloween seja somente uma festa em comemoração ao Dia das Bruxas, uma festa macabra ligada a personagens estranhos, tais como fantasmas, monstros, abóboras e animais pegajosos.
Fonte:http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=1002

Blog Jardim da Profa. Sandra*

PROJETO: HIGIENE E SAÚDE BUCAL

PROJETO: "SORRISO FELIZ"

ESCOVA DE DENTE:
Ajuda a retirar os restos de comida que ficam presos nos dentes. Você pode escolher um daqueles modelos bem incrementados, coloridos. Mas fique ligado, porque não adianta ser apenas bonita, a escova tem que ser também eficiente, com tamanho adequado para sua boca e cerdas macias para limpar sem machucar.
Seu dentista pode orientar você a escolher a melhor escova.
Quando a sua escova ficar descabelada é hora de trocar por uma novinha. Temos que substituí-la rapidinho.

A PASTA DE DENTE:

Ela garante a limpeza da boca ao retirar a placa bacteriana, além de conter flúor.
Flúor é uma substância que torna os dentes mais resistentes. Mas nada de exagero!
Basta uma pequena quantidade (uma golinha do tamanho de uma ervilha).
No final da escovação cuspa tudo fora, não engula nada. Pasta de dente é para limpar, não para alimentar.



FIO OU FITA DENTAL:

Deve ser usada pelo menos uma vez por dia. Magrinha e fininha daquele jeito, a fita dental consegue chegar onde a escova não alcança completando o serviço.




ESCOVA PRA CÁ, ESCOVA PRA LÁ EXÉRCITO A POSTOS?
ENTÃO! VAMOS AO ATAQUE:

É preciso percorrer todo o território com a escova.
Você não quer deixar nenhuma área desprotegida, não e?
Escove os dentes tanto na parte de fora quanto na parte de dentro, tanto os dentes da frente quanto aqueles que estão lá atrás.

Nos dentes de cima passe a escova de cima para baixo. Nos dentes de baixo faça o movimento contrário de baixo para cima. É como se estivesse "penteando" os dentes girando levemente a escova, sempre tomando a gengiva como ponto de partida e indo até o topo do dente.

E já que seu exército está na área, aproveite para escovar também a língua. Ela também merece uma faxina.
Completando a operação de guerra, entra em capo a fita dental tirando de campos os restos de comida que ficaram escondidos entre os dentes.

Esta é a famosa guerra entre a higiene bucal e as bactérias que causam a cárie. Porém de nada vale a escova, a pasta de dente e a fita dental se não tiver a sua ajuda. Você é que tem que liderar o combate às cáries garantindo a limpeza e a conservação dos dentes.
Por isso, depois das refeições ou de comer doces e antes de dormir, não esqueça de colocar em ação o Batalhão da Limpeza Bucal: A Escova de Dentes, Pasta e Fio ou Fita Dental.



XÔ CÁRIE
Fonte: Canal Kids

Como guerra é guerra, nada melhor do que conhecer o inimigo. Vamos lá:
A cárie acontece quando uma certa bactéria, muito chata por sinal, transforma os restos de alimentos que ingerimos, principalmente o açúcar, em ácidos prejudiciais aos dentes.
Essa bactéria fica grudadinha com muitas outras sobre os dentes e ao redor das gengivas, formando uma película chamada placa bacteriana.
Insistente e teimosa, essa placa se forma todos os dias. Os ácidos liberados pelas bactérias da placa atacam o esmalte dental (a parte branca), até causar um "buraco", a famosa cárie, em um processo chamado desmineralização.
Se não for tratada logo, a cárie começa a aumentar e a corroer o interior do dente, provocando dor. E não dá pra descuidar, porque as cáries atacam sem avisar.
Sabia que a dieta tem tudo a ver com a cárie? É bom comer alimentos ricos em fibras, como cenoura, aveia, maçã, pepino e verduras em geral.
Eles são verdadeiros desinfetantes, pois diminuem a acidez da boca, que também contribui para a cárie.
E agora a parte mais difícil: evitar comer muito chocolate, balas, doces e refrigerantes_ ou seja, tudo que é rico em açúcar. Assim como a gente, os tais ácidos também adoram um docinho.
Os dentes não querem saber de moleza: eles também precisam de exercícios. É verdade!
Mas não precisa levá-los para a academia. A melhor ginástica para os dentes _ e também para as arcadas dentárias, onde eles estão confortavelmente instalados _ é mastigar alimentos duros, como maçã e cenoura crua.
Se até os dentes gostam de ginástica, por que você vai ficar nessa preguiça toda, enrolando na hora de escovar os dentes?

Blog jardim da Profa. Sandra*

DICAS COMO TRABALHAR A HIGIENE NA EDUCAÇÃO INFANTIL...

CONSTRUÇÕES COM SUCATAS.. "OS DENTINHOS E SUAS QUERIDAS ESCOVINHAS"



DENTINHOS FEITOS COM GARRAFAS PET (pintura com tinta plástica) E ESCOVAS FEITAS COM ROLOS DE PAPEL E TINTA GUACHE





Fantoches para trabalhar o projeto sobre higiene e saúde bucal

Fiz estes fantoches no ano passado (de cartolina mesmo) e como estão direitinhos ainda, resolvi postá-los e usar novamente com a minha turma este ano...
Com eles crio várias possibilidades de trabalhar a questão da higiene..
conto que a Mônica comia muitos doces e não cuidava de seus dentes e daí um dia, olhem só o que aconteceu?? veio o bichinho da cárie e deixou o dente dela feio e machucado.. a Mônica começou a sentir muita dor, ...... e assim por diante....
o que vale é a criatividade e a mensagem que conseguimos passar para nossos alunos!! Eles adoram e ficam impressionados!!!








Blog Jardim da Profa. Sandra*

Capas dos Portfólios

Esta Sugestão para portfólios, achei no Blog da profa. Sandra "jardim da profa. Sandra". São ótimos!







Abaixo segue as folhinhas com o porta-cd que foi entregue aos pais com o portfólio digital e seleção de fotos da turma e projetos desenvolvidos no ano