Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cartão para o Dia das Mães

Temos uma dica para você que quer fazer um cartão para presentear a sua mãe no dia das Mães. Um belo cartão utilizando tecidos para dar um toque especial e exclusivo. Vamos a ele!

Tudo que você precisa é de alguns pedaços de tecido, à sua escolha para fazer o coração e as pétalas, além de tesoura, cola e papel para fazer o cartão.

1) O primeiro passo é cortar o tecido no formato de coração de de pétalas. O molde para você imprimir e cortar se encontra no fim desse post.

2) Corte o papel do cartão no tamanho de 16 cm por 25 cm e dobre-o ao meio. Corte um outro pedaço de papel no tamanho de 12,5cm por 16 cm. Nesse exemplo foi utilizado um papel rosa claro e um papel branco.

3) Corte as bordas do papel menor em forma de serrilhado. Há tesouras específicas para esse trabalho.

4) Posicione o molde que você cortou sobre o papel menor e cole os tecidos no ponto certo.

5) Após retirar o molde, irá ficar parecendo com isso

6) Nesse exemplo foi passada máquina de costura em volta do coração e também no caule e folhas da flor para dar um acabamento mais bonito. Você, caso não tenha máquina de costura, poderá dar um outro acabamento a seu gosto.

7) Finalmente basta colar o papel menor na capa do cartão (papel maior) que foi cortado no passo 2. Está pronto o seu cartão para o dia das mães.

fazer um cartão para o dia das mães. Basta imprimir o molde abaixo e recortá-lo em um papel legal, como um papel reciclado. Você também pode pintar a flor como desejar. Tem até o espaço para você escrever sua mensagem.

Fonte: Revista Artesanato*

CENTOPÉIA EM PET e EVA

Centopéia feita com pet revestido com eva, ótimo pra guardar lápis, borracha, apontador, clips e etc. Ótimo pra organizar as coisas de mesa de professora ou de escrivaninha de criança. Dá p/usar como centro de mesa também com doces dentro.



Fonte: Ruthinha Artesanato*

Espelhinhos para o dia das mães

Ótima lembrancinha para o dia das mães, lindos espelhinhos. Mamãe vai amar, ótimo pra carregar na bolsa. Que mulher não gostaria de ganhar um desses ainda mais sendo do seu filho (a)!!!!!


Fonte: Ruthinha Artesanato*

Brincar....


Ampliando o brincar

Faixa etária
0 a 3 anos

ConteúdoExploração dos objetos e brincadeiras*

Objetivos
- Enriquecer o faz-de-conta com diversos tipos de brinquedos.
- Desenvolver a brincadeira.
- Promover a interação entre os colegas.

Tempo estimado
Livre.

Material necessário
Objetos do dia-a-dia e brinquedos industrializados, artesanais ou feitos de sucata.

Desenvolvimento

1ª etapa
Organize os brinquedos na sala da maneira que achar mais conveniente - uma sugestão é integrar os objetos do dia-a-dia (vassouras, pneus, pedaços de tecido etc.) a todos os modelos de brinquedos disponíveis. Apresente o ambiente aos pequenos, fazendo-os perceber que existem outros tipos de brinquedos além dos industrializados. Se houver produtos artesanais, conte à turma como foram feitos. Se possível, leve itens da própria coleção de infância (bonecas, piões, carrinhos), explicando como você brincava quando criança.

2ª etapa
Deixe todos agirem livremente, reorganizando o ambiente ou imaginando outros usos para os móveis que você concebeu. Aproveite para investigar que tipo de brincadeira eles inventam. Evite a abordagem direta: prefira a observação, que servirá de base para ampliar o faz-de-conta.

Avaliação
Preste atenção à interação e à socialização entre as crianças e às formas como imitam, reproduzem e recriam as normas e os costumes que observam no meio em que vivem. Use essas observações para criar objetos diferentes.


FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA*

É tempo de brincar lá fora... Aproveite!


Em um espaço externo bem organizado, os pequenos trabalham a colaboração, aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza

Bianca Bibiano (bianca.bibiano@abril.com.br)

NO JARDIM A horta no parque é uma boa opção para ampliar o contato  com a natureza. Foto: Marcelo Almeida
NO JARDIM A horta no parque é uma boa opção para ampliar o contato com a natureza Foto: Marcelo Almeida

O verão chegou! Que tal aproveitar os dias ensolarados para ampliar o espaço das turmas de creche? As vantagens são muitas. Primeiro, porque as atividades fora de sala fazem bem para a saúde: o contato com o Sol ajuda na produção da vitamina D, necessária para a absorção do cálcio, que forma ossos e dentes. Segundo, porque no ambiente externo é possível proporcionar experiências ricas tanto para o conhecimento de mundo como para a formação pessoal e social – os dois pilares da Educação Infantil, segundo os Referenciais Curriculares Nacionais. Correndo, pulando, pintando, plantando, brincando com água e alimentando animais, os pequenos trabalham a socialização, aprimoram a capacidade motora e entram em contato com a natureza. Para isso, a área externa deve ser cheia de oportunidades.

Apesar de todo esse potencial, muitos docentes ainda encaram a hora do pátio como um momento de descanso, em que a criançada fica solta sem nenhuma orientação. Não é a melhor saída. “Para apresentar o máximo de propostas de aprendizagem, é preciso planejar”, explica Karina Rizek Lopes, formadora de professores e selecionadora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10.


Deve-se considerar, por exemplo, que todas as turmas são heterogêneas. Com isso em mente, uma boa iniciativa é realizar um mapeamento das práticas dos pequenos, investigando como eles interagem com o ambiente externo no dia-a-dia. Em seguida, pode-se fazer um exercício de imaginação, estabelecendo antecipações sobre como as crianças se relacionariam com as propostas que se pretende introduzir. Depois, ao conferir como elas se comportam de fato, o professor ajusta suas previsões à realidade. Manter um registro de como cada uma lida com o ambiente externo e com os colegas é o caminho para pensar nos passos seguintes. Tudo sem perder de vista algo essencial: é necessário incluir as atividades externas como parte da rotina da turma. Afinal de contas, é só por meio do contato intensivo que cada criança se familiariza com as novidades e faz descobertas por conta própria. Para garantir que todos avancem, o ideal é criar um espaço externo desafiador, com diversos ambientes e diferentes estímulos ao desenvolvimento sensóriomotor. A seguir, apresentamos sugestões de baixo custo para chegar lá.

Na areia

TANQUE O uso desse espaço pode ser incrementado com cavalinhos, bonecos e caixotes, estimulando ainda mais o faz-de-conta. Nos dias de calor, vale apostar na água, colocada em bacias para que as crianças percebam a diferença de consistência entre a areia seca e a molhada.

Cuidados Cobrir o tanque com lona à noite para protegê-lo da chuva e de animais, evitar a mistura de pedrinhas (que podem ser ingeridas) e limpar a areia com frequência – existem produtos específicos para isso.

Adaptação É possível propor as mesmas atividades no chão de terra ou usando caixas com areia.

No pátio

SALA DO LADO DE FORA Retirar objetos do espaço interno e transportá- los para o pátio transforma a relação com o espaço, criando brincadeiras, dando novo significado aos objetos e mudando seu uso convencional.

Cuidado Limpar todos os utensílios antes de retorná-los às salas.

Adaptação Se houver poucos brinquedos, pode-se levar livros e organizar rodas de leitura ao ar livre.

CUIDAR DE ANIMAIS A ideia é observar e alimentar os bichos. Durante essa atividade, pode-se detalhar características dos animais: tempo de vida, hábitos, se vivem em grupo etc.

Cuidados Todos os bichos devem ser acompanhados por um veterinário. Também é importante destacar alguém da equipe da creche para cuidar deles nos fins de semana e feriados.

Adaptação Caso não haja espaço para criações, pode-se optar por animais pequenos, como tartarugas de aquário, peixes e porquinhos-da-índia.

PINTURA EM AZULEJOS Em ladrilhos, é possível pintar, lavar e pintar de novo. O uso de rolinhos, esponjas, pincéis de diferentes espessuras, tintas de cores variadas ou produzidas com as crianças (com beterraba ou urucum, por exemplo) exercita a capacidade de expressão e coloca a turma em contato com a linguagem artística.

Cuidado Utilizar somente tintas atóxicas e pincéis de boa qualidade, que não soltem as cerdas com facilidade.

Adaptação Algumas peças de ladrilho ou mesmo uma placa de vidro podem ser colocadas num canto próximo a uma torneira, facilitando a limpeza.

No jardim

HORTA Cultivar diferentes vegetais é uma das estratégias para descobrir quais mudanças cada um deles apresenta ao longo do ano, que insetos mais atrai e que frutos e f lores dá. Também desenvolve a cooperação para realizar uma tarefa. Se um dos pequenos topar com minhocas, o professor pode colocá-las em um aquário de vidro para a turma examinálas melhor. Outra opção é distribuir lentes de aumento de plástico para que cada todos possam vê-las em detalhes.

Cuidado Prevenir o contato com insetos perigosos – especialmente lagartas, que podem gerar ferimentos. Da mesma maneira, o ideal é evitar espécies de plantas que causem alergias ou tenham muitos espinhos.

Adaptação Se não houver horta, plantase em vasos, f loreiras e até pneus. Outra opção é cultivar trepadeiras junto a muros e cercas, substituindo as árvores.

PIQUENIQUE Proporcionando interação entre as crianças e estimulando a autonomia para se alimentar, o piquenique serve também para ajudar a conhecer alimentos diferentes. Fazer salada de frutas ou gelatina com a turma é um ótimo incentivo para provar coisas novas.

Cuidado Atenção a formigas e insetos atraídos pela comida. E, para evitar problemas de saúde dos pequenos, é necessário investigar previamente possíveis alergias a alimentos.

Adaptação Na falta de gramado, podese estender uma toalha em qualquer espaço com sombra.

Na água

PISCININHA É interessante integrar outros utensílios à água, criando lavatórios de brinquedos ou laguinhos para minibarcos, por exemplo. Outros usos incluem fazer pequenas represas e canais escavados na terra. Produzir arco-íris, com a dispersão de gotas de água na luz solar, instiga a curiosidade e abre caminho para apreciar esse fenômeno da natureza.

Cuidado Secar as crianças para evitar resfriados. Isso pode ser feito também aproveitando o ambiente externo – em esteiras, enquanto o professor lê histórias para a turma.

Adaptação Uma alternativa é usar baldes, mangueiras e acessórios de borrifar, vendidos em lojas de jardinagem.


FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA

Especial meio ambiente

Especial meio ambiente

Tudo sobre meio ambiente. Fotos: Tatiana Cardeal, Dercílio e  Google

Aqui reunimos as principais reportagens e planos de aula sobre temas ligados a questões ambientais como aquecimento global, despoluição dos rios, espécies em extinção, preservação da natureza e cultivo de plantas.

1. GESTÃO ESCOLAR
2. QUESTÕES ATUAIS
3. EDUCAÇÃO INFANTIL
4. ENSINO FUNDAMENTAL I
5. ENSINO FUNDAMENTAL II
6. ENSINO MÉDIO

Fonte: http://www.ne.org.br

Receita de Dia das Mães Torta crocante de banana e chocolate


ingredientes

• 6 a 8 bananas nanicas, maduras e em rodelas finas
• 1/2 xícara (chá) de uvas passas
• 1/2 xícara (chá) de açúcar
• canela em pó
• 400g de biscoito amanteigado de chocolate
• 200g de manteiga ou margarina sem sal, gelada
• Sorvete de creme para acompanhar

modo de preparo
Num refratário retangular médio (22 x 35cm), disponha camadas de banana, uvas passas, polvilhando sempre a mistura de açúcar e canela. Coloque os biscoitos num saco plástico limpo, estenda sobre uma superfície lisa e passe um rolo de macarrão por cima. O ideal é que fiquem pedaços grandes. Misture a manteiga, esfregando entre as mãos para obter uma farofa solta. Polvilhe sobre as bananas e leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até dourar. Corte a torta em quadrados e sirva ainda quente com sorvete de creme.

Créditos: http://mariacarambola.blogspot.com/

Receita para Dia das Mães Bolo corações


Bolo corações “Trevo da Sorte”

Porções: 12
Tempo preparo: 60min
Modo de preparação: Forno
Grau Dificuldade: Básico

INGREDIENTES:

3 ovos (Tam:M)
150g de açúcar
1/2 pacote de açúcar de baunilha
250g de farinha
2 colheres de chá meio cheias de fermento em pó
50 ml de óleo
100ml de limonada de limão
100g de açúcar em pó
2 colheres de sopa de néctar de cereja
40 bombons de geléia colorida, pérolas de açúcar, corações
de açúcar e de goma para decoração
manteiga e pão ralado para a forma

PREPARO:
1-Bata espumosamente os ovos com o açúcar e o açúcar de baunilha. Mistura a farinha com o fermento. Adicione ao creme de ovos, misture o óleo e a limonada, bata tudo até obter uma massa lisa.

2-Despeje a massa sobre uma forma em forma de trevo(dimensões de 25cm de diâmetro, dimensões internas 22cm de diâmetro, 1 1/4 litros) com manteiga e polvilhada de farinha e alise. Vai a cozer em forno em fono pré-aquecido a 175 graus cerca de 30-35 min. Deixe arrefecer
completamente.

3-Misture o sumo de cereja com o açúcar em pó e barre a superfície do bolo com o mesmo. Decore com os bombons de geleia, pérolas de açúcar e os corações de açúcar e de goma. Deixe secar.


Fonte: Artesanato Brasil*

Lembrança de dia das mães Vasinhos de Tulipas de Tecido

Linda sugestão de presente ou lembrança para o dia das mães, para presentear sua mãe ou ganhar dinheiro de encomendas para festas de dia das mães.

A sugestão é um vasinho de tulipas de tecido, aqui tem o passo a passo das tulipas de tecido que depois de feitas é só colocar em vasinhos de sua preferência e enfeitar com fitas.

Além de uma opção para presente e lembrancinha para o dia das mães, també é uma ótima sugestão de decoração então, sempre vão ter clientes ou alguém para presentear com eles.

BAIXE CLICANDO AQUI

Presente dia das mães porta jóia coração com almofada


Estofamento de guardanapo em caixa coração

Nessa vídeo aula do porta jóia coração com almofada você aprenderá três técnicas: estofamento de guardanapo, pátina seca com PVA Daiara e a engomagem simples. Para fazer o estofamento, a Daiara tem a linha dos guardanapos com motivos diferentes para você criar, como: banho, flores, fazenda, manicure, carrinhos, aquário e muitos outros, experimente!

MATERIAL:

-porta jóia coração de MDF, -Aquabase Madeira Daiara, -tinta PVA Daiara Azul Seco e Branco, -Colagel Daiara, -cola Isopor Daiara, -Gomaflex Daiara, -pincéis Daiara ref.431/M e ref.530/G, -guardanapo Daiara ref.A-9012, -placa de isopor, -tecido branco de algodão, -fibra siliconada, -babadinho de bordado inglês, -tesoura e cordão de seda.

PASSO A PASSO:
Aplique o Aquabase Madeira em toda a peça para impermeabilizá-la. Seque-a e lixe-a para um melhor acabamento.
Pinte a peça com o PVA Azul Seco.
Faça a pátina seca com a trincha e o PVA branco em toda a peça.
Retire as folhas brancas do guardanapo, e cole-o no tecido, aplicando a Colagel por baixo e por cima. Deixe-o secar naturalmente.
Faça o molde do coração um pouco menor que a tampa, e use-o para cortar um de isopor.
Corte também um coração do tecido com guardanapo, deixando 1cm de barra, para virar.
Use a cola isopor para colar os corações, recheando-os com a fibra bem prensada.
Cole o babadinho ao redor do coração de isopor antes de fixá-lo sobre a tampa. Pressione as bordas por alguns minutos, para uma colagem perfeita.
Use a cola de isopor também para colar o cordão de seda, arrematando o coração com um laço. Isole com fita crepe a borda da tampa, e aplique a Gomaflex com pincel no babadinho para engomá-lo. Deixe secar naturalmente.

Confira o vídeo passo a passo deste lindo porta-jóias:

Todos os créditos deste passo a passo são para : http://www.criatividadesemlimites.com.br

Escola sustentável

Da construção às atitudes simples e cotidianas, o infográfico mostra tudo que a escola deve ter e propor para que alunos, professores e funcionários vivam a sustentabilidade na prática. Navegue pelos pontos e descubra ações eficientes para ajudar o meio ambiente.


Fonte: www.ne.org.be