Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


domingo, 18 de julho de 2010

GUIAS DA EDUCAÇÃO....

Três cartilhas com ideias simples e rápidas para participar da melhoria da Educação. Baixe, imprima e passe adiante

Cartilha Escola Pública

GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMILIA PARA ESCOLAS PÚBLICAS

Dicas de como participar da vida escolar dos filhos, testes para avaliar o grau desse envolvimento, ideias de como melhorar o colégio das crianças e muito mais

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Cartilha Escola Particular

GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMILIA PARA ESCOLAS PARTICULARES

Dicas de como se envolver na educação formal dos filhos, testes para avaliar o grau desse envolvimento, ideias de como melhorar o colégio das crianças e muito mais

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Cartilha Empresários

GUIA DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS

Ideias e orientações para você e sua empresa investirem na melhoria do ensino de sua cidade

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Fonte: Educar para Crescer*

Lição de Casa

Foto: Claudia Marianno
Foto: A rotina de estudos não deve acabar na porta da escola

A rotina de estudos não deve acabar na porta da escola

Qual a importância da lição de casa? Quanto tempo o aluno deve se dedicar aos estudos fora da sala de aula? É mesmo fundamental haver lição de casa todos os dias? Como os pais devem ajudar nas tarefas? O que fazer quando o estudante tem dificuldade para fazer os exercícios propostos pelos professores? Essas são algumas dúvidas que atormentam tanto os estudantes quanto seus pais no dia a dia da escola. Lição de casa é um assunto sempre controverso, pois escolas diferentes seguem procedimentos distintos. O importante é que tanto alunos quanto pais saibam que a rotina de estudos não acaba na porta da escola, após quatro ou cinco horas diárias de aula. Em casa, o estudo deve continuar, sob a forma da lição de casa – também chamado de dever de casa ou tarefa de casa.

"As funções da lição de casa são sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos", explica Luciana Fevorini, coordenadora de ensino fundamental II do Colégio Equipe, em São Paulo. "Analisando os exercícios que os alunos resolvem sozinhos em casa, o professor pode descobrir quais são as dúvidas de cada um e trabalhar novamente os pontos em que eles apresentam mais dificuldades."

"O grande desafio do professor é fazer com que o aluno consiga atribuir significado à lição de casa", diz Eliane Palermo Romano, coordenadora pedagógica da Escola Comunitária de Campinas. "O aluno precisa perceber a função das tarefas para que compreenda sua importância", reitera Cleuza Vilas Boas Bourgogne, diretora pedagógica da Escola Móbile, de São Paulo.

Leia os tópicos abaixo e tire suas dúvidas sobre a lição de casa.
Depois, faça o teste preparado pela psicóloga Luciana Fevorini e descubra se você vem acompanhando seu filho da maneira indicada.


Fonte: Crescer para Educar*

EDUCAÇÃO

Como está a Educação do Brasil?

O relatório De Olho nas Metas 2009 mostra que o ensino no país melhorou, mas ainda há muito para avançar

Foto: crianças durante aula

Metas do Todos pela Educação devem ser atingidas até 2022

A Educação brasileira está cheia de siglas cabeludas e provas para medição de qualidade: Saeb, Ideb, Prova Brasil, Provinha Brasil, Saresp, Enem... Bom, Enem todo mundo sabe o que é, não é mesmo? Todas essas siglas significam que a Educação brasileira vem sendo avaliada. Sim, não são apenas as crianças e os jovens que passam por provas e recebem notas. A Educação também é medida. Todas essas siglas, portanto, indicam como anda a qualidade da Educação brasileira. Sem o Saeb, o Ideb, a Prova Brasil, a Provinha Brasil, o Saresp, o Enem, sem essas siglas esquisitas não haveria como saber se o seu filho está realmente fazendo o que deveria na escola: aprender.

Desde a década de 90, quando o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e outros índices foram criados, ficou possível ver se a escola estava cumprindo o seu papel de ensinar e o jovem tendo atendido seu direito de aprender. Vendo os problemas de aprendizagem do aluno ficou possível melhorar o sistema de ensino da escola. Como não é possível melhorar tudo de uma vez, especialistas ligados ao Movimento Todos pela Educação (TPE), que articula os esforços da sociedade civil, da iniciativa privada e de governos, reuniram-se, há três anos, para definir as metas para a melhoria da Educação básica do país. Traçaram um planejamento ano a ano e estabeleceram prazos para o cumprimento dessas metas até 2022. Se o Brasil alcançar todas as projeções até lá, terá chegado a um nível de Educação semelhante ao que têm hoje alguns dos países desenvolvidos como Estados Unidos e França.

Na prática, as metas do Todos pela Educação, se efetivadas, garantem que todas as crianças estariam na escola e teriam adquirido pelo menos o conhecimento mínimo esperado para chegar ao ensino superior. “O estabelecimento de metas para aferir periodicamente a Educação ocupa um espaço estratégico na mobilização do país em torno da melhoria do ensino”, afirma Mozart Neves Ramos, presidente-Executivo do movimento Todos Pela Educação. As cinco Metas do movimento, que você lê em detalhe abaixo, abarcam o atendimento escolar, a alfabetização das crianças, a aprendizagem escolar, a conclusão das etapas da Educação Básica, e também volume e gestão dos investimentos públicos em Educação. O primeiro relatório de monitoramento dessas metas foi lançado em dezembro de 2008.

O resultado das metas de 2009 (o relatório se chama De olho nas metas 2009) foi divulgado na quarta-feira, 09/12, e mostra que houve avanços no cenário educacional brasileiro, mas que ainda há muito a fazer. Foram analisados dados dos 26 estados e do Distrito Federal e relatório mostra o acompanhamento das metas 1 e 4. As demais não têm monitoramento neste ano. "Os números retratados pelas metas de atendimento e de conclusão escolar mostram que o Brasil melhorou, mas não na velocidade desejável, explica Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna e Coordenadora da Comissão Técnica do movimento Todos Pela Educação.

Veja a seguir as metas de 2009.

Fonte: Educar para crescer*

EVENTO EM SÃO PAULO....

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo


A 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontecerá entre os dias 12 e 22 de agosto deste ano, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Como sempre, o evento contará com diversas atividades para todas as idades. A programação desta edição dará destaque aos temas Lusofonia, Livro Digital e para as obras de Machado de Assis e Clarice Lispector.

Além disso, o Salão de Idéias está programando cerca de 40 encontros que abordarão desde a literatura em suas diversas vertentes até o vampirismo. Haverá também um espaço dedicado aos livros gastronômicos (intitulado Cozinhando com Palavras) e áreas reservadas para os jovens (com encontros sobre assuntos de interesse dessa faixa etária, por exemplo, a escolha da profissão), além da presença de nomes do teatro, música e cinema no Palco Literário, que terá a curadoria de Walcyr Carrasco.

Para a capacitação dos profissionais ligados à Educação, a bienal organizou o Espaço do Professor, que terá como curadora a escritora Marisa Lajolo, o objetivo desse ambiente é promover pequenos cursos sobre o uso de livros em sala de aula.

Já para o público infantil, o evento oferecerá várias atividades para estimular o hábito da leitura entre as crianças. É possível destacar os espaços organizado pela IPL (Instituto Pró-Livro) e por Maurício de Sousa. Ambos com propostas de atividades lúdicas, divertidas e educativas. Para se ter uma ideia, o ambiente do autor da Turma da Mônica terá atrações como a Penteadeira Real, onde as crianças serão caracterizadas como personagens das fábulas; o Despoluidor de Rio, em que, as crianças ajudam a limpara o rio da história da Pequena Sereia com atiradores de bolinhas e o Labirinto Floresta, que reproduz um labirinto com troncos de árvores como na história da Chapeuzinho Vermelho.

Para as escolas que desejam visitar a bienal, as inscrições foram prorrogadas até o dia 12 de julho. É necessário que os representantes da escolas façam o cadastro, basta acessar a área visitação escolar do site da Bienal do Livro. É importante lembrar que a entrada para alunos e professores cadastrados é gratuita.

Mais informações:

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data: 12 a 22 de agosto de 2010
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo/SP
Site: www.bienaldolivrosp.com.br

Fonte: Educar para Crscer*

por: Marcela Cataldi