Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


domingo, 1 de novembro de 2009

BRINCADEIRAS

Sobre as Atividades Criativas
Se apenas uma ou outra habilidade é desenvolvida, o indivíduo se torna tão deficiente, ou pior, que um leigo. Um indivíduo apenas Lógico, é inflexível, incapaz de pensar de forma clara, abstrata, torna-se limitado diante dos problemas emocionais. Nesse ponto, outra qualidade precisa ser inserida. Eis o papel da Criatividade associada à Arte. É a habilidade abstrata de que necessita o indivíduo para ser capaz de lidar com as emoções, os problemas existenciais. É a imaginação a mais importante qualidade, um atributo essencial, que torna capaz o ser humano de se preparar para resolver suas angústias existenciais, seus dramas pessoais, suas questões emocionais.

Para Pensar: Podemos perguntar aos nossos alunos, por que eles preferem "certas coisas", ao invés de outras; de onde vem aquela "vontade", de ter, por exemplo, um brinquedo da moda, etc. Devemos então explicar para eles que, todos os nossos hábitos, os maus ou os bons - se é que existem hábitos bons - lhes foram ensinados. Isto é, suas aversões e preferências, eles não nasceram com elas.







Nome jogo:
Palavras Enigmáticas Categoria: Criatividade, Lógica
Local de Desenvolvimento: Sala de aula
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Papel e lápis
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Memória visual, Lógica, Linguagem, Criatividade, Estética, Vocabulário, etc.
Formação: As crianças ficam sentadas à vontade, no chão ou em torno de uma mesa.

Desenvolvimento: Os jogadores dividem-se em dois grupos, cada qual sentado em torno de uma mesa. Cada grupo envia um participante ao orientador, que lhes murmura no ouvido uma palavra secreta. De volta à mesa, os dois jogadores traçam desenhos no papel, procurando explicar a palavra dada; não podem falar, apenas acenar NÃO ou SIM com a cabeça diante dos palpites do grupo. Se a palavra for, por exemplo, "soldado", basta desenhar um "sol" e um "dado". Caso adivinhem a palavra, ele voltará ao orientador para receber uma nova. Vence o grupo que conseguir adivinhar o maior número de palavras dentro de um prazo definido. Exemplo de palavras para este jogo: Pé-de-cabra, quebra-luz, beija-flor, novela, pelado, casario, casacão, etc.



Nome jogo: Em Que se Parece Comigo? Categoria: Criatividade, Lógica
Local de Desenvolvimento: Sala de aula
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Nenhum
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Memória visual, Lógica, Linguagem, Criatividade, Estética, Vocabulário, etc.
Formação: As crianças ficam sentadas à vontade em um círculo.

Desenvolvimento: Afastar-se-á um jogador e os outros escolherão uma pessoa, animal ou objeto para o "motivo".
Aquele que se afastou voltará e, ao redor do círculo, irá perguntando: "Em que se parece comigo?", se referindo ele a pessoa, animal ou objeto escolhido em segredo pelos outros. E cada um apresentará a semelhança entre "ele" e a coisa escolhida. O jogador tentará adivinhar, tendo o direito a fazer três tentativas. Se acertar, escolherá um companheiro para substituí-lo; caso contrário, afastar-se-á outra vez da sala para uma nova rodada.

Variante: A quantidade de vezes necessárias para o acerto, pode variar entre os grupos de menor idade.


Fonte: Site de dicas*

ATIVIDADES DIDÁTICAS - EXERCÍCIOS DE ATENÇÃO

Índice Geral das Atividades Disponíveis, por Grupo.

Exercícios de Atenção
Atividades com Jogos dos Erros, Encontrar objetos ocultos, Descobrir as figuras que não pertencem aos grupos, Relacionar objetos semelhantes, e outras.
Lógica e Matemática
Atividades lógicas e desafios metemáticos. Completar as seqüências, operações fundamentais, proporções, noções de espaço, etc.

Jogos de Associações
As atividades com associações entre figuras semelhantes, e outras, trabalham o senso de escolha, a noção de variedade, o senso de diferença, etc. Folhas com vários níveis de dificuldade.
Labirintos
Jogos com Labirintos de diversos formatos e níveis de dificuldade. São excelentes ferramentas para o desenvolvimento da noção de espaço, ordem, planejamento estratégico, etc.
Caça Palavras
Ideal para formar e desenvolver vocabulários. Trabalha a atenção, a dinâmica da associação lógica das letras, a construção de palavras, o desenvolvimento do raciocínio rápido, o senso de diferenciação de objetos, etc.
Cartilha Virtual
Para desenvolver e fixar o vocabulário. Atividades para associar figuras com nomes, nomes embaralhados, escolher o nome correto para as figuras, letras iniciais dos nomes, e outras.

Fonte: SITE DE DICAS

Nove Maneiras de Ajudar Uma Criança a Aprender a Ler.

Com hábitos simples que podem ser aplicados desde cedo em casa ou na escola, você pode resolver um dos maiores problemas entre os jovens: O Hábito da Leitura.

Nós temos o péssimo hábito de imaginar que apenas com o uso de técnicas complexas, realizadas por Pedagogos altamente qualificados ou outros especialistas, teremos resultados práticos na educação juvenil.
Veja como isso é falso, e como nossa preguiça tem um significado importante na formação dos nossos filhos.
* Fábulas
para Download



* A coisa mais simples e também a mais importante que os adultos podem fazer para ajudar as crianças na fase da Pré ou Alfabetização, a criarem o hábito de buscarem o conhecimento do qual elas irão precisar, para serem bem sucedidas na vida pessoal e profissional, é simplesmente ler alto para elas, começando com isto desde cedo.

A habilidade para ler e entender o que está escrito capacita as crianças a serem auto suficientes, a serem melhores estudantes, mais confiantes, levando-as desse modo às melhores oportunidades na vida profissional e a uma vida mais divertida, tranquila e agradável.

Veja a seguir, As Nove Pequenas Coisas que os Pais, Avós, Professores e outros parentes dispostos a ajudar, podem fazer para auxiliar as Crianças a aprenderem e a criar gosto pela leitura.

  1. Leia em Voz Alta, para seu filho diariamente. Do nascimento até os seis meses, ele provávelmente não vai entender nada do que você está lendo, mas tudo bem assim mesmo.
    A idéia é que ele fique familiarizado com o som de sua voz e se acostume a ver e a tocar em Livros.
  2. Para começar, use Livros Ilustrados sem textos ou com bem poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar a criança coisas que mais tarde vão ajudá-la a aprender a ler.
    Por exemplo, ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem - que existem espaços entre as palavras e que a escrita vai da esquerda para a direita.
  3. Conte Histórias. Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida conforme for contando a história, com os personagens ou coisas da trama. Aponte para as coisas no livro que ela possa associar com o seu dia a dia. "Veja este desenho de macaco. Você lembra do macaco que vimos no Circo?"
  4. Procure por Programas de Leitura. Se você não for um bom leitor, programas voluntários ou governamentais, na sua comunidade ou cidade, voltados para o desenvolvimento da leitura, lhe darão a oportunidade de melhorar sua própria leitura ou então ler para seu filho. Amigos e parentes podem também ler para seu filho, e também pessoas voluntárias que na maioria dos centros comunitários ou outras instituições estão disponíveis e gostam de fazer isso.
  5. Compre um Dicionário Infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então começe a desenvolver o hábito de brincando com a criança, provocá-la dizendo frases tais como: "Vamos descobrir o que isto significa?"
  6. Faça com que Materiais de Escrever, tais como lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas, etc, estejam sempre disponíveis e a vista de todos.
  7. Procure assistir programas Educativos na TV e Vídeo. Programas infantis onde a criança possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra.
  8. Visite com frequencia uma Biblioteca. Começe fazendo visitas semanais à biblioteca ou livraria quando seu filho for ainda muito pequeno. Se possível cuide para que ele tenha seu próprio cartão de acesso e empréstimo de livros. Muitas bibliotecas permitem que crianças tenham seus próprios cartões personalizados com seu nome impresso, caso ela queira, exigindo apenas que um adulto seja o responsável e assine por ela.
  9. Leia você mesmo. O que você faz serve de exemplo para o seu filho.


Fonte:
U.S. Department of Education/Helping Your Child Get Ready For School series
Tradução: Ester de Cartago, para o Site de Dicas.

CONTOS INFANTIS SEM TEXTO.....


NO SITE DE DICAS, ENCONTREI UMA ATIVIDADE MUITO LEGAL, SÃO OS CONTOS
INFANTIS SEM TEXTO, VALE A PENA VER!

BEIJOOOOOSSS!

SOLANGE BRANCO