Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quinta-feira, 14 de maio de 2009

CIÊNCIAS

Ciências

Plano de Aula Ensino Fundamental I

Animais "faxineiros"

Bloco de Conteúdo
Ciências Naturais

Conteúdo
Seres Vivos

Objetivos
- Aprender a importância de animais necrófagos.
- Debater a noção de "nojento": ela se aplica aos animais?

Conteúdo
Decomposição.

Anos
3º e 4º.

Tempo estimado
Uma aula.

Material necessário
Imagens de animais necrófagos.

Desenvolvimento
1ª etapa
Comece perguntando aos alunos quem gostaria de ter um urso panda ou um cachorro como bicho de estimação. É bem possível que todos os alunos respondam que gostariam. Agora, faça uma provocação: e um urubu, quem gostaria de ter? Provavelmente, você verá caretas e ouvirá vaias. Aproveite a reação para questionar: o que esses animais têm de tão terrível? Certamente o nojo e o fato de eles não brincarem devem ser as respostas mais frequentes.

2ª etapa
Continue a discussão perguntando sobre qual o papel do urubu. Distribua aos estudantes a reportagem Como os Urubus Conseguem Comer Carne Podre?, da revista Mundo Estranho, disponível no site de Nova Escola. Peça que eles encontrem no texto a razão de as aves preferirem esse cardápio e da função que elas acabam cumprindo com sua alimentação. Com base nas respostas, aponte que, diferentemente do que se pensa, urubus são inofensivos e desempenham um papel fundamental: comendo restos de animais mortos e de lixo, ajudam a transformar o que parecia perdido, sem utilidade, em nutrientes importantes que vão para o solo (o material que sai na excreção são substâncias orgânicas mais simples do que aquelas que compunham o ser vivo que morreu, pois já passou por digestão). Assim, ajudam outros grupos de seres vivos com fama ruim: fungos e bactérias. Esse nível de aprofundamento já é suficiente, pois, nessa faixa etária, ainda não é necessário enveredar pelas definições de necrófago, decompositor ou detritívoro (como as minhocas, que se alimentam de restos de vegetais na terra).

3ª etapa
Explique que outro animal com função semelhante é o camarão. Por isso, ele recebe o nome de "lixeiro do mar". Peça aos alunos que descrevam o trabalho do lixeiro: recolher o lixo e acondicioná-lo em um local adequado, ou encaminhá-lo para a reciclagem. Conhecendo o trabalho desse profissional, ele se parece com o feito por urubus e camarões? Mostre que são mais recicladores do que lixeiros.

4ª etapa
Hora de mostrar que até mesmo as estratégias de reprodução desse grupo de animais podem ajudar na tarefa da decomposição. Explique que muitas moscas e besouros colocam seus ovos em matéria em decomposição. Desses ovos sairão larvas, que também terão um papel de necrófagos. Outro grupo de besouros que se alimenta de restos são os famosos rola-bosta, nome popular de um besouro que rola pequenas esferas de fezes, nas quais coloca seus ovos, cujas larvas se nutrem da matéria em decomposição.

Avaliação
Por meio de perguntas, verifique se o olhar da turma sobre necrófagos e decompositores mudou com base no novo conhecimento adquirido. Em termos de conteúdo, o fundamental é que os alunos tenham entendido o conceito de que os nutrientes presentes nos seres que morrem são reciclados por organismos na natureza.

Consultoria: Marcos Engelstein
Biólogo, professor de Biologia do Colégio Móbile e assessor de Ciências do Colégio Anglo-Brasileiro, ambos em São Paulo.

ALFABETIZAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL - NOVA ESCOLA

Língua Portuguesa

Alfabetizar é todo dia

O professor deve planejar com antecedência e constantemente as atividades de leitura e escrita. Por isso, manter-se atualizado com as novas pesquisas didáticas é essencial

Thales de Menezes (novaescola@atleitor.com.br)
MÃO NA MASSA  As crianças precisam ser confrontadas com situações de escrita desde o início do processo. Foto: Ricardo Beliel

MÃO NA MASSA As crianças precisam ser confrontadas com situações de escrita desde o início do processo. Foto: Ricardo Beliel
Alfabetizar todos os alunos nas séries iniciais tem implicações em todo o desenvolvimento deles nos anos seguintes. Segundo a educadora Telma Weisz, supervisora do Programa Ler e Escrever, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, “a leitura e a escrita são o conteúdo central da escola e têm a função de incorporar a criança à cultura do grupo em que ela vive”. Por isso, o desafio requer trabalho planejado, constante e diário, conhecimento sobre as teorias e atualização em relação a pesquisas sobre as didáticas específicas (leia o artigo abaixo).
Esta edição especial traz o que há de mais consistente na área. Hoje se sabe que as crianças constroem simultaneamente conhecimentos sobre a escrita e a linguagem que se escreve. Conhecer as políticas públicas de Educação no país e seus instrumentos de avaliação é um meio de direcionar o trabalho. Um exemplo é a Provinha Brasil, que avalia se as crianças dominam a escrita e também seus usos e funções. Para a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda e Silva, o grande mérito do teste de avaliação que mede as competências das crianças na fase inicial de alfabetização é fornecer instrumentos para o professor interpretar os resultados, além de sugerir práticas pedagógicas eficazes para alcançá-los. “É um material que ajuda o professor na reflexão porque nenhuma avaliação serve para nada quando se limita a constatar. Ela só faz sentido para mudar práticas e identificar as dificuldades de cada aluno.”
Telma Weisz

A saída é a formação do professor alfabetizador

Foto: Rogerio Albuquerque
Para desenvolver este artigo, parto de dois pressupostos. Primeiro: o que garante a qualidade da Educação que acontece de fato nas escolas é, sobretudo, a qualidade do trabalho profissional dos professores. O segundo: a qualidade do trabalho profissional dos professores tem dependido essencialmente da formação em serviço, pois a inicial tem se mostrado inadequada e insuficiente.

Diante disso, me concentro numa questão: a competência da escola pública brasileira para produzir cidadãos plenamente alfabetizados, requisito mínimo para falar em Educação de qualidade. É preciso admitir que nossa incapacidade para ensinar a ler e a escrever tem sido responsável por um verdadeiro genocídio intelectual.

A existência de um fracasso maciço, o fato de ele ter sido tratado como natural até poucos anos atrás e a fraca evolução desse quadro em 40 anos comprovam como vem sendo penoso ensinar os brasileiros que dependem da rede pública. Pesquisas de campo mostram a enorme dificuldade que os educadores têm para avaliar o que os alunos já sabem e o que eles não sabem. Aqueles que produzem escritas silábico-alfabéticas e alfabéticas na 1ª série e que teriam condições de acompanhar a 2ª série – pois podem ler e escrever, ainda que com precariedade – são retidos. Por outro lado, os bons copistas e os que têm letra bonita ou caderno bem feito são promovidos.

Quando se trabalha com esse tipo de indicador, até avanços na aprendizagem acabam sendo prejudiciais. Muitas crianças que aprendem a ler começam a “errar” na cópia. Elas deixam de copiar letra por letra e passam a ler e escrever blocos de palavras, em geral unidades de sentido. Isso faz com que cometam erros de ortografia ou unam palavras. O que indicaria progresso é interpretado como regressão, pois, por incrível que pareça, nem sempre o professor sabe a diferença entre copiar e escrever.

Essa é uma dificuldade de avaliação comum nos quatro cantos do país e que explica em grande parte por que muitos alunos de 4ª série não leem e não entendem um texto simples. Eles costumam ser os que terminam a 1ª série sem saber ler ou lendo precariamente. Nas séries seguintes, passam o tempo copiando a matéria do quadro-negro ou do livro didático. Ao serem perguntados sobre o que fariam para melhorar a qualidade da leitura e do texto produzido por esses estudantes, os profissionais que lecionam para a 2ª, 3ª ou 4ª série costumam dizer que não há o que fazer, já que eles foram mal alfabetizados e, além disso, as famílias não ajudam.

Nos últimos 25 anos, estive envolvida com programas de formação docente em serviço em todos os níveis possíveis: desde a implantação de uma unidade educacional até a formação em nível nacional. Essa experiência me dá condições de afirmar que não existem soluções mágicas para resolver em pouco tempo os problemas da escola brasileira. A qualidade da Educação – e especificamente da alfabetização – só melhorará quando as políticas educacionais forem um projeto de Estado e não de governo.
TELMA WEISZ é supervisora do Programa Ler e Escrever, da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo
E não há tempo a perder. No início do ano, como agora, a tarefa essencial é descobrir quais as hipóteses de escrita das crianças, mesmo antes que saibam ler e escrever convencionalmente (leia mais sobre como fazer um bom diagnóstico). Assim, fica mais fácil acompanhar, durante o ano, a evolução individual para planejar as intervenções necessárias que permitam que todos efetivamente avancem. Essa sondagem inicial influi na distribuição da turma em grupos produtivos de trabalho, como mostra a reportagem Parceiros em Ação.
CERCADA POR TEXTOS  Todos os materiais escritos do cotidiano, como livros, jornais e revistas, devem ser levados para a sala de aula. Foto: Marcelo Min

CERCADA POR TEXTOS Todos os materiais escritos do cotidiano, como livros, jornais e revistas, devem ser levados para a sala de aula. Foto: Marcelo Min
Da mesma forma, organizar a rotina é imprescindível. Uma distribuição de atividades deve ser estabelecida com antecedência, contemplando trabalhos diários, sequências com prazos determinados e projetos que durem várias semanas ou meses (confira dicas preciosas sobre o planejamento). Ao montar essa programação, cabe ao professor abrir espaço para as quatro situações didáticas que, segundo as pesquisas, são essenciais para o sucesso na alfabetização: ler para os alunos, fazer com que eles leiam mesmo antes de saber ler, assumir a função de escriba para textos que a turma produz oralmente e promover situações que permitam a cada um deles escrever até que todos dominem de fato o sistema de escrita. A partir da página 34, você encontra as bases teóricas e casos reais de professoras que obtiveram sucesso ao desenvolver cada uma das situações (com sugestões detalhadas de atividades).

Sabe-se, já há algum tempo, que as crianças começam a pensar na escrita muito antes de ingressar na escola. Por isso, precisam ter a oportunidade de colocar em prática esse saber, o que deve ser feito em atividades que estimulem a reflexão sobre o sistema alfabético.

No livro Aprender a Ler e a Escrever, as educadoras Ana Teberosky e Teresa Colomer apontam que o desenvolvimento do aluno se dá “por reconstruções de conhecimentos anteriores, que dão lugar a novos saberes”. Essa condição está presente nos 12 planos de aula deste especial. Em todos, transparece a necessidade de abrir espaço para que a turma debata o que produz, permitindo que a reflexão leve a avanços nas hipóteses iniciais de cada estudante.
Expectativas para o 1º ano

COMUNICAÇÃO ORAL
• Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas.
• Mostrar interesse por ouvir e expressar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
• Recontar histórias de repetição e/ou acumulativas com base em narrações ou livros.
• Conhecer e recontar um repertório variado de textos literários, preservando os elementos da linguagem escrita.

LEITURA
Foto: Fernado Vivas
• Ouvir com atenção textos lidos.
• Refletir sobre o sistema alfabético com base na leitura de nomes próprios, rótulos de produtos e outros materiais - listas, calendários, cantigas e títulos de histórias, por exemplo -, sendo capaz de se guiar pelo contexto, antecipar e verificar o que está escrito.
• Ler textos conhecidos de memória, como parlendas, adivinhas, quadrinhas e canções, de maneira a descobrir o que está escrito em diferentes trechos do texto, fazendo o ajuste do falado ao que está escrito e o uso do conhecimento que possuem sobre o sistema de escrita.
• Buscar e considerar indícios no texto que permitam verificar as antecipações realizadas para confirmar, corrigir, ajustar ou escolher entre várias possibilidades.
• Confrontar ideias, opiniões e interpretações, comentando e recomendando leituras, entre outras possibilidades.
• Relacionar texto e imagem ao antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinhas e revistas de heróis.
• Inferir o conteúdo de um texto antes de fazer a leitura com base em título, imagens, diagramação e informações contidas na capa, contracapa ou índice (no caso de livros e revistas).

ESCRITA E PRODUÇÃO TEXTUAL
• Conhecer as representações das letras maiúsculas do alfabeto de imprensa e a ordem alfabética.
• Escrever o próprio nome e utilizá-lo como referência para a escrita.
• Produzir texto de memória de acordo com sua hipótese de escrita.
• Escrever usando a hipótese silábica, com ou sem valor sonoro convencional.
• Reescrever histórias conhecidas - ditando para o professor ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho -, considerando as ideias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.
• Produzir escritos de autoria (bilhetes, cartas, instrucionais).

Baseadas nas expectativas de aprendizagem em Língua Portuguesa da rede municipal de São Paulo
É fundamental levar para a escola as muitas fontes de texto que nos cercam no cotidiano, como livros, revistas, jornais, gibis, enciclopédias etc. Variedade é realmente fundamental para os alfabetizadores, que devem ainda abordar todos os gêneros de escrita (textos informativos, listas, contos e muito mais). E, nas atividades de produção de texto, a intervenção do professor é vital para negociar a passagem da linguagem oral, mais informal, à linguagem escrita.
O número mais recente do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), de 2007, mostra que só 28% da população brasileira está na condição de alfabetizados plenos. Para impedir que mais pessoas fiquem restritas a compreender apenas enunciados simples, o desempenho escolar nos anos iniciais precisa de resultados melhores. Essa preocupação deve ser compartilhada por professores e órgãos públicos. “O governo está fazendo uma intervenção específica nas séries iniciais para ter resultados rapidamente, com dois docentes por sala, material didático de apoio, formação continuada e avaliação bimestral”, afirma Maria Helena Guimarães de Castro, secretária estadual de Educação de São Paulo.
Expectativas para o 2º ano

COMUNICAÇÃO ORAL
• Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas sobre o tema tratado.
• Ouvir com atenção crescente a opinião dos colegas, expressar suas ideias, relacioná-las ao tema e fazer perguntas sobre os assuntos abordados.
• Aprender a respeitar modos de falar diferentes do seu.
• Recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem do texto original.
• Aprender a falar de maneira mais formal e, assim, se preparar para se comunicar em situações como entrevistas, saraus, recitais, cantorias e seminários, entre outras.

LEITURA
• Apreciar textos literários.
• Compreender a natureza do sistema de escrita e ler por si mesmo textos conhecidos.
• Com a ajuda do professor, ler diferentes gêneros (literários, instrucionais, de divulgação científica, notícias), apoiando-se em conhecimentos sobre tema, características do portador, gênero e sistema de escrita.
• Ler, por si mesmo, textos conhecidos, como parlendas, adivinhas, poemas, canções e trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, quadrinhos e rótulos.
• Colocar em ação diferentes modalidades de leitura em função do texto e dos propósitos da leitura (ler para buscar uma informação, para se entreter, para compreender etc.).
• Coordenar a informação presente no texto com as informações oriundas das imagens que o ilustram (por exemplo, nos contos, nas histórias em quadrinhos, em cartazes, em textos esportivos e nas notícias de jornal).
• Ampliar suas competências leitoras: ler rapidamente títulos e subtítulos até encontrar uma informação, selecionar uma informação precisa, ler minuciosamente para executar uma tarefa, reler um trecho para retomar uma informação ou apreciar aquilo que está escrito.
• Analisar textos impressos utilizados como referência ou modelo para conhecer e apreciar a linguagem usada ao escrever (como os autores descrevem um personagem, como resolvem os diálogos, evitam repetições, fazem uso da letra maiúscula, da pontuação).

ESCRITA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Foto: Gilvan Barreto
Foto: Gilvan Barreto
• Escrever alfabeticamente, ainda que com erros ortográficos (ausência de marcas de nasalização, hipo e hipersegmentação, entre outros).
• Reescrever histórias conhecidas, ditando-as ou de próprio punho.
• Produzir textos simples de autoria.
• Revisar textos coletivamente, com ajuda do professor e dos colegas, para melhorá-los e, assim, compreender a revisão como parte do processo de produção.
• Aprender a se preocupar com a qualidade de suas produções escritas, no que se refere tanto aos aspectos textuais como à apresentação gráfica.

Baseadas nas expectativas de aprendizagem em Língua Portuguesa da rede municipal de São Paulo
As principais redes de ensino do país, como a estadual e a municipal de São Paulo, trabalham com a meta de alfabetizar as turmas em no máximo dois anos. Para garantir que essas expectativas de aprendizagem sejam atingidas, é preciso um compromisso dos coordenadores pedagógicos em utilizar os horários de trabalho coletivo para afinar a capacitação das equipes. “Pesquisas, debates e orientações curriculares têm de ser incentivados”, sugere Célia Maria Carolino Pires, que coordenou em 2008 o Programa de Orientações Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Nos quadros acima, você confere uma lista, adaptada por NOVA ESCOLA, de expectativas de aprendizagem em Língua Portuguesa para o 1º e o 2º ano da rede municipal paulistana. Com base nela, você pode adequar suas propostas de trabalho e fazer com que, em 2009, nenhum aluno da turma fique para trás. Pois superar os desafios da alfabetização é apenas o primeiro passo para que todos tenham uma vida escolar cheia de aprendizagens cada vez mais significativas.

Veja - 40 anos - Seminários



O desafio da qualidade

Vídeo

Fernando Haddad,
ministro da Educação
Maria Helena Guimarães,
secretária estadual de educação de São Paulo
José Alexandre Schienkman,
economista
Mediador: Gustavo Isochpe,
economista e colunista de VEJA e VEJA.com', this, event, '')" onmouseout="delayHideTip()">Palestrantes

Crescer sem devastar

Vídeo

Blairo Maggi,
governador do Mato Grosso
Carlos Minc,
ministro do Meio Ambiente
Luiz Augusto Horta Nogueira,
consultor da ONU
Mediador: Claudio de Moura Castro,
economista e colunista de VEJA', this, event, '')" onmouseout="delayHideTip()">Palestrantes


O novo papel do Brasil no mundo

Vídeo

Henrique Meirelles,
presidente do Banco Central
Armínio Fraga,
economista
Luciano Coutinho,
presidente do BNDES
Maílson da Nóbrega,
economista
Mediador: Eurípedes Alcântara,
diretor de redação de VEJA', this, event, '')" onmouseout="delayHideTip()">Palestrantes

O valor da liberdade

Vídeo

Ayres Britto,
ministro do STF
Márcio Thomaz Bastos,
ex-ministro da Justiça
Miro Teixeira,
deputado federal
Mediador: Reinaldo Azevedo,
colunista de VEJA e VEJA.com', this, event, '')" onmouseout="delayHideTip()">Palestrantes


Raça e pobreza em discussão

Vídeo

Hélio Santos,
presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade
Patrus Ananias,
ministro do Desenvolvimento Social
Roberto DaMatta,
antropólogo
Mediador: Carlos Graieb,
editor executivo de VEJA', this, event, '')" onmouseout="delayHideTip()">Palestrantes

Como evitar os megaproblemas

Vídeo

Jaime Lerner,
arquiteto e urbanista
Raquel Rolnik,
urbanista
Jonas Rabinovitch,
urbanista
Mediador: Carlos Maranhão,
diretor de redação de VEJA São Paulo e Veja Rio', this, event, '')" onmouseout="delayHideTip()">Palestrantes
Roberto Civita, presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril
e editor de VEJA
Vídeo Íntegra do discurso

Eurípedes Alcântara, diretor de redação de VEJA, na abertura do evento
Vídeo

Jairo Leal, vice-presidente da Editora Abril, no encerramento do seminário
Vídeo



Precisamos investir em gente Avançar na profissionalização da gestão pública Desafio é dar chances a todos Educação é peça-chave
Ciro Gomes,
deputado federal
Aécio Neves,
governador de Minas Gerais
José Serra,
governador de São Paulo
Dilma Roussef,
ministra da Casa Civil
Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo