Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


domingo, 15 de maio de 2011

REFLEXÃO......



















" A TERRA TEM O SUFICIENTE PARA A NECESSIDADE DE TODOS, MAS NÃO PARA A GANÂNCIA DE UNS POUCOS."


"DEVEMOS SER A MUDANÇA QUE QUEREMOS VER NO MUNDO."  


( MAHATMA GHANDI )








"Em todo adulto espreita uma criança - uma criança eterna, algo que está sempre vindo a ser, que nunca está completo, e que solicita cuidado, atenção e educação incessantes. Essa é a parte da personalidade humana que quer desenvolver-se e tornar-se completa". (JUNG)

FALANDO EM DITADO CHINÊS....

DITADO CHINÊS:

"SE NÃO MUDARMOS DE DIREÇÃO...CONTINUAREMOS CAMINHANDO NA MESMA DIREÇÃO."


O Bambú Chinês
 
Depois de plantada a semente deste incrível arbusto não se vê nada por proximadamente 5 anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.
Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas... uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.
Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.
Um escritor de nome Covey escreveu

"Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5.º ano chegará, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava...
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos... Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida: a Persistência e a Paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos ! "

PROJETO APOEMA

Pesquisando na net, fiquei admirada com tanta variedade e textos repletos de informações sobre o meio ambiente e como podemos preservá-lo. O Blog Projeto Apoema, é muito interessante!  traz informações que irão enriquecer ainda mais suas aulas.  Acessem o link abaixo.

Beijjjoooosss

Solange Branco


 

Quem pensa nas crianças, e o que pensam elas disso tudo? E as queremos super educadas!!!


Exposição Razão e Ambiente no Museu de Arte Moderna,patrocinada pela Tetra Park

Por Tatiana em 18 de abril de 2011

 
Com o objetivo de incentivar a cultura e a sustentabilidade, a Tetra Pak patrocina a exposição Razão e Ambiente que acontece de 19 de abril a 26 de junho, no Museu de Arte Moderna, em São Paulo. O objetivo da mostra é ilustrar o pioneirismo da arquitetura brasileira modernista na utilização de soluções ecológicas e seus desdobramentos na arquitetura sustentável.
A exposição traz diversas obras contemporâneas que tratam a preocupação ecológica por diferentes aspectos, bem como instalações, projeções, vídeos, frases e reflexões que convidam os espectadores a imergirem em um ambiente lúdico e sensorial. Além disso, homenageia três arquitetos modernos que também abordaram questões ecológicas: Lucio Costa (1902-1998), Lina Bo Bardi (1914-1992) e Sergio Bernardes (1919-2002).
De acordo com Elisa Prado, Diretora de Comunicação da Tetra Pak, levar o conceito de sustentabilidade para os mais diversos públicos é a principal meta da empresa com o patrocínio. “Com esse projeto, ao mesmo tempo em que despertamos o interesse dos cidadãos pela arte e cultura, disseminamos a mensagem da importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente”, completa.




SERVIÇO

Exposição Razão e ambiente
Abertura: 19 de abril de 2011 (terça-feira), a partir das 20h
Visitação: 20 de abril a 26 de junho de 2011
Local: Sala Paulo Figueiredo – Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3)
Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Ingresso: R$ 5,50 (Sócios do MAM, crianças até 10 anos e adultos com mais de 65 anos não pagam entrada. Aos domingos, a entrada é franca para todo o público)

ICMBio publica primeiro número de revista científica com avaliações do TAMAR

ICMBio publica primeiro número de revista científica com avaliações do TAMAR

foto

A Biodiversidade Brasileira, revista científica que acaba de ser lançada pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade – traz em seu primeiro número o resultado de um processo de avaliação de pesquisadores e especialistas em tartarugas marinhas coordenado pelo Projeto TAMAR/ICMBio.

O que deve ser feito para proteger a fauna brasileira? O ponto de partida é a avaliação de seu estado de conservação, que permite o diagnóstico, a identificação e a localização das principais ameaças, das áreas importantes para a manutenção das espécies e da compatibilidade com atividades antrópicas. Tudo isso serve de subsídio para a revisão da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, cumprindo a meta do governo brasileiro como signatário da Convenção sobre a Diversidade Biológica – CDB.

Avaliação do estado de conservação das TMs do Brasil – Iniciado em outubro/2009, o processo foi realizado segundo critérios da IUCN – International Union for Conservation of Nature, visando a participação da comunidade científica. De início, foi realizada uma consulta pública através de uma ficha publicada pelo ICMBio em seu website, e os resultados foram enviados para uma consulta dirigida a pesquisadores brasileiros especialistas no táxon. Neca Marcovaldi, coordenadora técnica nacional do Projeto TAMAR e vice-presidente regional do MTSG, coordenou o processo da revisão do táxon Tartarugas Marinhas, e o biólogo Alexsandro Santos, gerente nacional do Sistema de Informações sobre Tartarugas Marinhas (SITAMAR), foi o ponto focal deste processo.

As informações geradas pela consulta pública foram compiladas e um workshop foi realizado para categorizar o grau de ameaça das tartarugas marinhas. Este workshop contou com a presença de membros do TAMAR/ICMBio e da Fundação Pró-TAMAR, da coordenadora da Lista Vermelha Brasileira, Dra. Mônica Peres, da Diretoria de Biodiversidade do ICMBio, e de pesquisadores especialistas em tartarugas marinhas. A avaliação originada foi então enviada para dois pesquisadores anônimos especialistas em critérios da IUCN, para sua validação (“peer-review”).


Resultados - O resultado dessas avaliações transformou-se no primeiro número da revista Biodiversidade Brasileira, que constata que as tartarugas marinhas foram quase que totalmente dizimadas nos últimos cem anos. A publicação traz as cinco espécies que ocorrem no Brasil como ameaçadas de extinção, em diferentes categorias: a tartaruga verde (Chelonia mydas), avaliada como “Vulnerável”; a tartaruga cabeçuda (Caretta caretta) e a tartatura oliva (Lepidochelys olivacea) como “Em Perigo”; a tartaruga de pente (Eretmochelis imbricata) e a tartaruga de couro (Dermochelys coriacea) como “Criticamente em Perigo”.
 
FONTE: PROJETO TAMAR

PROJETO TAMAR

Trabalho com criança e adolescente conta com apoio da iniciativa privada

foto

O trabalho com criança, adolescente e jovens é uma das prioridades entre as ações de inserção social promovidas pelo Projeto Tamar/ICMBio, que após 30 anos de atividade está formando a primeira geração que cresceu sob sua influência. Em todos os programas, o Projeto conta com a ajuda de vários setores sociais, inclusive a empresa privada, que sempre apoia essas iniciativas.

Há vários programas em curso, executados dentro das bases de pesquisa, nas escolas ou através de organizações comunitárias parceiras. Destaque para o Tamarzinhos e a creche-escola (Bahia); a oficina de papel reciclado (São Paulo); os agentes locais e as brigadas ecológicas (Ceará); bibliotecas e centro digital (Espírito Santo); e os grupos de capoeira (Sergipe). 

Um bom exemplo é a Oficina de Papel Reciclado, mantida pela base de Ubatuba/SP, que tem o patrocínio local da Arcor. A oficina produz sacolas, pastas, caixas artísticas e está se especializando também na produção de papel reciclado para cartões de visita, certificados e convites especiais. Funciona em dois turnos e atende a cerca de 20 jovens, oferecendo-lhes a possibilidade de desenvolvimento pessoal, formação profissional e geração de renda, pois 60% dos recursos arrecadados são distribuidos entre os participantes.

Paralelamente, a Oficina viabiliza a freqüência em cursos de informática, idiomas e atividades esportivas. Com apoio da iniciativa privada, os jovens fazem, por exemplo, o Curso de Inclusão Digital, oferecido pela Zeus Informática; também estudam inglês, através de parceria com a NeW BP-Escola de Inglês. Para ganhar bolsas parciais ou integrais desses cursos, os jovens mais antigos na Oficina, com idade acima de 15 anos, têm a preferência na hora da seleção.
 

Esforços no combate à pobreza

 
 



Para quem pensa que pobreza é um problema enfrentado apenas por países em desenvolvimento, se engana. A Fundação Robin Hood, por exemplo, foi criada em 1998 para combater a pobreza em Nova Iorque.
A instituição vem ajudando e investindo em diversas organizações não governamentais e programas, cujos objetivos são salvar vidas e mudar o destino daqueles que acabam enfrentando a pobreza.
Todo ano, a Fundação organiza um Leilão para arrecadar fundos para combater essa difícil situação e diminuir o número de pessoas morando nas ruas. O evento aconteceu nessa segunda-feira, 9 de maio, e contou com a participação de diversas personalidades.
Gisele Bundchen, nossa Embaixadora da Boa Vontade esteve presente, acompanhando o seu marido Tom Brady, que apoia a causa.
Você também pode ajudar, seja através de doações, compra de produtos disponibilizados no site, espalhando essa causa pela Internet entre outras formas.

Acesse o site oficial da Fundação e saiba mais.

PALESTRA GRATUITA


Olá pessoal,

segue mais uma Palestra gratuita no Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo.

Vejam os dados abaixo. Aproveitem!

Beijoooosssss

Solange Branco