Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


segunda-feira, 28 de junho de 2010

FALANDO SOBRE A COPA DO MUNDO.....

De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).

A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet. Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol. O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça. Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet. Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.

Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0. Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1. Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento. Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.


Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo de Futebol

  • O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine com 13 gols;
  • O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;
  • Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;
  • Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;
  • A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;
  • As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coréia do Sul (2002) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do Mundo da Alemanha 2006 teve o mesmo número de seleções participantes. Os Campeões de Todos os Tempos Uruguai

Os Campeões de Todos os Tempos


  • Uruguai (1930)
  • Itália (1934)
  • Itália (1938)
  • Uruguai(1950)
  • Alemanha (1954)
  • Brasil (1958)
  • Brasil (1962)
  • Inglaterra (1968)
  • Brasil (1970)
  • Alemanha (1974)
  • Argentina (1978)
  • Itália (1982)
  • Argentina (1986)
  • Alemanha (1990)
  • Brasil (1994)
  • França (1998)
  • Brasil (2002)
  • Itália (2006)



Sugestões de leitura

  1. Os 50 Maiores Jogos das Copas do Mundo - Paulo Vinicius Coelho, Panda Books
  2. Moderno Almanaque das Copas do Mundo - Gláucia Parreira, Yendis
  3. Copas do Mundo: Histórias e Estatísticas - Luiz Fernando Baggio Monclar, Axcell Books
  4. Brasil em Copas do Mundo - Barbosa Filho, Panoramas do Saber.

Brasil, em busca do hexa!!!


Créditos para Priscila Santos dos Anjos

SUGESTÕES DE PLANOS DE AULA.......


Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano, com sede na África do Sul. O momento político do País é bastante distinto da primeira Copa em que participou (1996), dois anos após o fim Apartheid - sistema que manteve uma segregação racial durante décadas. Na ocasião, o País não passou da fase de grupos - este ano a África do Sul foi classificada automaticamente por sediar o campeonato da FIFA.



Sugestão de aula:


1 -
Relacionar esporte e política.
2 - Conhecer a África do Sul e pesquisar sobre o “apartheid”.
3 - Investigar, nos sites indicados pelo professor, qual a realidade da África do Sul hoje, após o fim do regime segregacionista.


QUER CONFERIR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A COPA DO MUNDO?

ACESSE AQUI E VEJA A REVISTA KLICK. NELA VOCÊS ENCONTRARÃO

INFORMAÇÕES SOBRE O PAÍS QUE ESTÁ SEDIANDO A COPA: A ÁFRICA DO SUL!!

AS CIDADES, SELEÇÕES, TABELAS DE JOGOS, CALENDÁRIOS; E MUITO MAIS!

VALE A PENA CONFERIR!



COPA DO MUNDO! 2010


Olá Pessoal!

Mais uma vez aqui, desta vez para deixar um dica ótima! São sugestões de Planos de aulas
para trabalhar com o tema Copa do Mundo 2010. Os alunos estão super envolvidos, daí estas sugestões do site Klickeducação. Vale a pena conferir!

Beijooooooossssss!


Solange Branco



Futebol-arte ou artes e futebol



Atividades em torno do maior espetáculo esportivo do planeta Terra, que é a Copa do Mundo, tanto podem servir de “texto” como de pretexto para um bom trabalho pedagógico e educacional. Essas sugestões de aula, voltadas para a disciplina de artes, aproveitam a profusão de imagens (um dos elementos fundamentais das artes visuais), produzidas por esse evento de escala mundial, para criar um olhar mais atento ao nosso cotidiano.

É bastante recorrente no meio educacional, particularmente entre professores de educação artística, usar o termo “educação do olhar”. Mas, o que será isto? O olhar pode ser educado? Em oposição, o que será um olhar "mal-educado"?
Educação do olhar, segundo estudos específicos de Betty Edwards, significa passar a identificar imagens, temas e enquadramentos que por muitas vezes passam despercebidos por olhos comuns ou mesmo “mal-educados”.

O termo “olhar mal-educado” pode ser empregado para pessoas com a sensibilidade de um olhar criativo ou mesmo um olhar crítico mal desenvolvido. Algo que pode ser facilmente mudado com exercícios específicos.
Dica de Leitura: Desenhando com o lado direito do cérebro – Betty Edwards

Ponto de partida

“Ver com olhos livres.” (Oswald de Andrade)

“Instrumento que se move por si mesmo, meio que inventa seus próprios fins, o olho é aquilo que foi comovido por certo impacto do mundo (...).” (Merleau-Ponty)

Passos sugeridos

  1. Solicite que os alunos pesquisem, em sites e em revistas antigas, imagens que eles considerem representativas das edições anteriores da Copa do Mundo. Vale retratos dos jogadores, imagens dos estádios, situações de jogo, caricaturas, charges etc.

  2. Organize, com a participação dos alunos, as imagens trazidas, classificando as mais interessantes para criar um pequeno roteiro.

  3. Em seguida, priorize alguma imagem ou um grupo delas, que mais atraiu ou interessou seus alunos e os oriente para uma “leitura de imagem fotográfica”, valendo-se dos seguintes procedimentos e pressupostos para a criação do roteiro:

Questionamentos a serem feitos

  • Podemos usar como tema perguntas referentes à finalidade de cada uma das fotos e imagens selecionadas. O que cada foto mostra? Uma segunda pergunta consiste em indagar o que elas nos dizem a respeito das pessoas da imagem, no caso os jogadores, que é revelado por meio de seus trajes, lugares, situações, atividades e expressões.

  • Uma terceira possibilidade poderia ser procurar avaliar o que elas revelam sobre a realidade dos jogos em cada momento da história. O que pode ser e não ser visto sobre o jogo, ou sobre os jogadores, que está sendo mostrado por meio das fotos? Qual o objeto de interesse ao longo dos tempos? “Dessa forma, o aluno começa a exercitar e reeducar seu olhar”.

  • Podemos também olhar as imagens buscando analisá-las do ponto de vista dos elementos construtivos da linguagem fotográfica: o que o fotógrafo quis passar ao espectador com tal imagem?
    O enquadramento é algo muito importante para qualquer fotógrafo, pois por meio dele, sabe-se exatamente o que sairá na foto.

Objetivo da atividade

Ao final desse “inventário”, teremos algumas informações sobre a Seleção Brasileira, sobre a Copa do Mundo, sobre a visão do aluno e sua ligação com o tema. Muitas vezes o resultado dos trabalhos será cômico ou surpreendente.

O que nos interessa, como educadores de artes, é oferecer aos alunos a possibilidade de fazer uma releitura criativa de variados temas, e dar início a uma reeducação do modo como olhamos o mundo.



Fonte: Klickeducação