Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


segunda-feira, 28 de junho de 2010

COPA DO MUNDO! 2010


Olá Pessoal!

Mais uma vez aqui, desta vez para deixar um dica ótima! São sugestões de Planos de aulas
para trabalhar com o tema Copa do Mundo 2010. Os alunos estão super envolvidos, daí estas sugestões do site Klickeducação. Vale a pena conferir!

Beijooooooossssss!


Solange Branco



Futebol-arte ou artes e futebol



Atividades em torno do maior espetáculo esportivo do planeta Terra, que é a Copa do Mundo, tanto podem servir de “texto” como de pretexto para um bom trabalho pedagógico e educacional. Essas sugestões de aula, voltadas para a disciplina de artes, aproveitam a profusão de imagens (um dos elementos fundamentais das artes visuais), produzidas por esse evento de escala mundial, para criar um olhar mais atento ao nosso cotidiano.

É bastante recorrente no meio educacional, particularmente entre professores de educação artística, usar o termo “educação do olhar”. Mas, o que será isto? O olhar pode ser educado? Em oposição, o que será um olhar "mal-educado"?
Educação do olhar, segundo estudos específicos de Betty Edwards, significa passar a identificar imagens, temas e enquadramentos que por muitas vezes passam despercebidos por olhos comuns ou mesmo “mal-educados”.

O termo “olhar mal-educado” pode ser empregado para pessoas com a sensibilidade de um olhar criativo ou mesmo um olhar crítico mal desenvolvido. Algo que pode ser facilmente mudado com exercícios específicos.
Dica de Leitura: Desenhando com o lado direito do cérebro – Betty Edwards

Ponto de partida

“Ver com olhos livres.” (Oswald de Andrade)

“Instrumento que se move por si mesmo, meio que inventa seus próprios fins, o olho é aquilo que foi comovido por certo impacto do mundo (...).” (Merleau-Ponty)

Passos sugeridos

  1. Solicite que os alunos pesquisem, em sites e em revistas antigas, imagens que eles considerem representativas das edições anteriores da Copa do Mundo. Vale retratos dos jogadores, imagens dos estádios, situações de jogo, caricaturas, charges etc.

  2. Organize, com a participação dos alunos, as imagens trazidas, classificando as mais interessantes para criar um pequeno roteiro.

  3. Em seguida, priorize alguma imagem ou um grupo delas, que mais atraiu ou interessou seus alunos e os oriente para uma “leitura de imagem fotográfica”, valendo-se dos seguintes procedimentos e pressupostos para a criação do roteiro:

Questionamentos a serem feitos

  • Podemos usar como tema perguntas referentes à finalidade de cada uma das fotos e imagens selecionadas. O que cada foto mostra? Uma segunda pergunta consiste em indagar o que elas nos dizem a respeito das pessoas da imagem, no caso os jogadores, que é revelado por meio de seus trajes, lugares, situações, atividades e expressões.

  • Uma terceira possibilidade poderia ser procurar avaliar o que elas revelam sobre a realidade dos jogos em cada momento da história. O que pode ser e não ser visto sobre o jogo, ou sobre os jogadores, que está sendo mostrado por meio das fotos? Qual o objeto de interesse ao longo dos tempos? “Dessa forma, o aluno começa a exercitar e reeducar seu olhar”.

  • Podemos também olhar as imagens buscando analisá-las do ponto de vista dos elementos construtivos da linguagem fotográfica: o que o fotógrafo quis passar ao espectador com tal imagem?
    O enquadramento é algo muito importante para qualquer fotógrafo, pois por meio dele, sabe-se exatamente o que sairá na foto.

Objetivo da atividade

Ao final desse “inventário”, teremos algumas informações sobre a Seleção Brasileira, sobre a Copa do Mundo, sobre a visão do aluno e sua ligação com o tema. Muitas vezes o resultado dos trabalhos será cômico ou surpreendente.

O que nos interessa, como educadores de artes, é oferecer aos alunos a possibilidade de fazer uma releitura criativa de variados temas, e dar início a uma reeducação do modo como olhamos o mundo.



Fonte: Klickeducação

Nenhum comentário: