Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

COMO FAZER FANTOCHES




Material: 20cm de feltro ou EVA , 1 tesoura, 1 pistola de cola quente, retalhos de feltro ou EVA, e mais acessórios ( botões, fitas, cordões, olhos móveis,etc).




Corpo base

•Corte 2 vezes o molde acima em feltro (ou eva) para fazer o corpo base.
•Passe cola quente ou costure nas laterais, como mostra no tracejado do desenho, deixando as extremidades livres para o acesso da mão e dos dedos.







•Se quiser cole ou costure a roupa outros detalhes.
•Se estiver fazendo um animal cole o rabo ou manchas.





A cabeça


•Corte 2 vezes o molde da cabeça em feltro (ou eva) na cor do seu fantoche.
•Cole a parte de trás da cabeça na parte de trás do corpo base já pronto.
•Passe cola quente, como mostra no tracejado do desenho, para colar a outra parte da cabeça.







Acabamento final

•Corte 1 vez o molde em feltro ou emborrachado dos detalhes correspondente ao seu fantoche.
•Cole com cola quente.
Recorte os olhos em emborrachado ou use olhos móveis e cole no fantoche.
•Complete, se necessário, com mais algum detalhe, dando seu toque pessoal.














Figura humana


• Um novelo de lã da cor de sua preferência.
• Cabelo comum: corte de 30 a 40 fios de 40cm.
• Cabelo de trança: corte de 30 a 40 fios de 60cm.
• Cabelo de trança rapunzel: corte de 30 a 40 fios de 80cm.
• Pegue 3 arames (tipo os que são usados para fechar saco de pão de forma), use 1 para amarrar a lã na metade.



• Amarre os dois arames, 10cm para um lada e 10cm para o outro.

•Se for fazer tranças, faça a partir dos arames das laterais.

•Quando faltar 4cm de lã para acabar de trançar, use mais dois arames parafazer o acabamento.

•Passe cola quente na metade de cima da cabeça. Deve torcer um pouco o cabelo de lã e, então, cole.








A partir da figura humana básica crie todos os personagens para suas histórias, usando a imaginação e a criatividade acrescente acessórios como: chapéus, óculos, coroas, brincos, colares, varinhas, vassouras, barbas, bigodes... E muito carinho!





 

 

Fantoches da História Chapeuzinho vermelho...










Recorte os fantoches, dobre-os e cole um palito de picolé entre as partes de cada um. Depois de prontos, encene a história.

 
Fontes: http://danisan-dani.blogspot.com/
               http://contarerecontarparaencantar.blogspot.com

CRÉDITOS: PRA COMPARTILHAR E REFLETIR



Sugestão para Relatório Individual - Portfólio

Relatório Individual


Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:
O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.


Concentração e atenção às explicações em sala de aula:
O aluno é participativo.
O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.


Quanto à correção:
O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.


Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:
Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.


Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:
O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.


Quanto à disciplina:
O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.


Quanto ao reforço:
O aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).


Quanto ao material usado em sala e lição de casa:
O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.


Quanto à Leitura:
O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.

Quanto ao uso de óculos:
O aluno não usa óculos.
O aluno usa óculos normalmente.
O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.


Em relação à assiduidade do aluno:
falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.
o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.


Em relação a seus materiais:
organiza com ajuda das professoras e inspetora.
organiza com total independência.
não consegue se organizar.
esquece frequentemente materiais na sala.
perde frequentemente materiais na sala.


Em relação aos responsáveis:
- “necessitam” de atenção especiais.
- são participativos.
- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
- não são participativos e pouco comparecem às atividades.


Fonte: http://profgege.blogspot.com
CRÉDITOS: PRA COMPARTILHAR E REFLETIR

Primavera para colorir...

Clique na figura para ampliar...























 

CRÉDITOS: PRA COMPARTILHAR E REFLETIR

ATIVIDADES PARA A SEMANA DA PÁTRIA!!! 07 DE SETEMBRO





Projeto Semana da Pátria...


Justificativa

A comemoração da “Semana da Pátria” é indispensável em nossas escolas, pois proporciona ao professor oportunidade de:

• Formar na criança o conceito de Pátria
• Despertar o sentimento de patriotismo
• Formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil
• Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “sete de Setembro”

Objetivos:

• Incentivar o amor à Pátria Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria
• Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria

• Conhecer o fato mais importante da História do Brasil
• Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria


Conversas e discussões sobre:

• O que é a Pátria
• O que aconteceu no dia 7 de setembro
• A figura de D. Pedro I
• Os símbolos da Pátria
• O grito da Independência
• A vida no Brasil antes e depois da Independência

Produção de texto:

• À vista de gravuras alusivas à data usar o tema “Eu amo minha Pátria”
• Elaboração de frases referentes à pergunta: - Por que gosto do Brasil?

Planejamento e relatórios sobre:

• O que vamos fazer na Semana da Pátria
• Como vamos desfilar
• O que aprendemos na Semana da Pátria

Culminância

• Os alunos confeccionam chapéus ou viseiras com as cores da Bandeira do Brasil e desfilam pelo pátio ou ruas do bairro acompanhados com fanfarra ou bandinhas.
• Poderão levar também balões verde e amarelo
• Exposição “Verde-amarela” de todos os trabalhos realizados durante o projeto.






ATIVIDADES PARA SEMANA DA PÁTRIA
(Clique nas imagens para ampliar)

































 

 

 











Hino da Independência


Retrato do Brasil





                     ATIVIDADES PRA COLORIR
                     BAÚ DE ARTES
                     INTERNET
                     LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
                     CIBELE MEYER
                     DIÁLOGO EDUCAÇÃO