Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quarta-feira, 15 de julho de 2009

TRABALHANDO AS DIFERENÇAS

Elmer O Elefante


Em continuação ao trabalho da história do Elmer confeccionamos dedoches de elefante:

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Fizemos também o Elmer de Papel machê.
Observe os passos nas imagens abaixo:



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Veja como ficou:


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Trabalhando as diferenças



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Elmer o Elefante

Era uma vez uma manada de elefantes. Elefantes novos, elefantes velhos, elefantes altos, magros ou gordos. Elefantes assim, elefantes assado, todos diferentes, mas todos felizes e todos da mesma cor. Todos, quer dizer, menos o Elmer.
O Elmer era diferente.
O Elmer era aos quadrados.
O Elmer era amarelo e cor de laranja e encarnado e cor-de-rosa e roxo e azul e verde e preto e branco.
O Elmer não era cor de elefante.
Era o Elmer que mantinha os elefantes felizes. Às vezes era ele que pregava partidas aos outros elefantes, às vezes eram eles que lhe pregavam partidas. Mas quando havia um sorriso, mesmo pequenino, normalmente era o Elmer que o tinha causado.
Uma noite o Elmer não conseguia dormir; estava a pensar, e o pensamento que ele estava a pensar era que estava farto de ser diferente. “Quem é que já ouviu falar de um elefante aos quadrados”, pensou ele. “Não admira que se riam de mim.” De manhã, enquanto os outros ainda estavam meio a dormir, o Elmer escapou-se muito de mansinho, sem ninguém dar por isso.

Enquanto atravessava a floresta, o Elmer encontrou outros animais.
Todos eles diziam: “Bom dia, Elmer.” E de cada vez o Elmer sorria e dizia: “Bom dia.”
Depois de muito andar, o Elmer encontrou aquilo que procurava – um grande arbusto. Um grande arbusto coberto de frutos cor de elefante. O Elmer agarrou-se ao arbusto e abanou-o e tornou a abaná-lo até que os frutos terem caído todos no chão.
Depois de o chão estar todo coberto de frutos, o Elmer deitou-se e
rebolou-se para um lado e outro, uma vez e outra vez. Depois pegou em cachos de frutos e esfregou-se todo com eles, cobrindo-se com o sumo dos frutos, até não haver sinais de amarelo, nem cor de laranja, nem de encarnado, nem de cor-de-rosa, nem de roxo, nem de azul, nem de verde, nem de preto, nem de branco. Quando o acabou, Elmer estava parecido com outro elefante qualquer.
Depois o Elmer dirigiu-se de regresso à manada. De caminho voltou a passar pelos outros animais. Desta vez cada um deles disse-lhe: “Bom dia, elefante.” E de cada vez que Elmer sorriu e disse: “Bom dia”, muito satisfeito por não ser reconhecido.
Quando o Elmer se juntou aos outros elefantes, eles estavam todos muito quietos. Nenhum deles deu pelo Elmer enquanto ele se metia no meio da manada.
Passado um bocado o Elmer sentiu que havia qualquer coisa que não estava bem. Mas que seria? Olhou em volta: a mesma selva de sempre, o meu céu luminoso de sempre, a mesma nuvem escura que aparecia de tempos em tempos, e por fim os mesmos elefantes de sempre. O Elmer olhou para eles.
Os elefantes estavam absolutamente imóveis. O Elmer nunca os tinha visto tão sérios. Quanto mais olhava para os elefantes sérios, silenciosos, sossegados, soturnos, mais vontade tinha de rir. Por fim não conseguia aguentar mais. Levantou a tromba e berrou com quanta força tinha:
BUUU!
Com a surpresa, os elefantes deram um salto e caíram cada um para seu lado. “São Trombino nos valha!”, disseram eles, e depois viram o Elmer a rir perdidamente. “Elmer”, disseram eles. “Tem de ser o Elmer.” E depois s outros elefantes também se riram como nunca se tinham rido.
Enquanto se estavam a rir a nuvem escura apareceu, e quando a chuva começou a cair em cima do Elmer os quadrados começaram a aparecer outra vez. Os elefantes não paravam de rir enquanto o Elmer voltava às cores do costume. “Oh Elmer”, ofegou um velho elefante. “Já tens pregado boas partidas, mas esta foi a melhor de todas. Não levaste muito a mostrar as tuas verdadeiras cores.”
“Temos de comemorar este dia todos os anos”, disse outro. “Vai ser o dia do Elmer. Todos os elefantes vão ter de se pintar e o Elmer vai-se pintar de cor de elefante.”
E é isto mesmo que os elefantes fazem. Num certo dia do ano, pintam-se todos e desfilam. Nesse dia, se vires um elefante com a cor vulgar de um elefante, já sabes que deve ser o Elmer.


MCKEE, D. (1997). Elmer (Tradução de J. Oliveira, 4ª edição). Lisboa: Caminho.


MCKEE, D. (1997). Elmer (Tradução de J. Oliveira, 4ª edição). Lisboa: Caminho.


Conversação sobre a história e as diferenças:

Depois de contar a história conversamos sobre ela e as atitudes de Elmer por se achar inferior aos demais elefantes pelo fato de ser diferente. Nossa conversa foi bem proveitosa e ficou claro através das falas das crianças que o importante na vida não é ser igual à todo mundo e sim de sermos pessoas boas.

Pedi para as crianças recontarem a história e à medida que iam fando eu a anotava no quadro-negro. Solicitei que fizessem um desenho sobre a história para que depois escolhessem o desenho que mais gostaram.


Passe o texto recriado pelos alunos, no mimeógrafo e o desenho.
Peça que circulem no texto as palavras elefante, elefantes, Elmer.

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Trilha do Elmer para trabalhar matemática (contas de adição e subtração).

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Trilha do Elmer para essa atividade colocar casas contas de adição e subtração em algumas casinhas:

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Elefantinhos para representar os jogadores (recortar e dobrar no meio):


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Trabalhando o sentido do tato.

Confeccionar o elefante Elmer em papel pardo e colocar papéis de várias texturas, vários tipos de sementes e grãos, lantejoulas de tamanhos diferentes, lixa e algodão:


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Fazer uma roda para que as crianças escolham um dos itens colocados à disposição para colar no Elmer.


Depois da colagem, cada criança com os olhos vendados tenta adivinhar o material que irá apalpar:

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Créditos:
www.andersenpress.co.uk
escritoresdepalmoemeio.blogspot.com
http://jt44.free.fr/
http://ei.forumvila.com/

Blog Cantinho Lúdico* Profa. Greice

Ábaco de Rua

Esta postagem foi retirada do Blog Cantinho Lúdico:

" Vi no
Bicho de Goiaba um post que falava de uma agencia publicitária de Munbai na Índia que para divulgar o trabalho da ONG Aseema, que educa menores carentes, transformou bueiros de locais frequentados por crianças de rua, em ábacos."
Seu slogan é: “Make every child count.”



DIAS DOS PAIS

Para o querido papai


Clique nas imagens para ampliar:




Blog Cantinho Lúdico*

Matemática - Tabuada

Quadro da tabuada

Banner confeccionado pelo ilustrador Cicero Lopes (www.artshopping.com.br) para trabalhar vários assuntos em matemática (multiplicação, divisão, tabuada, jogos diversos etc).

Este material pedagógico é de grande utilidade em sala. A sugestão é da Profa. Marcília, do Blog Caixa de ideias, para encomendar, basta enviar um e-mail para marciliacampos@hotmail.com.

Carteirinhas educativas




Sugestões de carteirinhas educativas a serem usadas em sala de aula. Esse material pode ser usado como forma de incentivo. É só imprimir, preencher e colocar em um crachá de plástico.

Blog Caixa de Ideias*

Reciclando...

Porta-treco







Como fazer o porta-treco:
1- Cortar uma garrafa de coca-cola na base inferior.
2- Seguindo os "gominhos" da garrafa, cortar (percorrendo a linha da garrafa) até a curvinha da parte inferior.
3- Cortar um gominho sim e o outro não.
4- Arredondar as pontinhas com uma tesoura.
5- Dobrar o gominho para dentro da garrafa a fim de vincar a tampinha.
6- Enfeitar com alguns adesivos e colocar alguns doces dentro.

Blog Caixa de ideias By Profa. Marcilia*

MENSAGENS...

Para refletir...


Ensinar
é um exercício
de imortalidade.
De alguma forma
continuamos a viver
naqueles cujos olhos
aprenderam a ver o mundo
pela magia da nossa palavra.
O professor, assim, não morre
jamais...

Rubem Alves

IDEIAS PARA SALA DE AULA

Sugestão da Professora Marcília, Blog Caixa de Ideias*...

Amigofruta



Essa atividade chama-se "AMIGOFRUTA". Ela acontece da seguinte maneira:

1- Escrever nomes de frutas em papéis e sorteá-los igual a um amigo-oculto.
2- Cada estudante deverá pesquisar sobre a fruta sorteada, seguindo um roteirinho: características, vitaminas, curiosidades, receitas que contenham a fruta selecionada etc.
3- Em dia combinado com a turma, os estudantes apresentam a pesquisa e trazem a fruta para que ocorra um lanche coletivo.
Esta atividade é bem legal e educativa. Os estudantes empenham-se muito na coleta de informações... uma vez que compartilham suas aprendizagens com todos os colegas.
Blog Caixa de Ideias

ATIVIDADES MATEMÁTICAS


Bingo numérico




Sugestão super simples para trabalhar cálculo mental das crianças, incentivando o raciocínio rápido. As cartelas contêm alguns valores em reais. Lançar um probleminha para que os alunos possam calcular mentalmente e marcar o valor correto. Vence quem completar a cartela toda.
Ex. Ganhei R$ 18,00 da minha mãe e R$ 18,00 do meu pai. Com quantos reais eu fiquei?
Essa atividade lúdica é bem pertinente para a criação de esquemas mentais e resolução rápida de problemas.

Jogo da velha diferente




Este tabuleiro para jogo-da-velha a fim de tornar a revisão de conteúdos mais lúdica. O tabuleiro é numerado, pois em cada espaço há uma pergunta. Se a criança acerta a resposta tem o direito de colocar a peça equivalente ao seu time. As crianças gostam muito dessa atividade!!!

Blog Caixa de Ideias*

Projeto sobre os índios


Somente por meio de uma proposta significativa, criativa e instigante, é que podemos desenvolver nos estudantes um olhar crítico acerca dos fatos sociais que nos cercam. É assim que eles têm oportunidade de perceberem que o conhecimento é repleto de significado e que não aparece apenas em livros, mas também em nossas ações cotidianas. Por isso, segue-se abaixo, um exemplo de um mini projeto sobre os índios.

Objetivos:
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluri-étnica e pluricultural;
- A partir do tema gerador desenvolver atividades nas diferentes Áreas de Estudo.

Objetivo Proposto nos PCN’S de interesse no presente projeto:
- Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

PLANEJAMENTO:
Propostas de Atividades que trabalharão os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.

Sensibilização:
- Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião. Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto ( Conhecimentos Prévios ). Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.

Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo:
GEOGRAFIA:
- Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
- Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica.

HISTÓRIA:
- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
- Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira.

LÍNGUA PORTUGUESA:
- Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
- Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
- Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada;
- Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
- Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.

ARTES:
- Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
- Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais;
- Vivenciar por meio de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
- Vivenciar por meio de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.

Questões para debate
- Ainda existe preconceito com os índios?
- O que vocês sabem, pensam e acham sobre isso?
- O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?
- A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
- Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
- Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes?
- Quais são as palavras e costumes de origem indígena?
- Há influência dos índios na Língua Brasileira?
- Há influência dos índios no artesanato?
- Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos pessoais?

Para refletir...



O índio

Eu ouço falar de tua raça
como se tua inteligência
fosse inexistente,
como se fosses
um animal
movido apenas
pelo espírito
da sobrevivência!

Eu ouço falar e não creio
que tu, meu antepassado,
não tenhas ao menos
onde morar;
que tenham te roubado
as terras e matas,
teu céu, tuas lendas,
a dignidade, a tradição,
o orgulho, o brio,
até teu Deus!

Esqueceram-se,
os brancos,
de enxergar
o vestígio de índio
que todos nós,
brasileiros,
carregamos
como um carma
no sangue!

Negam sua cor,
seu passado,
se envergonham
de si mesmos,
como se esconder
a carne dos ossos
fosse possível!

Raça pura
de brancos canibais,
afastados da ingenuidade
e da pureza de espírito!
Quero de volta
as matas, os rios,
meu pacifismo genético
de índio!

Thaty Marcondes

Blog caixa de ideias By Profa Marcilia*

SUGESTÃO PARA O DIA DAS MÃES

Bolsinha com chocolate Baton




Sugestão de lembrancinha para o Dia das Mães. Uma bolsinha feita em papel, com um chocolate Baton e a mensagem "Preço de Amor" enroladinha com um fitilho. É simples e graciosa.

Feliz Dia das Mães!!!


O PREÇO DO AMOR

Uma tarde, um menino aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar, e entregou-lhe uma folha de papel com algo escrito. Depois que ela secou as mãos e tirou o avental, ela leu:
• Cortar a grama do jardim: R$3,00
• Por limpar meu quarto esta semana: R$1,00
• Por ir ao supermercado em seu lugar: R$2,00
• Por cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia às compras: R$2,00
• Por tirar o lixo toda semana: R$1,00
• Por ter um boletim com boas notas: R$5,00
• Por limpar e varrer o quintal: R$2,00
TOTAL DA DÍVIDA: R$16,00

A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa. Finalmente, ela pegou um lápis e no verso da mesma folha escreveu:
• Por levar-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida - NADA
• Por tantas noites sem dormir, curar-te e orar por ti - NADA
• Pelos problemas e pelos prantos que me causastes - NADA
• Pelo medo e pelas preocupações que me esperam - NADA
• Por comidas, roupas e brinquedos que te dei - NADA
• Por limpar-te o nariz - NADA
CUSTO TOTAL DE MEU AMOR: VALOR INESTIMÁVEL

Quando o menino terminou de ler o que sua mãe havia escrito tinha os olhos cheios de lágrimas. Olhou nos olhos da mãe e disse:
- "Eu te amo, mamãe!!!"
Logo após, pegou um lápis e escreveu com uma letra enorme:
"O AMOR VERDADEIRO NÃO TEM PREÇO!!!"
Fonte: www.comamor.com.br

Blog Caixa de Ideias By Profa. Marcilia*

RECEITAS


Receitinhas da Marcília, Blog Caixa de Ideias...



FRANGOSTARDA

Ingredientes
- 6 filés de frango
- Sal, pimenta dedo-de-moça e ervas finas a gosto
- 3 colheres(sopa) de mostarda
- ½ xícara(chá) de azeite de oliva
- Suco de limão

Modo de preparo
1- Tempere os filés com sal e pimenta a gosto.
2- Em um refratário distribua os filés e reserve.
3- Misture a mostarda, o azeite, o suco de limão e as ervas. Despeje sobre o frango e deixe de molho de um dia para o outro.
4- No dia seguinte leve ao forno para assar. Sirva a seguir.


MACASTEL (Macarrão+Pastel)

Ingredientes
- 500g de massa para pastel
- 200g de macarrão parafuso
- 1 caixa de creme de leite
- 1 copo de leite (200 ml)
- 2 colheres (chá) de maizena
- 50g de queijo ralado
- Orégano (a gosto)
- 200g de queijo mussarela

Modo de preparo
1- Em uma panela misture o leite, a maizena, o creme de leite, o orégano e o queijo ralado. Esse será o molho branco.
2- Cozinhe o macarrão.
3- Misture o molho branco com o macarrão e acrescente a mussarela fatiada.
4- Recheie os pastéis com essa mistura.
5- Frite os pastéis em óleo bem quente.

Bolo formigueiro de cenoura










Bolo formigueiro de cenoura

Ingredientes
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de óleo
- 3 cenouras médias descascadas e cortadas em rodelas
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 xícara (chá) de chocolate granulado
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 colher (sobremesa) de margarina
- 2 colheres (sopa) de achocolatado

Modo de preparo
Massa
1- Bater no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo e as cenouras até virar um creme homogêneo laranja.
2- Colocar este creme em uma tigela e misturar a farinha de trigo, o fermento em pó, o sal e o chocolate granulado.
3- Colocar a massa em uma forma untada com óleo e farinha de trigo. Assar durante uns 30 minutos.

Cobertura
1- Misturar o leite condensado, o creme de leite, a margarina e o achocolatado. Cozinhar em fogo baixo até engrossar.

Observação: Como a cobertura tem creme de leite, eu optei por deixá-la na geladeira e só utilizá-la diretamente em cima da fatia do bolo a ser comida. Porém, a cobertura pode ser colocada no bolo inteiro.

Tortinha de Banana









"Tortinha de Banana" é muito simples de fazer. Vejam a receita.

Tortinha de Banana

Ingredientes
- 3 bananas prata amassadas grosseiramente
- 1 lata de leite condensado
- 3 ovos
- 2 colheres (café) de farinha de trigo
- 1 colher (café) de canela

Modo de Preparo
1- Colocar o leite condensado em uma tigela e acrescentar os 3 ovos. Misturar bem.
2- Fazer uma farofinha com a farinha de trigo e a canela.
3- Untar uma forma com margarina e farinha de trigo.
4- Espalhar a banana na forma. Acrescentar a farofinha por cima da banana. Colocar a mistura de leite condensado por cima.
5- Assar durante 25 a 30 minutos.
A receita fica uma delícia e assemelha-se a um pudim!!!

Rolinhos recheados








Rolinhos recheados

Ingredientes
• Massa para pastel
• Frango desfiado com catupiry
• Queijo e presunto picadinho temperado com um fio de azeite e orégano
• 2 ovos batidos
• Queijo ralado

Modo de Preparo
1- Abrir as massinhas de pastel em um pano úmido.
2- Rechear as massinhas, enrolá-las e fechar as pontinhas com um garfo.
3- Passar os rolinhos no ovo batido e colocá-los em uma forma untada com óleo e farinha de trigo.
4- Salpicar queijo por cima e colocar para assar durante uns 15 minutos.

Blog Caixa de Ideias