Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ATIVIDADES PARA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Literatura...
Aulas de literatura devem ser sempre bem criativas pois estas despertam muito o interesse dos pequenos pelos livros infantis.O livro é uma porta para um mundo cheio de magia e descobertas.Cabe a nós educadores o papel de intermediadores deste contato maior entre a criança e o mundo da literatura!
A Bonequinha Preta
Livro: A Bonequinha Preta - Alaíde Lisboa de Oliveira.Editora Lê
Esta com certeza é uma das minhas favoritas,através deste maravilhoso livro podemos trabalhar tantas coisas boas com nossos alunos.A questão da desobediência,do amor,do egoísmo e até a questão das nossas raças.
 

Album A Bonequinha Preta para imprimir


Dicas:
* Leve o livro e uma bonequinha preta(feita de pano)para a sala de aula,mas prepare todo o ambiente para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata.
* Decore uma caixa com papéis coloridos e fitas, será uma caixa surpresa e dentro coloque o livro e a bonequinha. Espalhe pela sala,cartazes pequenos com desenhos que possam levar as crianças a fazerem perguntas,desenhe por exemplo: A roupinha da boneca, o sapatinho,um gatinho,etc...
* Ao abrir a caixa,mostre primeiro a boneca.Explique que ela é uma visita e que ficará alguns dias  na sala. Arrume um lugar pra ela se sentar! Deixe que os alunos peguem a boneca, faça esta atividade em rodinha, todos sentados no chão da sala  mesmo. Vão surgir algumas perguntas e você deverá respondê-las, anote-as,faça um registro de tudo o que está ocorrendo nesta atividade. Se possível fotografe todas as atividades.
* Durante toda a semana trabalhe com o livro, mostre a capa, explore-a bem, fale sobre a autora: Alaíde Lisboa de Oliveira. Se possível, mostre aos alunos uma foto dela. Ao iniciar o conto, leia com voz suave, sem pressa, os alunos quando gostam de uma história sempre pedem para ouvir novamente, isso é ótimo! Não leia o livro todo em um único dia, vá deixando as crianças com vontade de "quero mais!"
*Ao final da história procure saber deles o que mais gostaram, o que não gostaram, se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela, você pode começar a trabalhar algumas questões a partir daí, como os nossos valores, o amor, o egoísmo, a questão de sermos diferentes com relação a cor, mas que somos todos iguais perante Deus, trabalhe o respeito ao próximo, a amizade,etc...

Sugestões de Atividades:
* Fazer com os alunos um mural com desenhos da bonequinha preta.
* Montar um quebra cabeça da bonequinha, fazer colagens, dobraduras, pintura a dedo, modelagem, alinhavo...
* Fazer uma bonequinha de pano para cada um e deixar que façam vistam a roupinha nela.
* Fazer um livrão de reconto,As crianças fazem o reconto você anota e elas desenham as cenas.
*Uma dica bem legal é fazer com os alunos o aniversário da Bonequinha Preta.Faça convites,decore a sala com balões.Neste dia,leve um bolo,docinhos,salgados e sucos,enfeite a mesa...As crianças amam esta festa,lembre-se se fotografar e não esqueça de colocar a bonequinha sentada a mesa também...
*Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto, montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início,meio e fim.Faça um livro de visitas, faça uma lembrancinhas para os visitantes (Pirulito embrulhado com aqueles papéis de bala de franginha,de cor preta, e coloque uma fitinha vermelha, formando o cabelinho dela,faça olhinhos e boca)
Este projeto  terá a duração que você escolher e vai depender também do interesse da sua turma, pode acontecer de surgirem novos projetos através deste! Boa aula!!!!


PROJETO: TRABALHANDO COM MÚSICA
1) ESCOLHA UMA MÚSICA QUE OS ALUNOS JÁ SAIBAM DE COR (BOI DA CARA PRETA, ATIREI O PAU NO GATO, PAI FRANCISCO...), ESCREVA-A NUM CARTAZ E FIXE-A NUM LOCAL ONDE TODOS OS ALUNOS POSSAM VISUALIZÁ-LA. DÊ A TODOS A LETRA DA MÚSICA.
2) DE INÍCIO NÃO FALE DO QUE SE TRATA E DEIXE QUE ELES EXPLOREM A LETRA DA MÚSICA FAZENDO SUAS DEDUÇÕES. APÓS, LEIA JUNTO COM ELES E PERMITA QUE ELES DESCUBRAM A MÚSICA. USE UM CD COM A MÚSICA E COLOQUE NO RÁDIO PARA ELES POSSAM OUVIR E CANTAR JUNTOS. DEPOIS QUE TODOS JÁ CANTARAM A MÚSICA COM O AUXÍLIO DO CD, CANTE VOCÊ COM ELES FAZENDO A LEITURA DE AJUSTE NO CARTAZ (LENDO, ACOMPANHANDO A LETRA DA MÚSICA COM O DEDO OU UMA RÉGUA). AH, OS ALUNOS ADORAM QUANDO VÊEM O(A) PROFESSOR(A) PARTICIPANDO DA ATIVIDADE COM ELES. OS DEIXAM BEM PRÓXIMOS!!
3) DEPOIS QUE TODOS JÁ SABEM A MÚSICA, PEÇA PARA QUE ELES ENCONTREM DETERMINADAS PALAVRAS NA LETRA DA MÚSICA E AS CIRCULEM COM CORES DIFERENTES (VOCÊ TAMBÉM VAI ESTAR TRABALHANDO CORES!!). FAÇA ISSO NA FOLHA DELES E DEPOIS PEÇA PARA ALGUNS ALUNOS ACHAREM AS MESMAS E OUTRAS PALAVRAS NO CARTAZ).
4) DEPOIS DISSO, VOCÊ PODE DISTRIBUIR UMA FOLHA ONDE AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE CADA VERSO DA MÚSICA(SUBSTANTIVOS) ESTEJAM FALTANDO PARA QUE ELES POSSAM COMPLETAR COM AS MESMAS (SEM O APOIO DA LETRA COMPLETA DA MÚSICA, SENÃO ELES NÃO REFLETEM SOBRE A LEITURA E ESCRITA E VIRA APENAS UMA CÓPIA!). AUXILIE OS QUE ENCONTRAREM DIFICULDADES!! (FAÇA ESSA ATIVIDADE PRIMEIRAMENTE NO COLETIVO PARA QUE ELES COMPREENDAM, LEVANDO-OS A REFLETIR SOBRE A LEITURA E A ESCRITA.)
5) OUTRA ATIVIDADE É PEDIR PARA QUE USEM ALFABETO MÓVEL PARA ESCREVER PARTE DA MÚSICA (UM VERSO OU O NOME DA MÚSICA). PODE TAMBÉM FAZER ESTA ATIVIDADE UTILIZANDO AS PALAVRAS EMBARALHADAS DE PARTE DA MÚSICA PARA QUE ELES ORGANIZEM.
6) DIVIDA A MÚSICA EM VERSOS E EMBARALHE-OS PARA QUE ELES POSSAM ORGANIZAR OS MESMOS COLETIVAMENTE. DEPOIS PEÇA PARA QUE ELES TENTEM FAZER O MESMO EM DUPLAS OU SOZINHOS DE ACORDO COM O NÍVEL DA TURMA OU DE ALGUNS ALUNOS.
7) FINALIZANDO, PEÇA PARA QUE ELES REESCREVAM A MÚSICA (EM DUPLAS PRODUTIVAS DE ACORDO COM O NÍVEL DE ESCRITA OU INDIVIDUALMENTE). VOCÊ TAMBÉM PODE REESCREVÊ-LA JUNTAMENTE COM ELES TORNANDO-SE O ESCRIBA DE SEUS ALUNOS, ONDE ELES VÃO PODER OBSERVAR ALGUMAS QUESTÕES PECULIARES DA ESCRITA (PONTUAÇÃO,QUE SE ESCREVE DA ESQUERDA PARA A DIREITA, GRAFIA DE ALGUMAS PALAVRAS,QUANDO ACABA A LINHA CONTINUA-SE A ESCREVER NA LINHA DE BAIXO E A PARTIR DA ESQUERDA EM DIREÇÃO À DIREITA...). MAS NUNCA FAÇA ISSO PARA QUE ELES COPIEM!! ISSO NÃO AJUDA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA!!
DEIXE O CARTAZ À MOSTRA NA SALA MESMO APÓS O TÉRMINO DO TRABALHO COM AQUELA MÚSICA NO PROJETO PARA QUE OS ALUNOS TENHAM A OPORTUNIDADE DE SEMPRE EXPLORÁ-LO E O CONSULTAREM. DESSA FORMA VOCÊ ESTARÁ CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE ALFABETIZADOR QUE SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA A ALFABETIZAÇÃO DE SEUS ALUNOS!! MAS LEMBRE-SE SEMPRE DE RETIRÁ-LO DO CAMPO VISUAL DOS SEUS ALUNOS QUANDO FIZER UMA ATIVIDADE COM A MESMA MÚSICA PARA QUE ELES NÃO COPIEM E SIM ARRISQUEM A ESCRITA, POIS O ERRO É IMPORTANTÍSSIMO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BUSCA DOS ACERTOS!!! SE NÃO TENTAR, NINGUÉM APRENDE. O MESMO ACONTECE CONOSCO QUANDO TENTAMOS ACERTAR NA NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA E NA VIDA. SE NÃO TENTARMOS, NUNCA SABEREMOS SE DARÁ CERTO OU NÃO! E SE ERRARMOS, ENCONTRAREMOS FORMAS PARA ACHARMOS OS ACERTOS!
VOCÊ PODE BUSCAR OUTRAS FORMAS DE EXPLORAR A  LETRA DE UMA MÚSICA!
E LEMBRE-SE DE SEMPRE AUXILIAR OS SEUS ALUNOS QUANDO PRECISAREM!! VOCÊ É O MEDIADOR DA APRENDIZAGEM DELES!!
E TAMBÉM SEMPRE FAÇA A ATIVIDADE NO COLETIVO, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS, PARA DEPOIS PARTIR PARA O TRABALHO EM DUPLA OU INDIVIDUAL.
EM DUPLA, OS DOIS ALUNOS TROCAM SUAS EXPERIÊNCIAS ONDE UM AUXILIA O OUTRO E CONSTROEM JUNTOS SUA APRENDIZAGEM!!
CRÉDITOS: BANCO DE ATIVIDADES

Matemática na prática para Educação Infantil 2

.Macio – duro


>Áspero – liso

Programe atividades com os alunos usando materiais de diferentes texturas.

a.disponha os alunos em roda e passe objetos de diferentes materiais para que eles possam manuseá-los. Sugestões de objetos: bichinhos de pelúcism estojo de náilon, tufo de algodão, esponja macia, esponja áspera, pedaço de plástico, retalhos variados (algodão, seda, couro cru, lona, sisal, carpete, estopa, etc).

b.Depois que eles experimentaram a textura dos diferentes objetos, questione-os a respeito das sensações que tiveram ao pegar cada material:”Quais os objetos que vocês acharam macio?” “Qual é o mais macio?”,”Que objetos vocês acharam duro?Qual o mais duro?”. “Qual é o áspero como esta esponja?”, “Qual é liso como o plástico?”.

c.Se achar conveniente, promova o registro da atividade colando alguns retalhos em cartazes com os títulos: MACIO, DURO, ÁSPERO E LISO.

>>MAIS GROSSO – MAIS FINO


.Peça aos alunos que manuseiem livremente diferentes pedaços de barbante e de corda. Esse material deve ser providenciado com antecedência. Pergunte: “Qual é o pedaço mais grosso? E o mais fino?”. Peça que formem 2 grupos: um com os pedaços mais grossos e outro com os mais finos. Na sequencia, em uma folha de papel escreva MAIS FINOS e peça aos alunos que colem ali os pedaços finos de corda ou barbante.Em outra folha escreva MAIS GROSSOS e peça aos alunos que colem ali os outros pedaços.

Finalmente, fixe as folhas em um mural ou pendure-as em um varal como registro da atividade.

Diga aos alunos:”Vou pendurar as folhas no varal para que todos possam ver quando quiserem.”

Aproveite o momento para retomar os conceitos já registrados em atividades anteriores.


>>LARGO –ESTREITO


.Distribua para a classe fitas de papel colorido de mesmo comprimento, mas de diferentes larguras. Depois, converse com os alunos:”Esta é a fita larga. Quem tem uma fita larga como esta, fica aqui do meu lado direito.” Esta é a fita estreita. Quem tem uma fita estreita como esta, fica aqui do meu lado esquerdo.”

Faça um registro da atividade. Em uma folha escreva LARGA e cole com os alunos algumas fitas largas. Na outra folha escreva ESTREITA e cole algumas fitas estreitas.

Fixe as folhas em um mural ou pendure-as em um varal como registro da atividade.




>>ORDEM DE TAMANHO


1.Se os alunos já tiveram a oportunidade de comparar suas alturas, proponha que eles organizem uma fila por ordem de tamanho (do menor para o maior), para brincar de trnzinho. Fale para os alunos: “O maquinista deve ser o menor da sala. Quem vocês acham que deve ser o maquinista?”, “E agora, quem será o próximo da fila?”.

Continue estimulando os alunos a descobrir qual será o proximo da fila.

Enquanto brinca de trenzinho, cante com os alunos a musica Piuí, piuí, piuí, do cancioneiro popular.

2. Brinque com os alunos de CADA POTE COM A SUA TAMPA:

a) Providencie com antecedência ou peça que os alunos tragam de casa potes plásticos com tampas de diferentes tamanhos.

b) deixe que eles brinquem livremente com os potes e as tampas (construção de “castelos”, brincadeira de rolas tampas e potes de um aluno para o outro, etc).

c) Pergunte: “Qual é o maior desses potes?Alguém pode me mostrar?”, “Qual é a menor tampa que vocês encontraram?” Escolha 3 potes (ou 3 tampas) e façam uma fileira, do menor para o maior.

d) Na sequencia, com os potes e tampas misturados, proponha que os alunos fechem os portes (cada pote com a sua tampa).




Baixe essas sugestões em documentos de word no link abaixo(Botão download):

20 de novembro - Dia da Consciência Negra

Algumas atividades encontradas no 4shared sobre consciência negra:




Créditos para: Banco de atividades

Datas Comemorativas para Novembro....

Datas Comemorativas
 NOVEMBRO 

LEMBRANCINHA PARA O NATAL.....



Olá pessoal,

está chegando o Natal, é novembro esta chegando, e com isso, começamos a nos envolver e a pensar nas lembrancinhas, presentes, ceia, enfim, nos preparativos para esta data que acho uma das mais importantes, não só por comemorar o aniversário de Jesus Cristo, mas pela união dos povos, de todas as gerações. É tempo de amar, de se doar, respeitar, ajudar o próximo. Adoro o Natal!
Trata-se de uma lembrancinha de papai-noel. Esta fiz para minha cunhada Rita. Ela amou! É muito fácil, basta separar o material abaixo, o molde e usar sua imaginação e criatividade. Então, vamos lá, mãos á obra porque vale muito a pena.............Aproveitem a dica de hoje!

Beijooossss


Solange Branco



Materiais:
1 lata média (achocolatado, leite em pó)
EVA SELLER* nas cores: (branco, vermelho, verde, branco e bege claro)
cola quente
tinta plástica acrilex branca
olhos móveis

Imprima o molde e recorte as peças. Risque no EVA, na cor correspondente com o auxílio de um palito de churrasco, para não manchar. Recorte as peças. Revista a lata com EVA vermelho e cole as peças, com cola quente, formando o Papai-Noel. Para finalizar, faça pequenos pingos brancos com a cola plástica no gorro, cinto e mangas do casado. Pronto. Fica lindo!
 Desculpem a qualidade da foto.







MOLDE, CLIQUE PARA AMPLIAR