Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


domingo, 18 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro, será comemorado o DIA NACIONAL DA ALIMENTAÇÃO e muitas entidades e organismos estão reunindo forças e recursos para beneficiar algumas comunidades, com a distribuição de alimentos.


SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL






Fonte: 1001 contos Tânia Míriam*

16 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA ALIAMENTAÇÃO

No Dia Mundial da Alimentação - Nutricionistas orientam sobre os benefícios dos Alimentos Funcionais

1) Quando foi criado e qual é objetivo do dia mundial da alimentação?
Em 16 de outubro de 1945, em Québec (Canadá), foi criada a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO – Food and Agriculture Organization), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural no mundo. Para comemorar o surgimento da Organização, desde 1981 celebra-se nessa data o Dia Mundial da Alimentação. Reconhecido por mais de 150 países, o 16 de outubro é considerado importante para alertar e conscientizar a opinião pública quanto às questões globais relacionadas à nutrição e à alimentação, com destaque para a luta contra a fome, que atinge diversas populações.

2) Como podemos garantir uma alimentação saudável?
Vida saudável pressupõe boa alimentação, e nela incluem-se os chamados alimentos funcionais, que podem prevenir alguns tipos de doenças, tais como problemas cardíacos, câncer, diabetes e acidentes vasculares cerebrais. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos no crescimento, no desenvolvimento e nas demais funções do organismo humano. De acordo com a Anvisa, o alimento ou ingrediente com propriedades funcionais, além de atuar em funções básicas, desencadeia efeitos benéficos à saúde. Seu consumo deve ser seguro para dispensar a supervisão médica.

3) Que nutrientes são indispensáveis para a prevenção de doenças?
Para a boa formação dos ossos, é importante a ingestão de vitamina D, encontrada no leite, na margarina e em alimentos fortificados, além de vitamina K, encontrada em espinafre, brócolis e legumes. Uma dieta rica em cálcio, vitamina D e genisteína auxiliam na prevenção da osteoporose.

Já o licopeno, encontrado em alta concentração no tomate , em seus subprodutos (molhos e ketchup) e também em suplementos nutricionais, é um potente antioxidante, capaz de combater os radicais livres e evitar a oxidação do colesterol ruim. Ele inibe o surgimento de placas de gordura nas artérias, prevenindo o risco de acidentes cardiovasculares. O licopeno também auxilia na prevenção do câncer de próstata.

Os ácidos graxos Ômega-3 e Ômega-6 pertencem a uma classe de gorduras importantes para preservar a saúde do coração, pois previnem a formação de coágulos nas artérias coronárias, veias que levam o sangue ao coração. O Ômega-3 é representado principalmente pelos ácidos EPA e DHA, cuja fonte natural são peixes, como salmão, atum e arenque. Para quem não consome peixe com freqüência, há a opção dos alimentos fortificados, que possuem quantidades extras de Ômega-3, entre eles alguns leites, iogurtes e pães.

Uma dieta rica em nutrientes antioxidantes, como as vitaminas C e E, além dos carotenóides beta-caroteno (pró-vitamina A), luteína e zeaxantina, pode auxiliar no combate às doenças oculares, como a catarata, a cegueira noturna e a degeneração macular relacionada à idade. Entre os alimentos que possuem os nutrientes essenciais para a saúde dos olhos estão: frutas cítricas, brócolis, espinafre, gema de ovo, cenoura, mamão e melão

4) O que mais devemos considerar para garantir um estilo de vida saúdavel?
Um estilo de vida saudável também exige a prática de exercícios físicos regulares e a administração do stress. Outros cuidados importantes são não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso.