Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Frida Kahlo para Crianças

Frida - Editora Cosac Naify





Recentemente, o pesquisador Howard Gardner acrescentou mais uma modalidade de inteligência à sua teoria das Inteligências Múltiplas, a Inteligência Existencial, que consiste na capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência, citando como exemplo Frida Kahlo.



Magdalena Carmen Frida Kahlo nasceu em 06 de julho de 1907, em Coyocán, México, filha de Guilherme Karlo e Matilde Calderón de Kahlo. Com seis anos, contraiu poliomielite e ficou de cama por nove meses. Como sequela, sua perna direita ficou mais curta e atrofiou, o que lhe rendeu na escola o apelido de "Frida perna de pau". Aos dezoito anos, quando estudadava para ingressar no curso de Medicina, teve um acidente terrível demais para ser contado... Frida ficou muito tempo de cama, fez inúmeras cirúrgias, perdeu amigos e seu noivo.




É um milagre que Frida tenha sobrevivido para fazer arte, levando em conta as constantes dores que sentia enquanto viveu. Suas pinturas estão entre as mais belas e originais jamais criadas, falam muito da vida feminina, de esperança, dor, vontade de viver, retratam o espírito indomável e a sua força de vontade.




O segundo acidente na vida de Frida foi ter se casado com o artista mexicano Diego Rivera. Ele ajudou-a a iniciar sua carreira de artista, porém fez Frida sofrer muito. A personalidade dos dois era tão excêntrica e seu casamento muito incomum.




Mas, não foi apenas a união com o famoso Diego Rivera que despertou no público o fascínio por Frida. Sua dolorosa história é tão inspiradora, suas obras são tão inmpregnadas de vida, que ela se tornou uma inspiração para quem tem de superar as adversidades da vida.


Esta obra da cosacnaify, destinada às crianças, é uma biografia da pintora. O livro acompanha a infância e adolescência da artista, revelando a curiosidade que a menina tinha pelos objetos e pelo mundo, além do trágico acidente que deixou sequelas permanentes. A cultura mexicana foi uma grande inspiração para a pintora. A ilustradora Ana Juan povoou o livro com figuras desse imaginário, dando à obra um traço onírico que lembra as telas de Frida.



Trecho muito belo do livro:

"Mas Frida não chora nem reclama. em vez de chorar, ela pinta quadros que choram por ela."
Frida conseguiu transformar sua dor em beleza e é um exemplo de superação. Ela não imitou nenhum estilo, nem na arte, nem no seu modo de ser e se vertir. Era genuína, única, genial.


Para conhecer mais a artista: http://fkahlo.com/

Crianças vão se divertir com sobrancelha e obras de Frida Kahlo

da Livraria da Folha

A intrigante artista mexicana, "Frida Kahlo" (1907-1954), foi homenageada em diversas obras pela riqueza de suas obras e também pela conturbada vida que levou ao lado do também artista "Diego Rivera". Por mais que fosse conhecida do público, sua arte ganhou destaque mundial com o lançamento do filme "Frida" (2002), com Salma Hayek no papel principal.


Ana Juan/Frida

No lançamento da editora Companhia das Letras, o livro "Frida" é voltado para o público infantil, que pretende conquistar e instigar a criançada a um mundo novo de cores e sonhos. Escrito por Jonah Winter, a obra também apresenta temas difíceis de serem abordados com os pequeninos, como a solidão e a morte, temas frequentes na obra de Frida.

D.R.© 2010 Banco de México en su carácter de Fiduciario en el Fideicomiso relativo a los Museos Diego Rivera y Frida Kahlo
Capa do livro de fotografias da artista mexicana (Cosac Naify)
Capa do livro de fotografias da artista mexicana (Cosac Naify) que reúne mais de 400 fotos do acervo pessoal

O livro mostra que, desde cedo, Frida encontrou no desenho e na pintura uma companhia, um modo de enfrentar as consequências da poliomielite e, posteriormente, de um grave acidente que iria marcar seu corpo para sempre. Seu reflexo em um espelho, que ficava ao lado da cama, tornou-se inspiração para as obras - muitas das quais, como se pode ver, são auto-retratos.

As ilustrações de Ana Juan também são fundamentais na construção da obra. As cores e formas buscadas pela artista são inevitavelmente influenciadas pela atmosfera mexicana e sempre presente de uma forma ou de outra nas obras de Frida.

A superação da dor através da arte é a mensagem central que a história de Frida nos passa. Para as crianças, trata-se de uma sensível porta de entrada para o universo artístico, mostrando a importância afetiva que a arte pode ter na vida.

*

"Frida"
Autor: Jonah Winter
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 32
Quanto: R$ 35

Molduras de Natal











Fonte: Carrossel da Aprendizagem