Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

EU, VOCÊ, TODOS PELA EDUCAÇÃO!





Para ler, basta clicar sobre um dos títulos abaixo.

Escola dá exemplo e influencia política pública
Articulação entre escola, comunidade, sociedade civil e governo cria programa de aproveitamento das salas de aula ociosas para oferecer cursos profissionalizantes Programa desenvolvido pela Escola Estadual Carlos Maximiliano Pereira do...

Educação Infantil é coisa séria!
A Educação Infantil é coisa séria! É a porta de entrada para o mundo da escola. É o momento do aluno entrar em contato com a escola. E a professora Luciana do Nascimento Santos, do CEI Santa Escolástica - Mosteiro de São Geraldo, São...

Professora alfabetiza toda a turma em um ano
Ensinar uma turma inteira a ler e escrever é sempre um desafio. Ainda mais quando cada um dos alunos tem um nível de conhecimento diferente e há, entre eles, uma criança com necessidades especiais de aprendizado. Essa era a classe de...

Professora de Rondônia ganha Educador Nota 10
Em comemoração ao dia do professor, o movimento Todos Pela Educação entrevista a ganhadora do prêmio Educador Nota 10 de 2008, promovido pela Fundação Victor Civita. A vencedora é Andréia Silva Brito, professora de matemática da Escola...

Iniciação Científica Júnior abre portas para aluna
Além de despertar interesse pela pesquisa, programa descobre talentos O programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ), desenvolvido pelo CNPq (Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), tem despertado o...

FONTE: TODOS PELA EDUCAÇÃO*

FANTOCHES

Fantoches da história "Chapeuzinho Vermelho"




Recorte os fantoches, dobre-os e cole um palito de picolé entre as partes de cada um. Depois de prontos, encene a história.

CRÉDITOS PARA: PROFESSORA DANI SANTOS*

JOGOS......

Dominó das Dificuldades Ortográficas




CRÉDITOS: DANI SANTOS ALFABETIZAÇÃO*

A OBRA DE ROMERO BRITTO....

Romero Britto

Romero Britto é um artista plástico brasileiro, consagrado no mundo inteiro pela sua arte pop, nasceu em 6 de outubro de 1963. Na infância começou a demonstrar grande interesse e talento pelas artes, gostava de pintar em jornal e papelão.

Aos 14 anos, vendeu seu primeiro quadro à OEA ( Organização dos Estados Americanos). Desde jovem, enxergava na pintura uma forma de esperança à vida dura que tinha.

Estudou em escolas públicas, aos 17 anos, ingressou n Universidade Católica de Pernambuco para estudar Direito. Quando chegou aos EUA para trabalhar, tentou mostrar sua arte em galerias famosas.

Suas telas começaram a ser requisitadas, e tornou-se predileto entre as celebridades. Seu estilo pop de expressar cores vivas e traços fortes em suas telas chegou ilustrar diversas campanhas publicitárias, incluindo uma peça da vodka Absolut.

Muitos especialistas o criticam por ser um autor de obras de grande apelo comercial. A textura de suas telas é similar à da gráfica. O artista mora em Miami com sua esposa norte-americana. Nos 445 anos da cidade de São Paulo, o artista doou a escultura “Beach Ball”, instalada no terminal Tietê.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Romero_Britto

http://www.caras.com.br/secoes/noticias/noticias/10967/




RELEITURA DA OBRA DE ROMERO BRITTO

VOLTA ÀS AULAS!

Dicas da Prof. Ana Paula Ruggini Zarpelon....


Depois de um merecido descanso, nada como começar a planejar o retorno às aulas. O primeiro contato com os pimpolhos é muito importante. Os alunos devem se sentir acolhidos e seguros. Nada como iniciar com uma dinâmica de acolhimento que auxiliará na apresentação dos colegas e professores.

Nas séries inicias do Ensino Fundamental é necessário o passeio pela escola, esta pequena excursão ajudará os alunos a conhecerem os setores e os funcionários da instituição.

Você poderá fazer um gancho e trabalhar com os signos, extremamente importante na alfabetização, os alunos poderão selecionar símbolos que facilitem a localização da secretaria, pedagogia, direção, almoxarifado, biblioteca. Assim ficará mais fácil para os pequenos entregarem uma chamada, retirarem um material didático entre outros.

O que não poderia faltar são os combinados, é essencial que as regras sejam construídas, juntamente com os alunos, nos primeiros dias de aula. Cabe ao professor (a) sensibilizá-los quanto a importância das regras e demonstrar que a vida em sociedade é baseada em direitos e deveres, discutir sobre as consequências de quem transgride as leis etc.

Converse com seus alunos, incentive-os, faça com que eles vejam em você um amigo (a) que vai ajudá-los na fascinamente caminhada que é aprender e ler e escrever!




TRABALHANDO COM CRACHÁS


Todo professor concorda que o primeiro texto que o aluno tem contato é o seu nome, então nada mais correto que no primeiro dia de aula as crianças já terem disponível um crachá com seu nome e sobrenome.

Geralmente confecciono um crachá com o nome completo e a data de nascimento, deixando um espaço para as crianças desenharem um símbolo a escolha.

Os crachás também podem ser confeccionados com caixa de creme dental. Em cada face da caixa, o nome completo do estudante pode ser escrito com um tipo diferente de letra. Dentro da caixa, poderão ser guardados todas as letras do nome do estudante.

O professor pode organizar inúmeras brincadeiras com o uso do crachá, podendo variá-las semanalmente:

Sugestão 01: coloque em uma caixa todos os crachás, retire um de cada vez e em seguida pergunte:

- De quem é ? Com que letra começa? Qual o som desta letra? Que outras palavras iniciam com esta letra?

Sugestão 02: organize a turma em círculos de modo que os estudantes fiquem sentados no chão. Coloque todos os crachás no centro e peça a cada estudante que pegue um e tente ler o nome que nele está escrito. Auxilie-os se for preciso, garantindo que todos consigam ler.

Sugestão 03: Antes de iniciar a aula, distribua aleatoriamente os crachás pelas carteiras. Ao entrarem, os estudantes deverão procurar o seu nome e sentar na carteira onde se encotnra o seu crachá (alterne crachás escritos com letra de forma e letra cursiva)

Sugestão 04: Escolha ou sorteie estudantes que deverão ler e entregar os crachás dos colegas. Tenha o cuidado de envolver todos eles nessa dinâmica.

Com certeza criatividade não falta ao professor, então quem tiver mais sugestões adoraria recebê-las!



Fonte: As sugestões de atividades foram retiradas do Caderno Pedagógico de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.



IDENTIDADE DO ALUNO


Deixei na Aba de Downloads algumas sugestões para montar um Portfolio sobre o aluno.
Antes de iniciar este trabalho seria interessante trabalhar a música "Gente Tem Sobrenome" do Toquinho, e fazer uma Interpretação Básica.
Discutir qualquer texto trabalhado é essencial.

Algumas perguntas e exercícios que poderão ser feitas:

1 - De que tipo de texto se trata?

2 - Quem é o autor?

3 - Quantas estrofes, frases e versos há na música?

4 - Perguntar se conhecem os personagens citados na música, apresentar fotos e imagens.

5 - Perguntar o porque é importante ter um nome e sobrenome. Onde se registra o nome das pessoas? E o que acham que pode acontecer com uma criança que não tem registro de nascimento? (Mostrar uma Certidão de Nascimento ou pedir que as crianças levem)

6 - Circular o título da música. E pintar os espaços da primeira estrofe.

7 - Elaborar legendas para destacar informações no texto, exemplo: pintar de amarelo o nome das flores, de azul os brinquedos e de verde os alimentos.

8 - Substituir algumas palavras no texto que não alterem o sentido, exemplo: "Renato é Aragão, o que faz confusão" , substituir a palavra confusão.

9 - Descobrir no texto palavras que rimam.

10 - Pedir para desenharem os brinquedos já destacados no texto.

11 - Destacar a primeira sílaba das palavras: Caetano, Renato, Vinicius, Chaplin, Maguila...e pedir que encontrem nome de colegas que também comecem com esta sílabas (Você também pode destacar somente a primeira letra)

12 - Com a palavra bola solicitar que as crianças troquem a letra inicial ou a letra l, formando novas palavras (Usar alfabeto móvel)

Sempre leia várias vezes o texto, como já comentei no post Alfabetizando com Textos. Além disso é importante ler as palavras destacadas, durante os exercícios, com entonação.


Para saber mais


SUGESTÕES VOLTA ÀS AULAS......ATIVIDADES!

SUGESTÕES DO BLOG ALFABETIZAÇÃO CONSCIENTE, PARA VOCÊS!!!

CARTEIRA DE IDENTIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO


Carteira de Identidade adaptada para o 1º e 2º ano (Alfabetização).

Para fazer download do arquivo clique aqui!

COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO....


As férias estão quase acabando, já é hora de começar no ano letivo que iniciará. Com esta reportagem da Revista Nova Escola você aprenderá passo-a-passo como fazer um planejamento.


Leia Mais...

CRÉDITOS: ALFABETIZAÇÃO CONSCIENTE*

ATIVIDADES VOLTA ÀS AULAS!

Caderno de Comunicados

Esta sugestão é da professora Solange Paglarini, uma forma muito útil para a comunicação diária entre a escola, o professor e a família do aluno.

Fonte: Educação infantil o guia da professora


Corrente Amigos Sala de Aula

Essa corrente demonstra a afinidade entre alunos. Deve ser feita, no começo, no meio e ao final do ano, e comparado com os alunos, a importância de cada amiguinho, no decorrer do ano.

Você vai precisar:
Folha de papel tamanho A4 - dê preferência a utilizar um papel mais grosso, de maior gramatura, assim a corrente ficará mais firme. Tesoura - Hidrocor de várias cores - Lápis de cor - Grampeador - Barbante.
Montagem:
Imprima as partes da corrente. (se for necessário, pelo número de alunos, imprima um número maior de folhas). Recorte, conforme indicado. Escreva o nome de cada amiguinho da sua turma, em um dos bonecos, de acordo com a afinidade que cada aluno tem com você. Pinte as imagens uma a uma, com hidrocor e lápis de cor. Prenda um pedaço de barbante no braço dos bonecos da extremidade e pendure na sala de aula. Não esqueça de escrever o nome de quem fez a corrente, na parte detrás da corrente.
Está pronta sua Corrente Amigos da Sala de Aula।
Fonte: 1Papacaio

Identidade

Vamos conhecer nossos alunos?



O aluno mesmo ajuda a confeccionar seu próprio crachá.

E você também pode fazer uns balões de boas vindas, deixar na sala e cada um procura o seu.


Para receber os alunos.....





FONTE: Guia prático para professores- Ensino Fundamental

Lateralidade

Dica do site Kidsmart para trabalhar a Lateralidade com a Educação Infantil.


I. Gomas Coloridas
Atividade de grupo.

Objetivo Geral
Estruturar o conhecimento físico dos objetos.
Experiência Significativa
Distinguindo e identificando cores.

Desenvolvimento
Realizar cartôes com gomas de diferentes cores e outro com uma formiga. Só um aluno terá o cartão com a formiga eo resto terá cartões com as gomas. A professora indicará ao aluno que tem a formiga a cor da goma que deve "comer" e ele deve chegar ate ela, para abraçá-la.

Recursos e Materiais
Cartões com gomas coloridas।Um cartão com uma formiga

II। Vamos brincar de jogar no pátio?
Pequenos grupos.
Objetivo Geral
Desenvolver a lateralidade.Identificar as relações espaciais.
Experiência Significativa
Reconhecendo o lado esquerdo e direito nos outros.Seguindo direções (para a frente, para trás, para cima, para baixo).
Desenvolvimento
A professora desenhará quadros no chão com giz e colocará um objeto em vários quadros. Um aluno ficará dentro de um dos quadros a professora pedirá ao resto das crianças que estão observando que indiquem como ela deve se mover para chegar ao objeto que ela indicar. Exemplo: A professora pedirá que chegue até o quadro onde está a boneca e seus colegas lhe darão as "dicas": "dê 2 passos para a direita, 1 para a frente e 4 para a esquerda".

Recursos e Materiais
Giz।Diversos objetos.

Fonte: KIDSMART

CAPAS PARA CADERNO

ESTA ATIVIDADE ESTÁ NO BLOG DE SOLANGE PAGLARINI.





















FONTE: COLEÇÃO PASSO A PASSO

ATIVIDADES VOLTA ÀS AULAS!

Essas ideias são do Blog Mistura de Alegria*. Muito legal. Aproveitem!

Beijoooosssss!!

Solange Branco


MENSAGEM DE INÍCIO DAS AULAS



MENSAGEM DE INÍCIO DAS AULAS


LEMBRETE PARA OS PAIS- VOLTA ÀS AULAS

Geografia: As moradias


Atividade sobre as moradias:


Tipos de moradias para colorir:











Montagem da casinha:


CRÉDITOS PARA: CARINHARTE FUN*