Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quarta-feira, 17 de setembro de 2008

FRASES E REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes".
(Paulo Freire).
"A educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceito pelo interessado".
(Carlos Drummond). "A educação para o sofrimento, evitaria senti-lo, em relação a casos que não o merecem".
(Carlos Drummond) "O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la". (Ralph Emerson).
"O essencial, com efeito, na educação, não é a doutrina ensinada, é o despertar".
(Ernest Renan). "O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter".
(Sócrates)."A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida". (John Dewey). "A educação é para a alma o que a escultura é para um bloco de mármore".
(Joseph Addison). "A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces".
(Aristóteles). "A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida".
(Sêneca)."A educação pública nunca resolve o difícil problema do desenvolvimento simultâneo do corpo e da inteligência". (Honoré de Balzac).
"A educação desenvolve as faculdades, mas não as cria". (Voltaire).
"A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui". (Jean Jacques Rousseau)

"Ousarei expor aqui a mais importante, a maior, a mais útil regra de toda a educação? É não ganhar tempo, mas perdê-lo". (Jean Jacques Rousseau)
"Tudo está na educação. O pêssego dantes era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade". (Mark Twain)

"A boa educação consiste em esconder o bem que pensamos de nós próprios e o pouco bem que pensamos dos outros". (Mark Twain)
"Toda a educação assenta nestes dois princípios: primeiro repelir o assalto fogoso das crianças ignorantes à verdade e depois iniciar as crianças humilhadas na mentira, de modo insensível e progressivo". (Franz Kafka).
"Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo". (Edward Gibbon).

"Toda a educação se reduz a estes dois ensinamentos: aprender a suportar a injustiça e aprender a suportar o aborrecimento". (Ferdinando Galiani)

POEMA: ESCOLA É... por PAULO FREIRE

Escola é
... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.(Paulo Freire)

Receita de uma boa leitora e escritora

Ingredientes:
• 1 menina interessada nos livros dos irmãos.
• 3 irmãos leitores de contos infantis e gibis.
• 1 professora de 1ª série séria e competente.
• Pais preocupados com a alfabetização dos filhos.
• 6 livros infantis.
• 4 gibis.

Modo de fazer:
1) Coloque 1 menina junto aos irmãos em 1 quarto ou sala silenciosa e junte os 6 livros e 4 gibis (variados) todos os dias, em um horário determinado, de preferência antes do jantar.
2) Verifique se os pais estão atendendo às expectativas e necessidades da menina com compreensão, atenção e carinho.
3) Matricular a menina na 1ª série. Na 1ª série a menina deve encontrar 1 professora séria, que possibilite que ela continue lendo os livros e os gibis.
4) Depois de alfabetizada e com muito interesse, a menina torna-se uma boa leitora e escritora.

Alfabetização socioconstrutivista®

Ler cuidadosamente antes de usar.
Uso pediátrico e adulto.

Composição:
Planejamento ................................................100 mg
Dedicação....................................................100 mg
Intervenção-mediação ........................................100 mg
Credibilidade................................................100 mg
Mobilização..................................................100 mg
Diversidade de textos .......................................100 mg
Amor ........................................................100 mg

Informação ao professor
O processo de alfabetização precisa ser reconstruído. Para isso, devemos
estudar muito e contar com teorias que embasem, que orientem o
nosso trabalho. Aprendemos construindo e, para construir, temos que
pensar.O professor deve ser mediador e saber como a criança aprende.
É importante o trabalho em grupo. Caso surjam dúvidas desagradáveis
durante a alfabetização, aconselha-se estudar mais e planejar melhor,
selecionando novas atividades que favoreçam uma alfabetização eficiente.

Indicações
É indicada a todas as crianças, sem distinção de idade, cor, raça, religião
ou classe social, e a jovens e adultos que ainda não tenham feito uso
do medicamento.
Contra-indicações
Não tem.
Precauções
O trabalho deve estar centrado nos textos. É fundamental trabalhar
com textos diversificados. Mas esse trabalho, para ser eficaz, depende da
intervenção que o professor vai fazer.
Reações Adversas
Professores que não acreditam na capacidade da criança de aprender e
não acreditam que ela aprende construindo seu conhecimento devem ser
advertidos da possibilidade de a criança não se alfabetizar com sua ajuda.

Posologia
Textos diversificados, atividades de acordo com o nível de aprendizagem
que a criança se encontra, num total de pelo menos quatro horas
diárias. Advertimos que quando as atividades não são administradas
em conformidade com as doses preconizadas e não são mediadas
corretamente pelo professor, não se promove alfabetização significativa.
Uso sob prescrição pedagógica.

Responsável técnica: Professora Ligia F. Jacomini Machado
Mandaguari – Paraná – Brasil