Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


terça-feira, 11 de maio de 2010

RECEITINHAS DO BLOG RAINHA DO LAR.....

Sopa rústica de mandioca



É rústica porque não fiz em formato creme, daquele mais lisinho, que você obtém batendo a mandioca no liquidificador ou passando-a pelo mixer na panela. Não, aqui a sobra da mandioca de domingo, já muito bem cozida e quase desmanchando, foi para a panela direto, onde já estava um caldo bem encorpado feito com carne e calabresa.

Na panela de pressão coloquei pedaços de coxão duro já limpos. Deixei até que a carne começasse a fritar e "pegar" na panela. Juntei um pouquinho de azeite, uma cebola e meia picada, uns 3 dentes de alho amassados, 2 folhas de louro e deixei tudo fritando até dourar. Cobri com água quente, temperei com sal e pimenta e levei à pressão até que carne estivesse ultra macia (coisa de uns 30, 40 minutos). Abri a pressão, juntei a calabresa em cubinhos pequenos, acrescentei a mandioca cozida e deixei tudo cozinhando (sem pressão) até virar um caldo grosso, mexendo vez ou outra para não grudar no fundo da panela. Parte da mandioca derreteu e outra parte ficou em pedacinhos macios, do jeito que eu queria.


Cestinha de massa de pastel

(receita enviada por Haigli Fensterseifer)



Oi comadres e eventuais cumpadres !!

Segue mais uma receitinha hiper fácil para o lanchinho de domingo.

Vais precisar de massa para pastel pequena e forminhas metálicas, tipo muffin e recheio de sua preferência.
Fiz com presunto picado, queijo muzarella, provolone, azeitonas, um ovo batido, requeijão um pouco de maionese, tudo a olho. Separe a massa de pastel e coloque numa forminha de muffin, devidamente untada, ponha o recheio, sem encher demais, salpique com orégano, gergelim e pimenta ralada na hora. Leve ao forno pré-aquecido, baixe a temperatura e deixe de 20 a 25 minutos.

Dica, faça queijadinhas usando a mesma massa, misture uma caixa de leite condensado, um pacote de queijo ralado e um ovo batido, distribua a massa nas forminhas e coloque a mistura, fogo baixo por 20 a 25 minutos.

As crianças vão adorar
Beijo dos pampas



Fonte: http://www.rainhasdolar.com/

Labirinto da tabuada

Para fazer um belo gol nesse campo de futebol, é preciso estar afiado na tabuada. Elaborado pelo matemático Antonio José Lopes Bigode, esse desafio coloca em jogo as propriedades da multiplicação.

Leia mais sobre Matemática

Faça o download deste jogo

Copa do Mundo na África do Sul

Copa do Mundo 2010 - África do Sul. Ilustração: Editoria de arte

Em junho de 2010 começa a Copa do Mundo na África do Sul. Aproveite o maior evento de futebol do planeta para tratar não apenas do esporte, uma das grandes paixões brasileiras, mas também das nossas raízes culturais africanas e do respeito à diversidade. Confira a reportagem sobre os pólos de desenvolvimento do continente africano e abaixo, mais de 50 links relacionados ao tema.

Fonte: Revista Nova Escola

MAÇA FAZ BEM Á SAÚDE

Mulher comendo maçã

Não deixe a maçã de fora de sua dieta
Foto: Getty Images

A casca da maça tem um alto valor nutricional, o que ajuda o nosso corpo em uma série de tarefas difíceis, como controlar o colesterol, regular o intestino, eliminar toxinas do sangue e lutar contra o envelhecimento da pele.

Essa mesma frutinha, que carrega cerca de 60 calorias a cada unidade, possui fibras que aumentam a saciedade e controlam aquela vontade incontrolável de comer doce. Quer melhor alimento para enganar a fome sem ganhar peso?

Os principais nutrientes da maçã

Ácido fosfórico: elimina cálculos
Faz os rins trabalharem melhor e previne infecções na garganta.

Cálcio: evita a osteoporose
O fortificante também regula os batimentos cardíacos.

Carboidratos: fortalecem os músculos
É importante fonte de energia para o nosso corpo.

Celulose: melhora a digestão
Estimula também o bom funcionamento do intestino.

Cobre: purifica o sangue
Evita doenças cardiovasculares.

Ferro: combate a anemia
Favorece a formação de glóbulos vermelhos do sangue.

Fibras: regulam o intestino
Melhoram a circulação, diminuem as taxas de colesterol, previnem o câncer de cólon e a diverticulite, um tipo de inflamação do intestino.

Fósforo: ativa a memória
Protege contra o cansaço e a fadiga mental.

Potássio: é diurético
Ajuda os rins a eliminar as toxinas do corpo.

Vitaminas do Complexo B: evita a pele cansada
Também regulam o sistema nervoso e previnem contra a queda de cabelo.

Fonte: http://www.mdemulher.abril.com.br

DICAS DE LEITURAS

fbetto_jerusalem








Autor de 51 livros, editados no Brasil e no exterior, Frei Betto nasceu em Belo Horizonte (MG). Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. Frade dominicano e escritor, ganhou em 1982 o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, por seu livro de memórias Batismo de Sangue. Em 1986, foi eleito Intelectual do Ano pelos escritores filiados à União Brasileira de Escritores, que lhe deram o prêmio Juca Pato por sua obra “Fidel e a religião”. Seu livro "A noite em que Jesus nasceu" (Editora Vozes) ganhou o prêmio de "Melhor Obra Infanto-Juvenil" de 1998, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 2005

, o júri da Câmara Brasileira do Livro premiou-o mais uma vez com o Jabuti, agora na categoria Crônicas e Contos, pela obra “Típicos Tipos – perfis literários” (Editora A Girafa).


SUGESTÃO DO AUTOR PARA AS CRIANÇAS

SINOPSE

Afrânio era um elefante especial. De sua tromba-clarineta nasciam as mais doces melodias. Com habilidades, equilibrava-se e dançava sobre uma enorme bola colorida. Tão grande e tão leve...

Hije a música tornou-se um ruído, e o dançarino, um simples paquiderme. Para Mariana, Afrânio era mais do que músico e dançarino: era seu querido animal de estimação. Para os moradores do prédio e da cidade, um estorvo, uma aberração!

O coro dos icomodados aumentava cada dia: meninas combinam com cachorrinhos, gatinhos, peixinhos ou, quando muito, com elefantinhos de pelúcia. Uma coisa, diziam, era Afrânio no circo. Outra coisa, enfatizavam, era Afrânio fora do circo. Você acredita que a menina de olhos amarelos, sardas no rosto e tranças azuis abrirá mão do amigo Afrânio?

  • Editora: Mercuryo
  • Autor: FREI BETTO
  • ISBN: 8572721967
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2003
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 39
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Grande


HISTÓRIAS DE PARATY




PARATY: CIDADE HISTÓRICA, MONUMENTO NACIONAL

HISTÓRIAS DE PARATY

AS IGREJAS DE PARATY



Festa Literária
Internacional de Paraty
2010
de 4 a 8 de agosto


HOMENAGEADO EM 2010

Após homenagem a Manuel Bandeira na edição 2009, o homenageado da FLIP 2010 é o sociólogo Gilberto Freyre.

Gilberto Freyre
Gilberto Freyre

OLAVO BILAC - POESIAS


OLAVO BILAC (1865 - 1918)

Paulo Franchetti *

O nome de Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac (1865-1918) foi, durante muito tempo, sinônimo de “poeta”. Adorado em vida, venerado no período subseqüente à sua morte, o “príncipe dos poetas brasileiros” apenas a partir de meados de novecentos foi sendo deixado de parte.

De modo geral, pode-se compreender a história da literatura brasileira dos anos de 1880, nos quais a propaganda republicana ganhou corpo, até a época do Modernismo, como o período de construção de um público médio e da feliz identificação entre as expectativas desse público e a realização estética que lhe era oferecida pelos escritores mais notáveis. Bilac e seus companheiros parnasianos não apenas criaram, no final do século XIX, um gosto homogêneo e difundido, que persistiria por décadas, mas solidificaram a idéia de que construir uma literatura pautada pelo respeito à norma e pela integração do intelectual na vida política e econômica da nação era um dos principais requisitos para construir e manter a própria nacionalidade republicana.

No que diz respeito à poesia, Bilac permanece, a cem anos de sua morte, o poeta mais lido e talvez mesmo o único a ter edições e a receber atenção crítica continuadas dentre os da sua época e escola. É que, embora cultor da métrica impecável e da forma elaborada em poesia, Bilac nunca é obscuro e raras vezes precioso. Pelo contrário, se há um defeito recorrente em sua poesia é o intuito didático, a vontade de comunicação e de clareza que impele tantos dos seus versos para a explicitação excessiva. Desse didatismo e dessa vontade de comunicação advém um traço estilístico que é todo seu e o distingue entre os contemporâneos parnasianos: a apostrofação excessiva.

A apostrofação, o gosto pela descrição e pela narração objetiva de episódios históricos e o apuro lingüístico fazem que muito da sua obra tenha aspecto de atividade didática, centrada na comunicabilidade, na clareza expressiva e no caráter exemplar da correção sintática. Mas a sua competência técnica, o seu lirismo muitas vezes notável e a sua veia erótica (tão acentuada que, ainda em 1921, Mário de Andrade julgava importante defendê-lo da acusação de obscenidade) fazem dele, como afirmava o mesmo Mário, “o maior dentre os parnasianos” brasileiros. Na verdade, o tipo, a partir do qual se podem definir as variações.

Além de poeta, Bilac foi também autor de livros para uso escolar: a partir de 1904 fazem sucesso as suas Poesias infantis; e em 1913, junto com Manuel Bomfim, publica uma narrativa para uso nas escolas primárias, intitulada Através do Brasil. A par dessas obras, ao longo do tempo, em colaboração com outros autores, Bilac assina também um volume de Contos Pátrios, um Livro de Leitura, um Livro de Composição, e ainda A Pátria Brasileira e o Teatro Infantil.

* Paulo Franchetti é professor titular do Departamento de Teoria Literária da Unicamp.

FAÇA O DOWNLOAD DA OBRA DE OLAVO BILAC. ACESSE AQUI: POESIAS INFANTIS

Toda a poesia de Vinicius de Moraes

maio 10, 2010 por Lia Vasconcelos



Esse é o título da iniciativa da Biblioteca Brasiliana da Universidade de São Paulo, que colocou na internet a poesia completa de Vinicius de Moraes. A biblioteca, feita a partir do acervo doado pelo bibliófilo José Mindlin, está atualmente em processo de total digitalização.

A bola da vez foi o poeta, que viveu entre 1913 e 1980, e foi um dos nomes mais significativos da vida cultural brasileira do século 20. O projeto só foi possível devido à liberação dos direitos autorais pela família de Vinicius de Moraes.

Os 15 livros digitalizados são: “O caminho para a distância” (1933), “Forma e exegese” (1935), “Ariana, a mulher” (1936), “Novos poemas” (1938), “Cinco elegias” (1943), “Poemas, sonetos e baladas” (1946), “Pátria minha” (1949), “Orfeu da conceição” (1956), “Livro de sonetos” (1957), “Receita de mulher” (1957), “Novos poemas II” (1959), “Antologia poética” (1960) (1ª ed. 1954), “O mergulhador” (1968), “A casa” (1975) e “Um signo, uma mulher” (1975).

Vai .

Fonte: Feira Literária de Paraty-RJ

Modelo e confecção de coração entrelaçado- para o dia da mulher

DICAS DO BLOG VIDA DE PROFESSORA*

Retirado do livro "Os Mensageiros de Deus"- 3ª série- editora CPB

Pode-se fazer em EVA, colocar dentro um cartão,uma flor ou um bombom.




Como fazer uma linda flor multicor- dobradura

Faça três corações flor e cole um ao outro



Cole um palito de sorvete nos corações das laterais


Para abrir a flor, levante os dois palitos e junte-os do outro lado


Veja que linda a flor aberta!

Fonte: Vida de professora*

Vaso florido - artesanato e dobradura

Sugestão do site Mulher Criativa
onde encontramos também as fotos
do passo a passo desta flor.


Se os alunos foram maiores poderão se orientar pelo diagrama abaixo:



Fonte: Vida de professora*

Cartão "pula coração" - passo a passo

Cortar em papel que seja colorido dos dois lados:
-um coração vermelho
-um retângulo rosa claro
-um retângulo rosa mais escuro


Moldes

Molde de corações ( dá para mais de um cartão)

Dobrar seguindo as
linhas pontilhadas



Cartão pronto

ATIVIDADES PARA O MÊS DE JUNHO

A ABELHA VOADORA....

Um trabalho para desenvolver com as crianças do maternal.

Encontrei aqui
http://www.augustolaranja.com.br/maternal.htm

RECICLAGEM - MEIO AMBIENTE

Espelho de bolso

Para assinalar o Dia da Mulher, a Prof. Ritiiiiinha* sugere estes espelhos, para oferecer às mulheres mais especiais da nossa vida: as nossas mães!

Primeira parte:

Recortar retângulos em eva, e recortar circulos, depois aplicar os "espelhos", que na verdade são discos rigidos dos computadores! No buraco dos discos, aplicar a foto plastificada de cada criança. Depois colar tudo com cola super3.
Em seguida desenhar e recortar as mãos das crianças... e desenhar um coração.
Para fechar utilize velcro.

Depois a parte deles:
Pintaram as mãos e o coração com tinta acrílica.
Com uma caneta de acetato fizeram pintinhas à volta do espelho...

E a frase:
Uma mulher especial
Acarinha a minha mão
Olha para mim... e sorri
E eu guardo-a no meu coração.

E, por fim, um embrulho muito simples: papel de seda com um lacinho em ráfia.

Fundo do mar


A base deste fundo do mar são caixas de cereais.
Para a estrela rasgar pedacinhos de papel de lustro e colar.
A âncora foi preenchida com papel de alumínio, também rasgado aos bocados.
O polvo foi preenchido com arroz e depois pintado. Tem olhos móveis e a boca é feita com limpador de cachimbo.
Os golfinhos foram pintados com guache.


Coroas de Reis

Azul, rosa, amarelo, vermelho, laranja...
Coroas de todas as cores...
Foi utilizado caixas de cereais para fazer as coroas, primeiro começa por pintar a coroa da cor preferida. Depois, enquanto secava, fizar bolinhas com papel de alumínio para colar na coroa. Por fim preencher as estrelas com purpurina. Simples e bonitas!