Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


terça-feira, 11 de maio de 2010

22 de maio - DIA DO APICULTOR

O que é Apicultura?

Apicultor


É a criação de abelhas para produção de mel e cera e também é a parte da zootecnia especial dedicada ao estudo e à criação de abelhas para os seguintes fins: produção de mel, própolis, geleia real, pólen e veneno. Além disso, as abelhas são óptimas polinizadoras.

A apicultura é uma actividade muito antiga em que as suas origens estão na pré-história. São famosos os desenhos descobertos em cavernas na Espanha, mostrando o homem primitivo colhendo o mel de um enxame, com o auxílio de uma escada de cordas presa ao topo de um barranco. Antigos registos do Egipto, Mesopotâmia e Grécia descrevem fatos sobre a criação de abelhas. A Bíblia faz inúmeras referências ao mel e enxame de abelhas. Portanto, o homem e as abelhas já se conhecem há muitos séculos.

A exploração dessa actividade sempre foi feita de maneira muito rudimentar, anti-económica, obtendo-se o mel e a cera em pequenas quantidades, pouco se interessando pela vida no interior do enxame. Os enxames eram quase totalmente destruídos no momento da colheita do mel, tendo que se refazer a cada ano. Porém, com o conhecimento adquirido através dos tempos, hoje o convívio com a abelha é diferente.

Actualmente, quando se fala em desenvolvimento rural, a apicultura e a meliponicultura são imagens que vêm imediatamente à mente, pois a criação de abelhas é uma actividade de desenvolvimento sustentável. As abelhas são indirectamente responsáveis pela produção de alimentos: frutas, legumes e grãos.

Existem cerca de vinte mil espécies de abelhas descritas, distribuídas em oito famílias que são:

Colletidae
Andrenidae
Oxaeidae
Halictidae
Melittidae
Megachilidae
Anthophoridae
Apidae

Apicultor

Entre as abelhas existem diferentes modos de vida, denominados graus de sociabilidade, porém, é na família Apidae que encontramos as abelhas mais evoluídas socialmente.

Os dois graus de sociabilidade mais extremos são as abelhas de vida solitária e as totalmente sociais.

Das mais de vinte mil espécies de abelhas, 85% são de vida solitária, 10% são cleptoparasitas, ou seja, “abelhas ladras”, de hábito solitário, que não constroem seu ninho, mas sim, realizam sua postura em células construídas por outras solitárias e apenas 5% das abelhas apresentam algum grau de sociabilidade.

As abelhas com sociabilidade bastante desenvolvida como as abelhas europeias, as africanas e as abelhas indígenas sem ferrão, representam um grupo reduzido dentro desses 5%.

As abelhas prestam serviços ecológicos quando, ao polinizarem as mais diversas flores, contribuem para a produção de melhores frutos e sementes, a base da pirâmide ecológica. Na agricultura, os polinizadores são importantes para várias culturas agrícolas.

Além disso, actualmente, quando se fala em desenvolvimento rural, a apicultura e a meliponicultura são imagens que vêm imediatamente à mente, pois a criação de abelhas é uma actividade de desenvolvimento sustentável. As abelhas são indirectamente responsáveis pela produção de alimentos: frutas, legumes e grãos.

Apicultura migratória é o caminho para atender as necessidades de polinização dos pomares e culturas para a produção de sementes e frutas. E o Brasil, como um dos principais produtores de alimentos do mundo, não pode dispensar a participação das abelhas para garantir a produção, quando os outros insectos de polinização estão sendo destruídos progressivamente pela aplicação cada vez mais intensa e descontrolada dos defensivos agrícolas.

Apicultura é a criação de abelhas em continuamente sob controlo do homem, alojadas em colmeias artificiais, utilizando métodos e equipamento criados para melhor explorar as capacidades naturais deste insecto. Seja por simples passatempo ou por amor à natureza, seja por curiosidade ou por necessidade de estudos, seja por interesse económico, o certo é que mais e mais pessoas se sentem atraídas pela criação de abelhas nos dias actuais, tornando-se portanto, apicultores. A apicultura é uma actividade muito antiga, mergulhando suas origens na pré-história.

São famosos os desenhos descobertos em cavernas da Espanha, mostrando o homem primitivo colhendo o mel de um enxame, com o auxílio de uma escada de cordas presa ao topo de um barranco. Antigos registos do Egipto, Mesopotâmia e Grécia descrevem fatos sobre a criação de abelhas. A Bíblia faz inúmeras referências ao mel e enxame de abelhas. Portanto, o homem e as abelhas já se conhecem há muitos séculos. A exploração dessa actividade sempre foi feita de maneira muito rudimentar, anti-económica, obtendo-se o mel e a cera em pequenas quantidades, pouco se interessando pela vida no interior do enxame. Os enxames eram quase totalmente destruídos no momento da colheita do mel, tendo que se refazer a cada ano. Porém, com o conhecimento adquirido através dos tempos, hoje o convívio com a abelha é diferente.

A importância das Abelhas

As abelhas são sem dúvida, os insectos de maior utilidade para o homem. Dizemos para o homem, porque para a natureza todos os seres, são úteis e tem a sua razão de ser, fazendo parte de um contexto geral no qual o próprio homem tem o seu lugar. As abelhas, porém, fazem a polinização das flores e ainda nos fornecem cera, geleia real, mel, pólen, pró polis e seu veneno, todos produtos amplamente aproveitados como alimento natural ou finalidades medicinais preventivas e curativas.

Apicultor

Apiterapia

É a ciência da cura das enfermidades com produtos apícolas, embora tendo uma denominação nova, tem profundas raízes na medicina tradicional de muitos povos. Há registos que relatam a prática da apicultura e o uso dos produtos apícolas pelos egípcios há cinco mil anos. Criar abelhas não se destina somente a produção de mel, mas também à polinização agrícola, produção de própolis, pólen, geleia real e apitoxina.

Apiário

O apiário é um conjunto racional de colmeias, devidamente instalado em local preferivelmente seco, batido pelo sol, de fácil acesso, suficientemente distante de pessoas e animais. Colmeia é o nome dado ao local em que as abelhas habitam. O apiário sofrerá durante toda a sua existência, a interferência de factores do meio ambiente no qual esta instalado, tais como: temperatura, humidade, chuvas, florações, ventos, pássaros predadores, insectos inimigos e concorrentes. O meio ambiente no qual está instalado o apiário, onde vivem e trabalham as abelhas, será em grande parte, responsável pelo progresso ou não conforme sejam as condições favoráveis.

Portanto, caberá ao apicultor, o emprego da apicultura racional, ou seja, o correcto manejo das abelhas, para obter resultados positivos no desenvolvimento do apiário.

Fonte: www.apisantos.com


O que é ser apicultor?

Apicultores são aos profissionais que trabalham com a confecção dos produtos das abelhas, tais como mel, própolis, geléia real, pólen e etc.

Esse profissional deve conhecer e apreciar o universo e o cultivo das abelhas, o funcionamento de uma colméia e saber todas as informações necessárias sobre sua reprodução e biologia.

A extração dos produtos das abelhas é uma função que exige do profissional cuidados específicos.

O apicultor tem também a necessidade de se aprofundar no conhecimento sobre plantas e flores, bem como sobre seu plantio, para melhor desenvolvimento de sua produção apiária.

Apicultor

Quais as características necessárias para se tornar um apicultor?

O apicultor deve gostar e entender a biologia das abelhas e de sua função no ecossistema.

Características desejáveis:

determinação
disciplina para a realização das revisões das colméias nas datas determinadas
raciocínio espacial
habilidade manual
paciência
habilidades agrícolas

Qual a formação necessária para ser um apicultor?

Essa é uma profissão que não necessita de uma formação específica. A prática da apicultura faz com que o profissional tenha capacidade de desenvolver plenamente sua atividade, embora existam alguns cursos de capacitação e de iniciação à apicultura. É recomendável, contudo, que o profissional saiba lidar com as colméias e tenha o mínimo de experiência rural, de modo que saiba cultivar e cuidar do seu apiário. O apicultor deve sempre se informar, sobre os melhores produtos para a criação das abelhas, tais como os equipamentos nos quais elas são cultivadas ou até mesmo sobre o planejamento espacial das criações.
Principais atividades

Os apicultores exercem as seguintes atividades:

produção de mel
produção de própolis
produção de pólen
produção de geléia real
produção de abelhas rainhas
produção de apitoxina
produção de cera
locar as colméias para a polinização das culturas
comercialização de enxames e crias

A apicultura não exige a presença do apicultor diariamente no apiário, logo, pode ser desenvolvida como atividade secundária e como renda complementar à propriedade rural.

Pode também ser desenvolvida como atividade principal e de modo profissional, o que exigiria uma experiência e uma quantidade de colméias maiores, de no mínimo 500 colméias (cada colméia pode abrigar até 80 mil abelhas).
Instrumentos de trabalho

Os principais instrumentos que um apicultor deve aprender a manusear são:

martelo de marceneiro
alicate
esticação, corte e aplicação de arame
carretilha -fixação de cera no arame
incrustador elétrico de cera -fixação de cera no quadro, por meio do aquecimento do arame
limpador de caneleta - raspar a cera velha do quadro
fumigador - produz fumaça
formão - auxilia na abertura dos recipientes, remoção dos quadros, limpeza da colméia, raspagem do própolis, remoção de traças, etc.
vassoura ou espanador apícola -remoção das abelhas sem feri-las
apanhadores de zangões
alimentadores
protetores de realeira
gaiolas de transporte
macacão - deve ser de cor clara para não irritar as abelhas, confeccionado com tecidos grossos de brim ou sintéticos Pode ter a máscara acoplada ou não.
luva - usada para proteger as mãos do ferrão das abelhas
bota - deve ser também de cor clara e de cano alto, para evitar que as abelhas consigam entrar na roupa do produtor.

Áreas de atuação e especialidades

O apicultor é um profissional autônomo, ele pode exercer suas atividades sem a presença de mais produtores. Portanto, é o único responsável por todo o processo de produção das abelhas, necessitando assim de uma área rural disponível para a instalação do apiário. Esse profissional pode trabalhar em sua propriedade rural ou pode ser contratado para trabalhar na propriedade de outro produtor.
Mercado de trabalho

A apicultura ainda é uma atividade familiar. Existem alguns projetos sendo implantados que abrirão novos postos de trabalho, mas como é uma atividade em que a mão-de-obra é especializada, ainda é difícil encontrar apicultores trabalhando para terceiros. Normalmente ele trabalha para si, já que a implantação da apicultura é relativamente barata diante de outras atividades agrárias. A apicultura não depende exclusivamente do mercado agrícola do país, tendo sua produção independente da situação econômica da lavoura.

Curiosidades

A extração do mel das abelhas é feita pelos homens desde a pré-história, sempre buscando novas fontes para retirar o favo, que não era separado, era uma mistura de mel, pólen, cera e crias. No Egito antigo, cerca de 2400 anos a.C., os homens começaram a colocar as abelhas em potes de barro, tornando o transporte e cultivo dos enxames mais fáceis. Portanto, os egípcios são considerados os pioneiros da apicultura Apesar disso, a palavra colméia vem do grego colmo (recipientes com forma de sino, feitos de palha trançada), pois seus enxames eram colocados nesses potes.

A partir de então, a importância das abelhas foi crescendo, e, com o tempo, elas se tornaram motivo para lendas, mitos, e viraram até símbolo real e de poder. Durante a Idade Média, as árvores eram sagradas, pois serviam de abrigo para novos enxames, e todos estes eram registrados em cartório, com direito à herança por escrito. Aqueles que fossem pegos roubando abelhas seriam punidos com pena de morte.

Cansado de ter que matar suas abelhas para recolher os produtos, o agricultor foi criando novas técnicas de coleta, de maneira que as abelhas continuavam dentro de recipientes propícios, sem matá-las nem deixá-las fugir.

O Reverendo Lorenzo Lorraine Langstroth, em 1851, verificou que as abelhas depositavam própolis em espaços inferiores a 4,7 mm e construíam favos em espaços superiores a 9,5 mm. A medida entre esses dois espaços foi chamada por Langstroth de "espaço abelha", que é o menor espaço livre existente no interior da colméia e pelo qual podem passar duas abelhas ao mesmo tempo. Essa descoberta proporcionou o desenvolvimento da apicultura racional, favorecendo o avanço tecnológico tal como conhecemos hoje.

Fonte: www.brasilprofissoes.com.br

Nenhum comentário: