Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


segunda-feira, 29 de junho de 2009

ATIVIDADES: FESTA JUNINA

NOME _______________________________ DATA _____ / _____ / _____

O(A) professor(a) vai ler a parlenda abaixo algumas vezes. Depois que todos tiverem aprendido, vocês irão inventar juntos uma parlenda parecida com esta.
Escreva, embaixo, a parlenda inventada por vocês.

LÁ EM CIMA DO PIANO
TEM UM COPO DE VENENO
QUEM BEBEU
MORREU
E O CULPADO NÃO FUI EU

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

ATIVIDADES: FESTA JUNINA



NOME __________________________ DATA _____ / _____ / _____

Leia a parlenda abaixo com o(a) professor(a). E, junto com o seu colega, marque
as palavras que o(a) professor(a) pedir.


CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI?
O GATO COMEU.
CADÊ O GATO?
FOI PRO MATO.
CADÊ O MATO?
O FOGO QUEIMOU.
CADÊ O FOGO?
A ÁGUA APAGOU.
CADÊ A ÁGUA?
O BOI BEBEU.
CADÊ O BOI?
FOI AMASSAR TRIGO.
CADÊ O TRIGO?
A GALINHA ESPALHOU.
CADÊ A GALINHA?
FOI BOTAR OVO.
CADÊ O OVO?
O PADRE BEBEU.
CADÊ O PADRE?
FOI REZAR A MISSA.
CADÊ A MISSA?
ACABOU!

Movimento: Jogos para dias de chuva


´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´
Jogos para dias de chuva
´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´
Fonte bibliográfica (adaptação):
Educação Física no cotidiano escolar,
Solange Valadares e Rogéria Araújo, Editora Fapi.

♥♥♥♥♥

1. O QUE NÃO COMBINA?
♥ Formação: Na sala de aula, o professor fará uma rodinha, com os alunos sentados.
♥ Desenvolvimento: O professor conversa com as crianças e explica que falará quatro coisas para que elas descubram uma que não combina.
Exemplos:
- boneca, bola, botão, peteca.
- sapato, tênis, bota, sabão.
- violeta, margarida, batata, rosa.

**********

2. MEU ESPELHO
♥ Formação: em duplas.
♥ Desenvolvimento: O professor explica que uma das crianças será o espelho do outro (a que imitará os gestos), isto é, todo gesto que um fizer, seu par deverá imitá-lo. O professor dá um sinal de início para começar a brincadeira. Sugestão: use música instrumental com ritmos variados para deixar a brincadeira mais divertida. Depois, o professor pedirá para que as crianças troquem os papéis.

***********

3. PROCURAR OS PARCEIROS
♥ Formação: as crianças ficarão espalhadas na sala.
♥ Desenvolvimento: O professor seleciona diversas gravuras (colar em cartolina) e recorta-as de forma que formem vários quebra-cabeças. No verso das peças de cada um dos quebra-cabeças, o professor utiliza um sinal (ou número) para marcar; observando que cada quebra-cabeça deverá ter um sinal diferente. Misturar as peças e distribuir uma para cada criança. Ao dar um sinal, as crianças observarão o sinal atrás de sua peça e deverão procurar os colegas que possuem as peças com o mesmo sinal, agrupando-se em algum espaço pela sala. As crianças deverão montar o quebra-cabeça.
Sugestão: use música instrumental como "marcadora" do tempo da atividade.

**********

4. O BARQUINHO
♥ Formação: crianças em roda ou em seus lugares. Precisa de um barquinho de papel.
♥ Desenvolvimento: O professor explica a brincadeira que consiste em repetir uma frase completando-a de acordo com o combinado: - " Lá vai o barquinho carregado de ...". Exemplo: frutas, flores, animais, etc.
A criança que recebe o barquinho, repete a frase acrescentando no final a "carga" que foi combinada (de acordo com a categoria estabelecida) e passa para o colega ao lado. E assim, sucessivamente, passando o barquinho de criança para criança, até que se esgote o que levar no barquinho.

***********

5. O BARBANTE MALUCO
♥ Formação: duas equipes de crianças em fila. Dois rolos de barbante.
♥ Desenvolvimento: Explicar a brincadeira antes. Ao sinal do professor, a primeira criança de cada equipe, passará o barbante pela sua cintura, dando três voltas, e entregará o rolo ao colega de trás, que fará o mesmo, e assim por diante, até chegar à última criança da equipe.
Quando a última terminar, começará a deserolar o barbante da cintura, enrolando-o outra vez no rolo, e assim sucessivamente, até chegar de novo na primeira criança. Será vencedora a equipe que apresentar ao professor o rolo de barbante novamente enrolado.

***********

6. ADIVINHE O OBJETO
♥ Formação: As crianças em roda ou em seus lugares.
♥ Desenvolvimento: Uma das crianças fica do lado de fora da sala. O professor combina com as crianças qual OBJETO da sala que o colega deverá descobrir. Após combinarem, o professor pede à criança que volte e lhe diz que, após fazer perguntas aos colegas, deverá tentar descobrir qual foi o objeto escolhido pela turma.
Só poderão ser feitas perguntas como:
- Ele é grande ou pequeno?
- É pesado ou leve?
- Qual é sua cor?
- É de algum colega da sala?
- É comprido ou curto?
Depois das respostas, a criança poderá fazer três tentativas de acerto. Se conseguir acertar, poderá escolher seu substituto; caso contrário, deverá pagar uma prenda (fazer uma imitação, cantar, etc). A brincadeira é reiniciada com a escolha de outro objeto.

***********

7. BARRACA DE FRUTAS
♥ Formação: crianças à vontade na sala, sentadas, se possível em roda.
♥ Desenvolvimento: Cada criança receberá um número (prender na roupa de forma que todos possam ver o número). Uma criança inicia a brincadeira dizendo:
" - Vendo frutas e tenho 12 maçãs na minha barraca."
A criança que tem o número 12 levanta-se e responde:
" - Engana-se, senhor, há 9 maçãs (ou outro número) em sua barraca."
Será a vez da criança com o número 9 ficar de pé e repetir a frase, falando outro número.
E assim por diante, até que todas tenham participado. A última criança a falar deverá dizer:
"- Senhor, não há mais maçãs em sua barraca."
Os números não poderão ser repetidos. Por isso, as crianças deverão ficar atentas!!!


***********

8. O CHAPÉU DO MANOEL
♥ Formação: As crianças ficam sentadas em rado, no centro da roda fica o professor.
♥ Desenvolvimento: Explicar as regras antes do jogo. A criança não poderá rir e nem falar, somente negar, balançando a cabeça, e apontar para outro colega.
O professor diz às crianças:
"- O senhor Manoel perdeu seu chapéu. Ele disse que uma criança achou e escondeu em sua casa. O senhor Manoel não sabe quem foi, mas eu estou achando que foi (diz o nome de uma criança)", e aponta para a criança na rodinha.
A criança não poderá rir, nem falar, somente negar (balançando a cabeça) e aponta para outro colega. O colega, por sua vez, deverá ter a mesma reação, e assim por diante.
A primeira criança que rir, ou falar, ou demorar a responder com a cabeça, pagará uma prenda, ou esperará a próxima rodada.

***********

Fonte: blog Baú das ideias*

Dia dos Pais

Sugestões
~~~~~~~~~~
Dia dos Pais
~~~~~~~~~~


Fizemos essa entrevista para fazer com o papai.
♥♥♥

Camisa porta-caneta
Se quiser, pode fazer um livrinho com trabalhinhos para e sobre o papai.
♥♥♥



A parte de baixo é um "cartão" que se abre.
♥♥♥
Obrigada, Jacirinha! Pois com tuas idéias criativas podemos nos inspirar e fazer trabalhos lindos!!!

♥♥♥

Essa é uma dica da Profa. Ivanise Meyer.
Um chaveirinho em EVA com desenho feito pela criança
com caneta de retroprojetor.
Prender o chaveiro na chave com fita adesiva
e colocar num saquinho de celofane decorado.
Enfeitar com fitilho.
♥♥♥
A chave é de cartolina com o dizer:
PAPAI
O teu amor é a chave
do meu coração!

Idéias para sala de aula

Potes para guardar colas e tesouras
......................................................

Materiais: potes de sorvete (vazios) com tampa, retalhos de EVA, cola quente, caneta para retroprojetor (detalhes), etiqueta.

Como fazer: colar os enfeites no pote usando a cola quente.
Colocar a etiqueta e cobrir com contact.

Retirado do Blog Baú das Ideias*

Flores em origami



Você já viu as sugestões do


Baú das Dobraduras?


........................................





Visite e veja as sugestões de flores e árvores.


Você poderá aplicar em painéis, murais, cartões e etc.





Linguagem 26: Caça-palavras

Caça-palavras
......................
O jogo de caça-palavras permite não apenas identificar a palavra igual ao modelo, mas perceber detalhes do sistema alfabético de escrita como: letra inicial e final, direção da escrita (esquerda-direita), seqüência de letras, dificuldades ortográficas (se o objetivo for a ortografia das palavras selecionadas), entre outros.

♥ Variação 1
- A professora monta um quadro com as letras e escreve em outro lugar as palavras que o aluno deve encontrar (banco de palavras). Após identificar a palavra, o aluno poderá pintá-la ou envolvê-la.

♥ Variação 2
- A professora monta um quadro com as letras e dá só uma pista: "Ache 5 nomes de frutas" por exemplo. Nesta variação, não há um banco de palavras.


♥ Variação 3
- A partir de um texto, o aluno destaca as palavras solicitadas. Por exemplo: No poema abaixo procure estas palavras: LINHA - ROSQUINHA - JANELA - MESA e passe uma linha em volta de cada uma.

As Tias


A tia Catarina

Cata a linha

A tia Teresa

Bota a mesa

A tia Ceição

Amassa o pão

A tia Lela

Espia a janela

A tia Cema

Teima que teima

A tia Maria

Dorme de dia

A tia Tininha

Faz rosquinha

A tia Marta

Corta batata

A tia Salima

Fecha a rima.

Elias José


♥ Variação 4
- Proponha que seus alunos, em grupo, construam o jogo de caça-palavras. Toda vez que propomos uma "construção" de um jogo pelas crianças, é importante que saibam jogar e conheçam as regras.

Linguagem 27: Trabalhando o nome

" Chamadinha "
~~~~~~~~~~~~
O nome da criança é o início da compreensão do sistema de escrita, sendo ponto de referência para as outras escritas. É uma forma estável que fornece índices de leitura para a criança: a letra inicial e a letra final. Através do nome, a criança aprende convenções (escrita da esquerda para a direita), o nome das letras e a seqüência das letras na escrita (Meyer, 2004).
A "chamadinha" é um momento na rotina da Educação Infantil ou nas Séries Iniciais, onde o professor trabalha com os nomes das crianças da turma. Além de ajudar na socialização, este momento colabora para a ampliação do conhecimento sobre escrita que as crianças já têm e que "colocam em jogo" nessas atividades.
A seguir há uma série de sugestões para tornar a "chamadinha" um momento de aprendizagem.
♥ ♥ ♥

♥ Objetivo: Ler usando índices de leitura (letra inicial, letra final, tamanho do nome, seqüência de letras e direção esquerda→direita) o seu nome e o nomes dos colegas de turma.

♥ Apresentar o nome, indicando a letra inicial. Obs.: Não dizer a "letra da Larissa", mas simplesmente "L". Fala-se o nome da letra e a criança identifica a quem pertence aquela inicial.

♥ Comparar os nomes a partir da contagem do número de letras: nomes com mais letras do que... ou com menos letras do que... nomes com mesmo número de letras que...

♥ Fazer conjuntos a partir de: letra inicial, letra final, número de letras, nomes dos meninos e das meninas, de quem está na sala e de quem está ausente.

♥ "Preguicinha": apresentar o nome escrito em uma faixa escondido dentro de um livro (por exemplo), a partir da letra inicial, escondendo as outras letras (o nome vai "aparecendo" lentamente).

♥ Brincar de "nome oculto": cada criança receberá o nome de um colega. A professora chama uma criança de cada vez para entregar o nome ao colega. Eles adoram essa brincadeira!!!

♥ Esconder os nomes pela sala para que as crianças procurem.

♥ Esconder as letras iniciais (alfabeto de madeira, cartolina ou E.V.A.) para que as crianças procurem.

♥ Brincar de "forca" de nomes da turma: graduar as dificuldades - colocar a letra inicial, ou a final, só vogais ou só consoantes.

♥ Adivinhar o nome a partir das características da criança. Exemplo: "esse nome é de uma menina de cabelos compridos e castanhos".

♥ Chamada por escrito: a professora registra no quadro-de-giz (ou blocão). As crianças registram como uma lista.

♥ A criança faz a chamadinha junto com a professora, apresentando os nomes e lendo. Esta é uma atividade individual que permite um acompanhamento das hipóteses de leitura.

♥ Obs.: Pode-se ter na sala uma lista "fixa", com os nomes de todas as crianças, que servirá como material de consulta das crianças.



Fonte: Meyer, Ivanise. Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2004.

Festa Junina: adivinhas

Adivinhas da Festa Junina
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Materiais: adivinhas em forma de versos, caderno da criança, cola, material para desenhar e adesivo para enfeitar (sugestão).

Etapas: Distribuí os versinhos, um de cada vez, para as crianças. A seguir o desafio era "adivinhar" a resposta. Depois, colamos no caderno, a criança desenhava e escrevia a resposta. Ficou organizado como está na foto, ao todo foram 4 versinhos (o primeiro é um convite para a brincadeira).
O desafio dessa tarefa era ler para descobrir a resposta. Quando eles não conseguiam apenas com a leitura, dava umas pistas: "é de comer", "é doce", etc.
As crianças gostaram muito dessa atividade.


Eu já fiz também como um bloquinho individual, cada versinho em uma página (1/4 de folha). Já fiz em blocão (coletivo).


Versinhos:


1. Versinho de abertura

Essa brincadeira
É de adivinhar
Leia o versinho
E você vai acertar!

2. Resposta: bandeirinha

Deixo a festa bonita
O vento faz balançar
Sou de cores variadas
Você vai me colar.

3. Resposta: chapéu

Feito de palha
Na cabeça eu fico
Protejo do sol e da chuva
Deixo o caipira bonito.

4. Resposta: pipoca

No fogo pula, pula
Até ficar branquinha!
Salgadinha e quentinha
É muito gostosinha!

5. Resposta: pé-de-moleque

Gostoso e cheiroso
Moreninho eu sou
Com amendoim e açúcar
Prontinho estou!



Idéias para sala de aula: porta lápis de cor

Porta lápis de cor
...........................
Idéia para sala de aula:
Usei potes de plástico
(são um conjunto que se encaixa com uma tampa só para o pote de cima).
Enfeitei com adesivos.
Uso para guardar os lápis de cor.
É bem prático e economiza o espaço no armário!

♥♥♥


Quando as crianças vão usar, coloco um pote em cada mesa.
Na hora de guardar é só colocar um sobre o outro e fechar.


Blog Bau das ideias*

ARTESANATOS....

Coisinhas para bebês












Fiz essas aplicações de bebê para a minha sobrinha que irá nascer a qualquer momento. Decorei com o mesmo detalhe (bebê no carrinho) um pote de sorvete, uma embalagem de lenços para limpeza e uma plaquinha para a porta do quarto.

Sugestão de convites para Festa Junina

Esse é um exemplo de "bilboquê". O objetivo do jogo é acertar a tampinha dentro da garrafa apenas balançando a mão que está segurando o bilboquê, a outra mão deve ficar escondida atrás do corpo.
Porta treco de sapinho


PORTA TRECO DE SAPINHO

Materiais
- E.V.A. nas cores: verde (liso e manchado), vermelho, branco e preto
- Caixa de leite vazia
- Canetinha preta
- Tesoura sem ponta
- Cola
Como fazer?
- Corte a caixa de leite ao meio, lave-a e seque-a bem.
- Forre uma das partes com E.V.A. verde manchado.
- No E.V.A. verde faça o rosto, as mãos e os pés do sapinho.
- Cole o rosto na parte da frente da caixa, as mãos na parte de baixo e os pés na parte de trás, como pode ver na foto.
- Corte os olhinhos usando o branco e o preto, cole-os no rosto do sapinho.
- Com a canetinha preta faça o "nariz" e uma boca bem grande.
- Corte a língua no E.V.A. vermelho e cole na direção da boca.
- Espere secar e seu sapinho estará pronto para guardar o que você quiser!!!

By Blog Danny Pink*