Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


terça-feira, 7 de julho de 2009

PRIMEIRAS LEITURAS

Cultivando o amor à literatura
O gosto pela leitura não nasce com as crianças, mas pode ser desenvolvido com a ajuda de pais e educadores.
O bom professor deve semear nos alunos o amor pela literatura. A literatura é uma arma poderosa. Lendo, a criança adquire saber, amplia sua visão de mundo, enriquece o vocabulário, desperta sua sensibilidade, criatividade e escreve com mais facilidade. Além de ingressar num mundo de fantasia a ser descoberto, onde deparam-se com histórias que divertem, fazem sonhar, suscitam dúvidas, dão respostas, apresentam novas emoções.
Os livros podem ser apresentados à criança bem cedo, desde os seis meses de idade é possível. Uma excelente opção são os livros de pano, de plástico ou cartonados. Não rasgam, são resistentes e laváveis.
- Na faixa dos três a cinco anos de idade, a criança costuma adorar contos de fada que falam de princesas, madrastas e reis que, segundo a interpretação dos psicanalistas, correspondem às figuras do pai e da mãe, por quem a criança se apaixona nessa idade e cuja vivência ela precisa ter para crescer. Estas histórias colaboram para que seus sentimentos de ciúme, inveja e amor sejam vivenciados. Aproveite as situações e invente historinhas, cujos personagens se identificam com as pessoas da casa ou da escola, com bichinhos, etc., tudo o mais próximo do dia-a-dia da criança.
Através da literatura, a criança vive, revive, conta a história de novo para si mesma. Nesse movimento, vai desenvolvendo a imaginação e o próprio discurso. Ela ganha uma arma para dar certo na vida, porque é dona da palavra. E ganha uma arma para se afirmar como sujeito pensante, criativo e capaz de modificar a realidade, criticá-la e enfrentá-la. Ganha espaço e capacidade de ser respeitada. Por mais texto que tenham os livros de literatura, por mais rico que eles sejam, sempre deixarão espaço para a criança imaginar. Serão sempre um convite ao sonho.

Conheça os vários projectos actuais do Plano Nacional de Leitura, clicando nos links abaixo:
Ler + nas Escolas
Ler + nas Bibliotecas
Ler + em Familia
Ler + em Todo Lugar

Incentive seu filho(a) a ler!
Conheça o material de apoio de incentivo à leitura infantil, clique nos links abaixo
:
7 Excelentes razões para ler com as crianças
Artigos Relacionados:


Livro Infantil Personalizado - Olimpíadas
A criança participa em diferentes competições esportivas. Em todas elas se estimula o espírito de equipe, de competitividade e de ajuda leal. Clique na imagem para saber mais...



Viagem

Neste livro, o protogonista participa em várias aventuras em épocas relevantes da história, juntamente com personagens históricos: Cristovão Colombo, Grahan Bell, Ricardo Coração de Leão, os astronautas que chegaram à Lua e...Clique na imagem para saber mais...



Circo

O circo é o ambiente desta aventura. A criança que nesse dia faz aniversário, salva um trapezista, tornando-se a heroína do espetáculo. Clique na imagem para saber mais...



País das Fadas
O País dos contos de fadas está em perigo porque Anacleto, um duende brincalhão, roubou a varinha mágica da Rainha das Fadas. Quando tudo parecia não ter solução, a criança voa num lindo Unicórnio em busca da salvação. Clique na imagem para saber mais...




Aventuras no Sítio
Uma história divertida onde as crianças aprendem a lidar com os animais e a conhecer o funcionamento de um sítio.Clique na imagem para saber mais...




Bibliografia:

EMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. S3o Paulo: Cultrix, 1977. - BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

Blog aprender com criatividade*

Hoje é dia de Cecilia

Cantiga da Babá
Cecília Meireles

Eu queria pentear o menino
como os anjinhos de caracóis.
Mas ele quer cortar o cabelo,
porque é pescador e precisa de anzóis.
Eu queria calçar o menino
com umas botinhas de cetim.
Mas ele diz que agora é sapinho
e mora nas águas do jardim.
Eu queria dar ao menino
umas asinhas de arame e algodão.
Mas ele diz que não pode ser anjo,
pois todos já sabem que ele é índio e leão.
.
(Este menino está sempre brincando,dizendo-me coisas assim.
Mas eu bem sei que ele é um anjo escondido,um anjo que troça de mim.)


Blogagem Coletiva sugerida por Leonor Cordeiro (http://leonorcordeiro.blogspot.com) para homenagear mais um ano de nascimento de Cecília Meireles.


POR RUTH

Ruth Rocha

POESIAS

A Língua de Nhem - Cecília Meireles




Havia uma velhinha
que andava aborrecida
pois dava a sua vida
para falar com alguém.


E estava sempre em casa
a boa velhinha
resmungando sozinha:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...


O gato que dormia
no canto da cozinha
escutando a velhinha,
principiou também


a miar nessa língua
e se ela resmungava,
o gatinho a acompanhava:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...


Depois veio o cachorro
da casa da vizinha,
pato, cabra e galinha
de cá, de lá, de além,


e todos aprenderam
a falar noite e dia
naquela melodia
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...


De modo que a velhinha
que muito padecia
por não ter companhia
nem falar com ninguém,


ficou toda contente,
pois mal a boca abria
tudo lhe respondia:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...

Blog aprender com criatividade*

Falando sério.....



Queridos Visitantes

As postagens que não são de minha autoria recebem os devidos créditos: o nome do autor e fonte de onde foram retiradas.
Quando posto algo que não seja de minha autoria a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um número maior de pessoas, informações estas que leio e acho de grande valia para enriquecer nosso trabalho que é EDUCAR.

Abraços a todos
Com carinho,
Solange

Para vocês com carinho!

Para destrair!!

DICAS IMPORTANTES DO BLOG....

Não é receita de bolo


Mais conhecido no Brasil por meio das idéias do biólogo, epistemólogo e psicólogo suíço Jean Piaget, vale lembrar que o construtivismo não apresenta respostas sobre o que e como ensinar. E tampouco pode ser confundido como um método de ensino. "O construtivismo é uma teoria epistemólogica e psicológica que pretende descrever e explicar como se desenvolvem os conhecimentos e que pode fundamentar a prática educativa".

No construtivismo, o conhecimento não está nem no indivíduo nem no objeto: mas sim na interação entre eles.

Sete lições importantes
1. Busca do significado: no construtivismo, nada é mágico, "tarefeiro" ou técnico. Tudo é significado; tudo é construído "significativamente". A ideia não é deixar o aluno fazer tudo que quiser, mas fazer com que ele queira tudo o que faz.
2. No dia-a-dia: não há atividades específicas própias do construtivismo. Toda a atividade que tenha um significado para o aluno e que lhe toque a razão e a sensibilidade é adequada para sua aprendizagem.
3. Ação: lançar mão de recursos que mobilizem os alunos para a ação, seja material, seja mental, e os motivem a aprender é uma característica inerente ao ensino no qual se baseia essa teoria.
4. Sensibilização: cabe ao professor lidar com os interesses próprios de cada etapa do desenvolvimento. Os recursos usados para esse fim só serão bem-sucedidos se os alunos forem sensibilizados por eles.
5. Educador versus animador: no construtivismo o educador não tem o papel de animador. Não cabe a ele "motivar o aluno".
6. De casa para a escola: nem sempre o assunto trazido pela criança deve ser o objetivo do de ensino-aprendizagem. Algumas experiências cotidianas não são proveitosas. A ideia de "trabalhar o que o aluno traz de casa" significa, sobretudo, considerar que os conteúdos escolare não são assimilados exatamente como os transmitidos. "Mas que dependem das condições cognitivas do aluno em dado momento de seu desenvolvimento".
7. Memorização: atenção! O construtivismo não exclui as atividades que dependem da memorização. Alguns conteúdos, como ortografia e tabuada, por exemplo, exigem essa função. "Esses não são conteúdos a serem construídos, mas adquiridos apenas na educação escolar. Oferecê-los no currículo não significa absolutamente abrir mão da atividade do aluno".

Fonte: Revista Guia Prátido de Professores de Educação Infantil, edição de Julho de 2009.

DICAS DO BLOG DA SOLANGE

Vem chegando a festa Junina!!!

Canções, tradições, comidas típicas, trajes, decorações, brincadeiras e muito mais. Nesta data temos muito o que explorar, de diversas maneiras é usar criatividade...mãos-a-obra. Vamos começar pelos desenhos para pintar.





Estas atividades forão retiradas do blog http://amigasdaedu.blogspot.com e do site smartkids.com.br
No blog amigas da edu tem muito mais vale a pena conferir.

Estas dicas foram retiradas do Blog da Profa. Natalia*

ATIVIDADES DIVERSAS

Brincadeiras e convites

Corrida de sapatos

Os sapatos dos participantes da atividade são misturados e colocados a uma certa distância da linha de partida. Após o sinal, os jogadores devem ir pulando com o pé esquerdo até o local onde estão os sapatos estão, calçar e voltar ao ponto de partida. Os participantes que calçarem os sapatos errados ou trocados serão desclassificados.

O jogo também pode ser realizado em equipes. A equipe que terminar de calçar os sapatos e voltar ao ponto de partida primeiro, vence o jogo.

Corrida do ovo

É estabelecido um ponto de partida e de chegada. Os participantes devem estar posicionados no ponto de partida. Eles receberão uma colher com um ovo. A colher é colocada na boca. Vence o participante que chegar ao final primeiro sem derrubar o ovo da colher.

Modelos de convites. Escolha o seu!





Agora as músicas.

CAPELINHA DE MELÃO
João de Barros e Adalberto Ribeiro

Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.

Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor

PEDRO, ANTÔNIO E JOÃO
Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago

Com a filha de João
Antônio ia se casar,
mas Pedro fugiu com a noiva
na hora de ir pro altar.

A fogueira está queimando,
o balão está subindo,
Antônio estava chorando
e Pedro estava fugindo.

E no fim dessa história,
ao apagar-se a fogueira,
João consolava Antônio,
que caiu na bebedeira.

SONHO DE PAPEL
Carlos Braga e Alberto Ribeiro

O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.

Sonho de papel a girar na escuridão
soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São João.

Meu balão azul foi subindo devagar
O vento que soprou meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar.

PULA A FOGUEIRA
João B. Filho

Pula a fogueira Iaiá,
pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira já queimou o meu amor.

Nesta noite de festança
todos caem na dança
alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça
em louvor a São João.

Nesta noite de folguedo
todos brincam sem medo
a soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão, quero saber se tu és
dona do meu coração.


CAI, CAI, BALÃO

Cai cai balão
Cai cai balão, cai cai balão
Na rua do sabão
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão!

Cai cai balão, cai cai balão
Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar!

Fonte: http://amigasdaedu.blogspot.com e smartkids.com.br

Oficina de culinária

Gelatina Colorida
Estou trabalhando as cores então achei interessante realizar com as crianças uma oficina de culinária. Escolhi a receita de gelatina colorida, porque com ela consigo trabalhar as 4 cores do meu projeto.

A receita é simples!
Ingredientes:
  • 3 caixas de gelatina de sabores diferentes
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • ½ copo de água
  • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor
  • 1 caixa de leite condensado

Modo de Preparo:

Prepare separadamente as gelatinas, com metade da quantidade de água descrita na embalagem para que fique bem firme. Despeje em formas retangulares e leve à geladeira até endurecer. Depois, corte em cubos e reserve. Dissolva a gelatina sem sabor em 1/2 copo de água fria. Leve ao fogo até engrossar, acrescente o creme de leite, o leite condensado e misture. Junte os cubos e coloque tudo em uma forma. Deixe na geladeira por no mínimo 4 horas e desenforme para servir.

Para trabalhar as cores vermelha, amarela e verde usei as gelatinas de morango, maracúja e limão. Para a trabalhar a cor branca usei o creme de leite.

Ficou uma delicia, todos adoraram!!

Blog da Profa. Natalia

Sugestões para Avental de histórias e Atividades....



Mais um avental para contação de histórias.








sugestão de recursos pedagógicos tanto para contação de histórias quanto atividades para serem desenvolvidas em sala de aula, jogos, fantoches, etc...

Blog Fazendo Arte na escola II

Aventais Pedagógicos




Olá pessoal!!! esse avental pedagógico, feito pela Profa. Marcilia (Blog Caixa de ideias), serve para enriquecer as aulas de matemática. Ele foi feito com feltro, os bolsinhos foram colados com cola quente e os números são grudados no avental com velcro. Com esse avental eu pode-se trabalhar: ditado numérico, stop da tabuada e da divisão, adivinhas com números, cálculo mental e o que mais a criatividade permitir. Espero que sirva como idéia para vocês. É possível também usar o avental para brincar com o jogo da velha e fazer revisão de conteúdos com os estudantes.