Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


terça-feira, 26 de maio de 2009

MONTEIRO LOBATO!

Várias e lindas Histórias de Monteiro Lobato!


Escolha o livro desejado e clique sobre ele para baixar:

*Histórias de Tia Nastácia

*História das invenções

*Emília no país da Gramática

*A chave do tamanho;

*A reforma da natureza;

*Dom Quixote das crianças;

*O Saci;

*O Picapau Amarelo;

*Aritmética da Emília;

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

MONTEIRO LOBATO!

Máscaras das personagens do Sítio do Picapau Amarelo para imprimir, recortar e brincar!
















máscara de emília máscara de visconde máscara de saci máscara de dona benta máscaras do sítio do picapau amarelo atividades para o dia do livro dia do livro infantil monteiro lobato

Blog Espaço Educar*

DICA DO BLOG

semana o LIVRO Folclore Brasileiro Infantil, da Editora Girassol.

"O folclore é a manifestação mais autêntica da cultura popular, e o Brasil é uma das grandes reservas folclóricas do mundo. Esta seleção de cantigas, adivinhas, trava-línguas e outras brincadeiras infantis foi feita para ser lida ou cantada, para fazer rir e sonhar. Com suas ilustrações delicadas, esta obra fascinante vai encantar crianças e adultos."

capa do livro Folclore Brasileiro Infantil

No sábado passado levei meu marido e eu levamos meus sobrinhos e filho a uma livraria infantil aqui de Botafogo e entre muitos livros fascinantes eu vi este exemplar e não aguentei, voltei durante a semana para comprá-lo. E estou indicando porque traz uma variedade cultural muito grande, bem organziado em seções, é rico em detalhes, tem boas ilustrações, com letras de músicas de domínio público (àquelas que a gente mais conhece, desde nossa infância até este momento em que cantamos bis aos nossos filhos), adivinhas, parlendas, brincadeiras em grupos, trovas, trava-línguas, provérbios e canções de ninar… Ufa!! Quanta coisa num livro só, já pensaram? E tem mais, para enriquecer um pouco mais esse material todo, junto vem um CD com 24 músicas.

ATIVIDADES - MONTEIRO LOBATO

Projeto Monteiro Lobato

Atividades do Livro NO MEU JARDIM. Vc pode encontrar todos os volumes dessa maravilhosa coleção Pedagógica no Cantinho da Andréa para baixar. Confira, vale a pena, ok!




Outras sugestões de Atividades:








Aproveite para conhecer o cantinho da professora Glauce, que foi de onde tirei essas
atividades!

DICA DO BLOG

Turma do Sítio do Picapau Amarelo

Muitos projetos sobre alimentação são realizados na Educação Infantil. Então vai uma dica…
A turma do Sítio do Picapau Amarelo está reunida no site da nova linha Dona Benta do Sítio do Picapau Amarelo. A página traz dicas de nutrição para crianças de várias idades, além de jogos e brincadeiras. O acesso é gratuito.

www.donabenta.com.br/sitio

DICAS IMPORTANTES.......

Pedofilia é CRIME !!!

Erotização Infantil: NÃO !!!

Não Deixe de ler :alerta sobre os perigos dos ralos de piscinas e a lentidão da justiça

PROJETO "ABELHA NÃO FAZ MAL, FAZ MEL."






VIVER COLÉGIO E CURSO
PROJETO FEIRARTE - 2008


TEMA: “Abelhas – não faz mal, faz mel.”


SÉRIE: INFANTIL III-MANHÃ


TEMPO DE DURAÇÃO: 04 SEMANAS


APRESENTAÇÃO:

Este projeto sobre abelhas será desenvolvido com os alunos do Infantil III série do Ensino Infantil, turno manhã. Trabalhará diversas pesquisas.Explorando o seu valor didático para a compreensão do importante papel das abelhas para a natureza.


JUSTIFICATIVA:
As abelhas são sem dúvida, os insetos de maior utilidade para o homem. Digo para o homem, porque para a natureza, perante as leis da criação divina, todos os seres, são úteis e tem a sua razão de ser, fazendo parte de um contexto geral no qual o próprio homem tem o seu lugar. Chamados de “insetos sociais” ,as abelhas conseguiram atingir certo grau de desenvolvimento social, agrupando-se em comunidades nas quais existe nítida distribuição de trabalhos e responsabilidade entre os indivíduos que a compõe, todos contribuindo para um fim comum: a sobrevivência do grupo.
Sendo assim, desenvolveremos um projeto a fim de possibilitar ao grupo um estudo detalhado sobre as abelha, buscando uma visão ampla de sua biodiversidade, importância e consciência da responsabilidade que temos para sua preservação; desenvolvendo o instinto de preservação à natureza.
A culminância deste projeto será apresentada na Feira de Conhecimentos e arte( FEIRARTE) da nossa escola em outubro de 2008.


OBJETIVOS:

v Apreciar as evidências de um planejamento e de inteligência na criação;

v Pesquisar o que a Bíblia diz sobre certos insetos (formigas, abelhas, gafanhotos...) e o que podemos aprender com eles;

v Pesquisar e conhecer como as abelhas eram conhecidas na antiguidade;

v Conhecer a fauna e a flora em seu habitat natural;

v Conhecer a diversidade de espécies das abelhas (nativas, africanas, européias);

v Conhecer todo o ciclo evolutivo das abelhas;

v Identificar as três classes principais das abelhas européias e suas funções específicas na colméia;

v Reconhecer que as flores não são simples ornamentos que embelezam as plantas, mas sim um engenhoso recurso da natureza destinado a promover a propagação das espécies vegetais;

v Conhecer como ocorre a polinização;

v Reconhecer a função da apicultura e a importância do trabalho de um apicultor;

v Presenciar a retirada do mel de uma colméia;

v Conhecer a anatomia da abelha, por meio de estudo prático sobre seus órgãos internos;

v Identificar todo o processo de preparação do mel e seus derivados;

v Conscientizar de que é preciso proteger o ecossistema;

v Conhecer a apiterapia (tratamento de acumputura com a apitoxina – veneno das abelhas).



ETAPAS PREVISTAS:

v Assistir ao vídeo BEEMOVIE – A história de uma abelha.
SINOPSE: Barry B. Benson (voz de Jerry Seinfeld) é uma abelha que acaba de se formar na faculdade, mas não se sente satisfeito em executar uma única função durante toda a sua vida, na fabricação de mel. Em uma viagem fora da colméia, ao lado das abelhas que colhem néctar, Barry tem sua vida salva pela florista nova-iorquina Vanessa (Renée Zellweger). Enquanto o relacionamento entre os dois cresce, ele descobre que seres humanos colhem e vendem mel. Por isso, decide processar toda a raça humana.
Gênero:
Animação
Tempo:
91 min.

v Educação Física: caminhada na trilha ecológica (zoológico); recreação dirigida;

v Linguagem:Trabalhar os fonemas lh, nh, produção textual, pesquisa e leitura.

v Artes: criação e confecção de materiais nas atividades relacionadas às pesquisas, cartazes, maquetes, dramatizações.;

v Matemática: Quantitativo das espécies, tempo de vida, comercialização dos produtos/apicultura.

v Bíblia: referências bíblicas e reflexões nortearão todo o projeto.



CRONOGRAMA:


ETAPAS:

SETEMBRO

OUTUBRO

Realização de pesquisas:


Realizar debates:


Realizar visita a um apiário:


Construir cartazes/
maquetes



Visualizar Power Point


Fazer Power Point


AVALIAÇÃO:

Será processual, através do desempenho nas pesquisas, debates, questionamentos orais e discussões, visando agir e intervir diante de eventuais dúvidas ou dificuldades do aluno durante o projeto.
Espera-se que os envolvidos sejam capazes de ter atitudes de responsabilidade e cuidado com o ecossistema.




P.S.: GENTE ESTE PROJETO FOI ADAPTADO PARA MIM E POR MIM.NÃO FOI EU QUE O FIZ!! É DA PROFESSORA ELEINE DA ACBV.




BOLO DE MEL (FOI UM SUCESSO!É UMA DELÍCIA)




Ingredientes:. 2 ovos inteiros . 1 xícara de mel . 1 xícara de açúcar . 1 xícara de leite . 3 xícaras de farinha de trigo . 1 colher de sopa de caldo de limão . 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio . 1/2 colher de sopa de fermento em pó . 1 colher de sopa de margarina


Modo de preparar: Bater tudo no liquidificador muito bem, colocar em forma retangular untada com margarina e enfarinhada. Levar para assar até que espetando um palito este saia seco.














































COM GARRAFAS PET FIZEMOS UM JARRINHO E COM E.V.A FIZ AS ABELHAS ABRAÇANDO O VASO PLANTAMOS FLORES PARA EXPLIAR O PROCESSO DE POLENIZAÇÃO.













PARA DECORAR A SALA DESENHARAM A POLENIZAÇÃO!









COM O FUNDO DA GARRAFA PINTADO FIZEMOS UM PAINEL O FUNDO VIROU FLORES:









FIZEMOS ABELHAS COM O CORPO DE CASCA DE COCO,CABEÇA DE ISOPOR E ANTENAS DE RAIO X.QUANTO MAIS SECA ESTIVER A CASCA MELHOR FICARÁ.
















VIVER COLÉGIO E CURSO
PROJETO FEIRARTE - 2008


TEMA: “Abelhas – não faz mal, faz mel.”


SÉRIE: INFANTIL III-MANHÃ


TEMPO DE DURAÇÃO: 04 SEMANAS


APRESENTAÇÃO:

Este projeto sobre abelhas será desenvolvido com os alunos do Infantil III série do Ensino Infantil, turno manhã. Trabalhará diversas pesquisas.Explorando o seu valor didático para a compreensão do importante papel das abelhas para a natureza.


JUSTIFICATIVA:
As abelhas são sem dúvida, os insetos de maior utilidade para o homem. Digo para o homem, porque para a natureza, perante as leis da criação divina, todos os seres, são úteis e tem a sua razão de ser, fazendo parte de um contexto geral no qual o próprio homem tem o seu lugar. Chamados de “insetos sociais” ,as abelhas conseguiram atingir certo grau de desenvolvimento social, agrupando-se em comunidades nas quais existe nítida distribuição de trabalhos e responsabilidade entre os indivíduos que a compõe, todos contribuindo para um fim comum: a sobrevivência do grupo.
Sendo assim, desenvolveremos um projeto a fim de possibilitar ao grupo um estudo detalhado sobre as abelha, buscando uma visão ampla de sua biodiversidade, importância e consciência da responsabilidade que temos para sua preservação; desenvolvendo o instinto de preservação à natureza.
A culminância deste projeto será apresentada na Feira de Conhecimentos e arte( FEIRARTE) da nossa escola em outubro de 2008.


OBJETIVOS:

v Apreciar as evidências de um planejamento e de inteligência na criação;

v Pesquisar o que a Bíblia diz sobre certos insetos (formigas, abelhas, gafanhotos...) e o que podemos aprender com eles;

v Pesquisar e conhecer como as abelhas eram conhecidas na antiguidade;

v Conhecer a fauna e a flora em seu habitat natural;

v Conhecer a diversidade de espécies das abelhas (nativas, africanas, européias);

v Conhecer todo o ciclo evolutivo das abelhas;

v Identificar as três classes principais das abelhas européias e suas funções específicas na colméia;

v Reconhecer que as flores não são simples ornamentos que embelezam as plantas, mas sim um engenhoso recurso da natureza destinado a promover a propagação das espécies vegetais;

v Conhecer como ocorre a polinização;

v Reconhecer a função da apicultura e a importância do trabalho de um apicultor;

v Presenciar a retirada do mel de uma colméia;

v Conhecer a anatomia da abelha, por meio de estudo prático sobre seus órgãos internos;

v Identificar todo o processo de preparação do mel e seus derivados;

v Conscientizar de que é preciso proteger o ecossistema;

v Conhecer a apiterapia (tratamento de acumputura com a apitoxina – veneno das abelhas).



ETAPAS PREVISTAS:

v Assistir ao vídeo BEEMOVIE – A história de uma abelha.
SINOPSE: Barry B. Benson (voz de Jerry Seinfeld) é uma abelha que acaba de se formar na faculdade, mas não se sente satisfeito em executar uma única função durante toda a sua vida, na fabricação de mel. Em uma viagem fora da colméia, ao lado das abelhas que colhem néctar, Barry tem sua vida salva pela florista nova-iorquina Vanessa (Renée Zellweger). Enquanto o relacionamento entre os dois cresce, ele descobre que seres humanos colhem e vendem mel. Por isso, decide processar toda a raça humana.
Gênero:
Animação
Tempo:
91 min.

v Educação Física: caminhada na trilha ecológica (zoológico); recreação dirigida;

v Linguagem:Trabalhar os fonemas lh, nh, produção textual, pesquisa e leitura.

v Artes: criação e confecção de materiais nas atividades relacionadas às pesquisas, cartazes, maquetes, dramatizações.;

v Matemática: Quantitativo das espécies, tempo de vida, comercialização dos produtos/apicultura.

v Bíblia: referências bíblicas e reflexões nortearão todo o projeto.



CRONOGRAMA:


ETAPAS:

SETEMBRO

OUTUBRO

Realização de pesquisas:


Realizar debates:


Realizar visita a um apiário:


Construir cartazes/
maquetes



Visualizar Power Point


Fazer Power Point


AVALIAÇÃO:

Será processual, através do desempenho nas pesquisas, debates, questionamentos orais e discussões, visando agir e intervir diante de eventuais dúvidas ou dificuldades do aluno durante o projeto.
Espera-se que os envolvidos sejam capazes de ter atitudes de responsabilidade e cuidado com o ecossistema.




P.S.: GENTE ESTE PROJETO FOI ADAPTADO PARA MIM E POR MIM.NÃO FOI EU QUE O FIZ!! É DA PROFESSORA ELEINE DA ACBV.

BOLO DE MEL (FOI UM SUCESSO! É UMA DELÍCIA)

Ingredientes:. 2 ovos inteiros . 1 xícara de mel . 1 xícara de açúcar . 1 xícara de leite . 3 xícaras de farinha de trigo . 1 colher de sopa de caldo de limão . 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio . 1/2 colher de sopa de fermento em pó . 1 colher de sopa de margarina


Modo de preparar: Bater tudo no liquidificador muito bem, colocar em forma retangular untada com margarina e enfarinhada. Levar para assar até que espetando um palito este saia seco.













































COM GARRAFAS PET FIZEMOS UM JARRINHO E COM E.V.A FIZ AS ABELHAS ABRAÇANDO O VASO PLANTAMOS FLORES PARA EXPLIAR O PROCESSO DE POLENIZAÇÃO.













PARA DECORAR A SALA DESENHARAM A POLENIZAÇÃO!









COM O FUNDO DA GARRAFA PINTADO FIZEMOS UM PAINEL O FUNDO VIROU FLORES:









FIZEMOS ABELHAS COM O CORPO DE CASCA DE COCO,CABEÇA DE ISOPOR E ANTENAS DE RAIO X.QUANTO MAIS SECA ESTIVER A CASCA MELHOR FICARÁ.



By Blog da tia Áurea*