Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


domingo, 6 de setembro de 2009

MENSAGENS...


“...que a importância de uma coisa não se mede
com fita métrica nem com balanças nem barômetros
etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida
pelo encantamento que a coisa produza em nós”
Manoel de barros

Atividades - Água



Nossas crianças precisam estar conscientizadas sobre questões ambientais desde pequenas. Com linguagem simples e adequada para cada faixa etária podemos aproximá-las da realidade de preservação urgente que nosso planeta precisa. O conceito de vida, não está relacionado somente ao Homem,mas ao meio em que ele vive principalmente, e a conscientização e prática para tal, começa cedo.




Música


Água,aguinha
(Paródia da música Ciranda,Cirandinha )
Por Leila Maria Grillo

Água,aguinha Vamos todos preservar,
Prestando muita atenção Para não desperdiçar.
A água tão preciosa,
Vem dos rios e do mar,
O que será de nós.
Se um dia nos faltar.
Por isso ___________ ( nome da criança ).
Entre agora nesta roda,
Diga algo sobre a água,
Depois volte ao lugar.






Experiência: Vaporização da Água


1- Uma chaleira aquecida,mostrar o vapor que sai da água quando ela começa a ferver.Levantar a tampa da chaleira e mostrar, as gotinhas de água que ficam nela,é como se fossem a chuva;

2- Um saquinho plásctico com água fechado exposto ao sol ( o saquinho ficará embacado,isto comprova a evaporação da água );

3- Macarrão dançarino: Numa vasilha transparente colocar bicarbonato de sódio e vinagre ( o oxigênio se desprenderá e ira se juntar ao macarrão cru,fazendo que este se movimente.





Livrinho para ilustrar ( sobre a importância da chuva para o ciclo da vida )


A Gotinha Inteligente


Em um lago viviam muitas gotinhas de água.Num certo dia de sol muito quente,essas gotinhas resolveram sair para passear,( evaporação da água ).E voaram,pelo ar,subiram,subiram...

( desenhar um lago )

Uma delas disse: - Vamos ficar juntas para não nos perdermos,e todas concordaram dando as mãos ( formação das nuvens ),eram muitas gotinhas juntas girando,girando... ( movimentação das nuvens ).Elas caminhavam e encontravam mais gotinhas de água.

( desenhar muitas nuvens )

De repente uma delas disse:
- Já está ficando tarde!
- Vamos voltar para o lago?
E todas desceram juntas em forma de chuva ( formação de chuva )

( desenhar a chuva e o lago )


Trabalhe essa história em folha com formato de gota,fica ainda mais inserido no assunto.




Poesia

Chuva

Certo dia,eu estava na pracinha brincando de carrinho andando de balanço, subindo e descendo no escorregador, cavando buracos na caixa de areia.
De repente,mamãe disse:
- Temos que ir para casa a chuva já vai chegar!
- Ah mamãe,só um pouquinho, eu nem terminei de brincar!
- Nada de pouquinho a chuva não vai esperar e logo vai nos pegar ! Guardei meus brinquedos no saco de pano.
Olhei para o céu e tenho quase certeza que vi uma nuvem fazendo pirraça
mostrando a língua prá mim...
Solicite o registro dessa poesia através de ilustrações das ,e exponha em um varalzinho na sala.





Ciclo da água


Material:

Uma garrafa pet (plásticas, de refrigerantes), uma tesoura, cerca de 250g de terra ou algodão hidrófilo (aquele que se compra em farmácia - tem que dar para cobrir o fundo da garrafa e ficar com a espessura de uns três dedos), três sementes de faijão, fita adesiva (fita crepe ou durex) e água.

Como fazer:

- corte a parte de cima da garrafa com uma tesoura (cinco dedos abaixo da tampa) para poder colocar a terra/algodão e as sementes dentro dela;

- coloque a terra ou o algodão, de modo a cobrir o fundo com uma camada de 3 centímetros;

- cave três buracos pequenos e ponha as sementes de feijão;

- tampe os buracos delicadamente; Regue com água, de modo que a terra ou o algodão fiquem bem molhados;

- pegue a parte da garrafa que foi cortada e enrosque na parte de baixo;

- vede as duas metades da garrafa com fita crepe ou durex;

- deixe em local que pegue sol e que fique escuro (imitando o dia e a noite);

- observe como a água vai evaporar (com o calor) e condensar (com o resfriamento) nas paredes da garrafa e como as gotas caem como a chuva voltando para o solo (terra);

Anote quanto tempo leva para o ciclo começar.
Deste modo, é possível compreender também as diferenças existentes entre os dias mais quentes e os dias mais frios.




Livrinho








Fonte: O cantinho da Nisa

Planejamento: Berçário,Maternal,Pré e 1º Ano




Para acrescentar em seu planejamento trago, seguem dicas da Prof. Noemi, do cantinho da Nisa, com objetivos especificos e atividades aos quais podem ser trabalhadas no Berçário I, Berçário II, Jardim, Pré e 1º Ano.


Berçário I ( 4 meses a 1 ano e meio)

Objetivo: Transmitir um ambiente acolhedor e seguro, possibilitando ao bebê um pleno desenvolvimento físico, emocional e social.

Atividades:

• Cuidados básicos de higiene e saúde;
• Estimulação tátil, através de carícias e afago ao bebê;
• Estimulação visual, por meio de objetos coloridos, vídeos e livros de bebê;
• Estimulação verbal, por meio de conversas,sons de brinquedos e músicas;
• Estimulação motora básica do bebê, incentivando a criança a buscar um objeto primeiro com as mãos, depois arrastando-se ou engatinh
ando até que ele consiga andar;
• Estimulação do próprio corpo, mostrando e nomeando partes do corpo;
• Introdução de alimentos com alegria e paciência;
• Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário;
• Banhos agradáveis, acompanhados de conversas, livros e músicas;
• Músicas gestuais e cantigas de roda;
• Incentivo à fala.



Berçário II ( 1 ano e meio a 3 anos)

Objetivo: promover o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança, bem como dar ênfase à musicas, à artes e ao desenvolvimento da linguagem, por meio de estórias, rodas e conversas.

Conteúdos:

• Brincadeiras com brinquedos do tipo encaixe e monta-monta;

• Estimulação do próprio corpo;
• Trabalhos manuais com massinhas e argila;
• Garatujas: pintura com lápis de cor, gi
z de cera e tinta;
• Incentivo ao uso do banheiro/ penico (controle de esfíncteres);
• Incentivo ao uso de escova de dentes;
• Incentivo a alimentar-se sozinho;
• Integração social, por brincadeiras e jogos que estimulam a criança trocar objetos;
• Incentivo e desenvolvimento da fala, procurando ampliar o vocabulário;
• Traçados simples: coordenação motora;
• Apresentação das cores;
• Contos de histórias curtas;

• Atividades de músicas e cantigas de rodas;
• Brincadeiras de imitação;
• Brincadeiras livres no parque;
• Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar a si próprio e/ou ao outro em perigo.




Maternal (3 a 4 anos)

Objetivo: Ampliar o desenvolvimento da coordenação motora fina, introduzir conceitos disciplinares.

Conteúdos:

1 – Coordenação motora ampla;
2 – Coordenação motora fina;
3 – Discriminação auditiva e visual;
4 – Expressão oral (historias, músicas, contos, teatro, etc);
5 – Estudo do nome próprio;

6 – Apresentação das vogais;
7 – Reconhecimento, discriminação e contagem dos numerais de 1 até 10;
8 – Reproduzir seqüências e seriações;
9 – Desenvolver a capacidade de situar c
ronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço;
10 – Desenvolver a lateralidade;
11 – Introduzir o raciocínio lógico e suas estruturas;
12 – Estimular o conhecimento da história brasileira, por meio das datas comemorativas;
13 – Desenvolvimento da socialização;
14 – Desenvolver noção de hoje, ontem, amanh
ã, bem como dia e noite;
15 – Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância;
16 – Estimulação do meio ambiente;
17 – Desenvolver a capacidade de auto-higiene corporal, localizando e nomeando as partes do corpo;
18 – Estimulação dos 5 sentidos;

19 – Desenhos livres.



Jardim (4 a 5 anos)

Objetivo: Desenvolver habilidades para uma futura alfabetização, assim como o fortalecimento da auto-estima e o gosto pelo aprendizado.

Conteúdos:

1 – Coordenação viso-motora;
2 – Percepção visual;
3 – Estudo do alfabeto partindo do nome pró
prio;
4 – Orientação temporal/espacial;
5 – Números e quantidades de 0 à 20;
6 – Estruturas lógicas;
7 – Formas Geométricas;
8 – Medidas;
9 – Eu, família, casa
10 – Escola;

11 – Meios de transporte/ trânsito;
12 – Meios de comunicação;
13 – Profissões;

14 – Estimular o conhecimento da história brasileira, através das datas comemorativas;
15 – Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade da auto-higiene e identificação e nomeação das partes do corpo;
16 – Importância dos seres vivos;
17 – Natureza e horticultura;
18 – Estimulação de desenhos livres, artes,t
rabalhos com sucatas com o objetivo de desenvolver a criatividade e auto-confiança.




Pré (5 a 6 anos)

Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico e iniciar o processo de alfabetização da criança através do estudo do alfabeto.

Conteúdos:


1 – Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento da escrita;

2 – Estudo do alfabeto na formação da palavr
a;
3 – Desenvolvimento da leitura;
4 – Estruturas lógicas;
5 – Numerais de 0 à 50;
6 – Desenvolver raciocínio lógico – matemático
introduzindo a noção de adição;
7 – Animais e plantas;
8 – Partes do corpo / higiene e saúde / órgãos do sentido;
9 – Eu, família, casa
10 – Escola;
11 – Meios de transporte/ trânsito;
12 – Meios de comunicação;
13 – Profissões;
14 – Estimular o conhecimento da história brasileira, através das datas comemorativas;
15 – Desenvolvimento da criatividade, at
ravés de atividades de pintura, desenho e música.



1º ano - 6 anos

Objetivo: Amadurecer o processo de alfabetização, incentivando a aquisição da leitura e da escrita da criança.

Conteúdos:

1 – Desenvolver coordenação viso-motora cursiva;
2 – Formação de palavras;
3 – Formação de frases;

4 – Desenvolvimento da leitura;
5 – Estruturas lógicas;
6 – Numerais de 0 à 50;
7 – Desenvolver raciocínio lógico – matemático introduzindo a noção de adição e subtração;
8 – Animais e plantas;
9 – Partes do corpo / higiene e saúde / órgãos do sentido;
10 – Eu, família, casa
11 – Escola;

12 – Meios de transporte/ trânsito;
13 – Meios de comunicação;
14 – Profissões;
15 – Estimular o conhecimento da história brasileira, através das datas comemorativas;


Fonte: O cantinho da nisa

Forma - palavras



Olá meninas!
A dica a seguir, é da prof. Noemi, que trabalha com Educação Infantil. Trata-se de um vídeo no You tube da Nova Escola. Chama-se Forma-palavras, onde com um canudo de papelão e letras recortadas, você faz um " brinquedo" que ajuda as crianças alfabetizadas no desenvolvimento do vocabulário.











O cantinho da nisa

PRÓ-LETRAMENTO

Faça o dowload do livro Pró - Letramento - Alfabetização e Linguagem através desse link:



http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=127243



Pró-letramento; programa de formação continuada de professores dos anos/ séries iniciais do ensino fundamental - guia geral


http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=127247




Fonte: cantinho da nisa

ALFABETO


O alfabeto móvel é um dos principais recursos e estímulos para o aluno usar em sala na formação de palavras.Por isso,sugiro que seja confeccionado com cuidado,colando as letras em uma cartolina,papel-cartão,ou em um color-set.Passe durex largo,ou mande plastificar.Recorte cada letra guardando em um saquinho ou caixinha.

Com o alfabeto móvel o professor pode:

- fazer a leitura das letras diariamente,separando-as por consoantes e vogais;

- formar sílabas;

- formar palavras simples,posteriormente construção de palavras para leitura de frases.





Sugestões de atividades com o alfabeto móvel entre outras


1. Observe as letras do seu nome no crachá e, com o alfabeto móvel, forme-o sobre a carteira:


2. Escreva o seu nome da melhor maneira que souber:


3 .Procure abaixo as letras do primeiro nome de um colega , colorindo-as com lápis de cor:


A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – X – Z


4. Escreva o nome escolhido:


5. Leia as palavras juntamente com o seu professor:


ÁRVORE PEIXE GUITARRA CASA



6. Pinte as letras iguais em cada uma


7. Leia as quadrinhas com seus colegas e seu professor e circule as palavras que possuem qualquer letra do seu primeiro nome:


BATATINHA QUANDO NASCE ESPARRAMA PELO CHÃO MENININHA QUANDO DORME PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.



FAZENDO UM REGIME BRAVO TEM NO MAR UMA BALEIA DIZ QUE QUANDO EMAGRECER VAI VIRAR UMA SEREIA.



8. Pinte as letras A nas palavras abaixo:

BALA BALEIA SALA SALADA MENINA CABELO


9. Alguém esqueceu as letras nessas palavras a seguir ! Complete com as que estão faltando:

M E S A __ E S A M __ S A C A D E I R A C A D E I R __ __ D E I R A E S C O L A E S C O __ A E S __ O L A

10. Leia as palavras e faça os desenhos, colorindo-os. Em seguida, forme cada palavra sobre a carteira com o alfabeto móvel:


pássaro coração sol


11. Pinte com lápis de cor a letra B que você encontrar nas palavras:

BONECA ABACAXI CABELO BOLO SABONETE BOI BURACO BAIXINHO


12. Pinte as palavras iguais, escritas com as mesmas letras:

SALA CABELO sala cabelo


13. Observe os desenhos e depois forme sobre a carteira, com as letras do seu alfabeto móvel, os nomes deles :


( professor selecione previamente algumas figuras )


14. Pesquise rótulos, embalagens, logotipos... e traga para a sala de aula. O professor deverá falar sobre este material: utilidade dos produtos, emprego... Após a discussão, recorte as palavras para:

a) Agrupar palavras conhecidas;
b) Separar palavras que contêm alguma letra do nome de um colega, de um familiar, vizinho..., escrevendo o nome escolhido;
c) Separar palavras que começam com a mesma letra;
d) Separar palavras que contêm alguma letra do seu nome;
e) Separar palavras que terminam com a mesma letra;
f) Separar palavras com determinado número de letras;
g) Confeccionar cartazes, agrupando as palavras por quantidade de letras
( sempre discutindo o nome das letras já vistas...)

Trabalhando com as palavras pesquisadas:

- Separe e cole as palavras que contêm alguma letra do seu nome e circule;
- Cole as palavras que começam com a mesma letra ( o professor indicará a letra);
- Cole as palavras que não contêm letras do seu nome;
- Cole as palavras que contêm quatro letras;
- Cole as palavras que indicam nomes de alimentos para pessoas ou animais;
- Cole as palavras que indicam nomes de produtos de limpeza.

15. Recorte uma gravura . Observe bem e escreva palavras iniciadas pelas letras definidas pela professora.

16. Pinte as letras do seu sobrenome e depois escreva-o:

a – b – c – d – e – f – g – h -i – j – k – l – m – n – o – p – q – r – s – t – u – v – x – z
w – y

17. Leia: Letra mágica

Que pode fazer você
para o elefante tão deselegante?
Ora, troque o f pelo g!
Mas se trocar, no rato,o r pelo g,
transforma-o você ( veja que perigo!)
no seu pior inimigo: o gato.


Troca-troca de letras

Trocando a primeira letra, você irá formar novas palavras:

lama – cama
janela - ____ anela
bala - ____ala
pomba - ____omba


Potinhos

Faça potinhos com garrafa pet para colocar o alfabeto além de organizado fica atrativo para as crianças.Na borda da pet,passe o ferro aquecido para que fique arredondada.


Silabário

Clique nesse link e acesse.


http://www.moderna.com.br/moderna/caixamagica/docs/silabario.pdf





Modelos de Alfabeto e Vogais

































Este alfabeto pode ser feito em feltro. Os desenhos correspondentes em e.v.a






Este alfabeto está um mimo.



























Outros modelos de alfabeto você encontra nesses sites


http://www.mescoloriages.com/chiffres-et-formes/coloriages,alphabet,ours.html

http://www.miniweb.com.br/cantinho/Infantil/38/colorir18.html

http://www.123colorir.com/digitos-e-forms/paginaparacolorir,alfabeto,alphabet-moments-precieux.html

http://www.123colorir.com/digitos-e-forms/paginaparacolorir,alfabeto,alphabet-trains.html

http://www.orkut10.com/desenhos_alfabeto.htm

http://www.katiachedid.com.br/files/atividades/6688b0c101409dee2c49477fef1f3727.pdf

http://www.sol.eti.br/desenhos/imagens_alfabeto_tamanho_grande_colorir_pintar.html

http://www.moderna.com.br/moderna/caixamagica/docs/Alfabeto.pdf

http://www.moderna.com.br/moderna/caixamagica/docs/alfabeto_movel.pdf

Fonte: o cantinho da Nisa