Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


domingo, 6 de setembro de 2009

Atividades - Água



Nossas crianças precisam estar conscientizadas sobre questões ambientais desde pequenas. Com linguagem simples e adequada para cada faixa etária podemos aproximá-las da realidade de preservação urgente que nosso planeta precisa. O conceito de vida, não está relacionado somente ao Homem,mas ao meio em que ele vive principalmente, e a conscientização e prática para tal, começa cedo.




Música


Água,aguinha
(Paródia da música Ciranda,Cirandinha )
Por Leila Maria Grillo

Água,aguinha Vamos todos preservar,
Prestando muita atenção Para não desperdiçar.
A água tão preciosa,
Vem dos rios e do mar,
O que será de nós.
Se um dia nos faltar.
Por isso ___________ ( nome da criança ).
Entre agora nesta roda,
Diga algo sobre a água,
Depois volte ao lugar.






Experiência: Vaporização da Água


1- Uma chaleira aquecida,mostrar o vapor que sai da água quando ela começa a ferver.Levantar a tampa da chaleira e mostrar, as gotinhas de água que ficam nela,é como se fossem a chuva;

2- Um saquinho plásctico com água fechado exposto ao sol ( o saquinho ficará embacado,isto comprova a evaporação da água );

3- Macarrão dançarino: Numa vasilha transparente colocar bicarbonato de sódio e vinagre ( o oxigênio se desprenderá e ira se juntar ao macarrão cru,fazendo que este se movimente.





Livrinho para ilustrar ( sobre a importância da chuva para o ciclo da vida )


A Gotinha Inteligente


Em um lago viviam muitas gotinhas de água.Num certo dia de sol muito quente,essas gotinhas resolveram sair para passear,( evaporação da água ).E voaram,pelo ar,subiram,subiram...

( desenhar um lago )

Uma delas disse: - Vamos ficar juntas para não nos perdermos,e todas concordaram dando as mãos ( formação das nuvens ),eram muitas gotinhas juntas girando,girando... ( movimentação das nuvens ).Elas caminhavam e encontravam mais gotinhas de água.

( desenhar muitas nuvens )

De repente uma delas disse:
- Já está ficando tarde!
- Vamos voltar para o lago?
E todas desceram juntas em forma de chuva ( formação de chuva )

( desenhar a chuva e o lago )


Trabalhe essa história em folha com formato de gota,fica ainda mais inserido no assunto.




Poesia

Chuva

Certo dia,eu estava na pracinha brincando de carrinho andando de balanço, subindo e descendo no escorregador, cavando buracos na caixa de areia.
De repente,mamãe disse:
- Temos que ir para casa a chuva já vai chegar!
- Ah mamãe,só um pouquinho, eu nem terminei de brincar!
- Nada de pouquinho a chuva não vai esperar e logo vai nos pegar ! Guardei meus brinquedos no saco de pano.
Olhei para o céu e tenho quase certeza que vi uma nuvem fazendo pirraça
mostrando a língua prá mim...
Solicite o registro dessa poesia através de ilustrações das ,e exponha em um varalzinho na sala.





Ciclo da água


Material:

Uma garrafa pet (plásticas, de refrigerantes), uma tesoura, cerca de 250g de terra ou algodão hidrófilo (aquele que se compra em farmácia - tem que dar para cobrir o fundo da garrafa e ficar com a espessura de uns três dedos), três sementes de faijão, fita adesiva (fita crepe ou durex) e água.

Como fazer:

- corte a parte de cima da garrafa com uma tesoura (cinco dedos abaixo da tampa) para poder colocar a terra/algodão e as sementes dentro dela;

- coloque a terra ou o algodão, de modo a cobrir o fundo com uma camada de 3 centímetros;

- cave três buracos pequenos e ponha as sementes de feijão;

- tampe os buracos delicadamente; Regue com água, de modo que a terra ou o algodão fiquem bem molhados;

- pegue a parte da garrafa que foi cortada e enrosque na parte de baixo;

- vede as duas metades da garrafa com fita crepe ou durex;

- deixe em local que pegue sol e que fique escuro (imitando o dia e a noite);

- observe como a água vai evaporar (com o calor) e condensar (com o resfriamento) nas paredes da garrafa e como as gotas caem como a chuva voltando para o solo (terra);

Anote quanto tempo leva para o ciclo começar.
Deste modo, é possível compreender também as diferenças existentes entre os dias mais quentes e os dias mais frios.




Livrinho








Fonte: O cantinho da Nisa

Nenhum comentário: