Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


domingo, 7 de fevereiro de 2010

Os 3 ''Rs''

CriaturaO que pode ser feito, além da reciclagem?
Na verdade, pela política dos "3Rs", reciclar vem por último.
Podemos fazer mais!

Reduzir, Reutilizar e Reciclar são conceitos que, uma vez implantados na nossa rotina, farão uma grande diferença no meio ambiente em que vivemos.

Reduzir:
O antônimo de desperdício é economia. Não faz sentido usar mais do que se necessita. Às vezes não percebemos isso e não fazemos conta dos prejuízos que decorrem desses atos para nós mesmos e, no caso em questão, para todo o ecossistema. Observe que atitudes simples podem evitar o desperdício, gerando economia:
- Evite pegar mais saquinhos dos que os necessários no mercado;
- Deixe de valorizar embalagens supérfluas que fazem um grande volume para chamar a atenção ou são difíceis de reciclar;
- Estude o uso de objetos duráveis no lugar dos descartáveis;
- Revise texto no computador antes de imprimir;
- Não aceite folhetos na rua ou no carro, se não forem do seu interesse;
- Seja racional no uso da água quando for tomar banho, ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar o quintal ou o carro. Torneira aberta sem uso é água limpa que vai para o esgoto;
- Desligue a luz do ambiente onde não houver ninguém;
- Não ponha no prato mais do que você vai comer e não faça comida para jogar fora;
- Pesquise receitas de alimentos a base de cascas de frutas e talos e folhas de verduras.

Reutilizar:
Aqui a criatividade conta muito, é um estímulo para reduzir o lixo e fazer economia:
- Use as duas faces das folhas de papel para escrever ou imprimir;
- Reaproveite envelopes, sacolas, papéis de embrulho, saquinhos de supermercado e embalagens;
- Use frascos, potes, garrafas, caixas e vasilhas para guardar utensílios;
- Aproveite a água com sabão que foi usada para lavar roupas, lavando o quintal ou a calçada;
- Conserte aparelhos elétricos ou mecânicos antes de comprar novos;
- Reforme roupas, calçados e móveis;
- Quando finalmente for repor objetos por novos, troque-os em brechós, sebos ou faça doações para outros utilizarem.

:: Valorize os reciclados ::
É importante não ter preconceitos com os reciclados. Usamos, sem saber, muito material reciclado - roupas, calçados, tapetes, pias, embalagens, pregos e muitos outros.

Além disso, os negócios gerados a partir da reciclagem estão fazendo aparecer produtos similares aos que são feitos com matéria prima virgem e merecem nossa atenção. Valorize e considere com carinho a aquisição de produtos reciclados.

:: Conclusão ::
Hoje temos uma imensa população habitando o planeta, ainda que de forma heterogênea. Uma população que consome muito e que, portanto, usa e produz materiais que são descartados.
Temos, o quanto antes, que destinar corretamente esses resíduos, redirecionando o volume do lixo produzido para a manufatura de novos produtos.

Mais do que uma moda ou uma preocupação com o meio ambiente, a reciclagem está se transformando em uma nova concepção de negócios. E não se trata só da criação de empregos ou fabricação de produtos. Há também que se considerar o ganho de imagem de empresas com gestão ambiental, de seus funcionários que são mais motivados e responsáveis. Está chegando o momento em que as preocupações ambientais serão uma obrigação na sociedade. Aproveite enquanto ainda é um diferencial para se destacar. Experimente!

Este texto foi produzido pela Criatura comunicação para um site ambiental.
A Criatura comunicação pode divulgar as açoes sociais da sua empresa. Você pode entrar em contato com a Criatura clicando em www.criatura.com.br

fonte: Abrelpe - www.abrelpe.com.br

MEIO AMBIENTE

Publicação explica ao público geral como funcionam o sistema de certificação e o selo que entrará em vigor no próximo ano.



Por Redação do Akatu

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou a cartilha O Olho do Consumidor para divulgar informações sobre os produtos orgânicos ao público geral. Ilustrada por Ziraldo, a cartilha explica ao leitor o que são orgânicos, como identificá-los e como funciona o processo de certificação desses produtos. Veja a cartilha clicando em http://www.agricultura.gov.br/images/MAPA/arquivos_portal/ACS/cartilha_ziraldo.pdf.

Para que um produto seja certificado como orgânico, vários critérios devem ser respeitados pelos produtores, tais como: não usar agrotóxicos nem fertilizantes químicos, respeitar as legislações trabalhista e ambiental, fazer o manejo sustentável dos recursos naturais e dos resíduos gerados na produção.

A cartilha explica também o que é o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg), que regulamenta a certificação. De acordo com a lei, os produtos serão assim classificados:

- Orgânico: produtos com no mínimo 95% de ingredientes orgânicos e que não contenham ingredientes transgênicos;

- Produtos com ingredientes orgânicos: que tenham entre 70% e 95% de ingredientes orgânicos;

- Não-orgânicos: produtos com menos de 70% de ingredientes orgânicos.

Somente os produtos classificados como orgânicos poderão receber o selo de identificação do Sisorg, com os dizeres “Produto Orgânico Brasil”. Esse selo estará nas embalagens dos produtos — como alimentos, cosméticos ou roupas de algodão — a partir de 2010. Além dele, haverá também o selo de identificação da entidade que certificou o produto como orgânico.

Envolverde - Ecoagência

MEIO AMBIENTE X SUSTENTABILIDADE

00gw71h5

Olá pessoal!

Fiquem por dentro das notícias sobre reciclagem e meio ambiente. Como podemos preservá-lo!
Acessem o site do Instituto Ambiental Reciclar, lá vocês encontrarão várias informações e dicas sobre o desenvolvimento sustentável e de como podemos melhorar o meio ambiente.
Não deixem de visitar!

Beijooooossss!


Solange Branco









Esclarecendo o conceito.


O conceito de sustentabilidade é definido por três aspectos, conhecido como “triple bottom line”, sendo eles:
- Ambiental;
- Social;
- Econômico;
Estes três conceitos devem satisfazer os objetivos propostos pelas organizações para garantir a sustentabilidade. É com este conceito que a Bakuara procura soluções na área de resíduos sólidos, aumentando a sustentabilidade dos negócios dos nossos clientes.










PROJETOS AMBIENTAIS


Necessitando de projetos especiais na área de resíduos sólidos? Nós realizamos estudos de acordo com a necessidade, nos mais diferentes segmentos. Podemos citar:
- Estudos de reciclagem;
- Projetos de redução de resíduos;
- Melhorias ao programa de gerenciamento de resíduos;
- Programas gerenciamento de resíduos do serviço de saúde (PGRSS);
- Plano de gerenciamento dos resíduos da construção civil.



AQUI ALGUNS LINKS:



Ministério da Agricultura divulga cartilha sobre produtos orgânicos
- 13 Oct 2009

Publicação explica ao público geral como funcionam o sistema de certificação e o selo que entrará em vigor no próximo ano.




Caixa Eletrônico Ecológico
- 13 Oct 2009

Similar a um caixa eletrônico comun, a EcoATM, caixa eletrônico ecológico, pretende arrecadar celulares usados. Insira o seu celular, e retire, em troca, dinheiro.




ARTESANATO COM PET

Boneca feita com garrafa e jornal

Essa boneca engraçada foi feita pela artista plástica Cristina Lunardi, que trabalha com recicláveis. Para fazê-la você vai precisar de uma garrafa pet, papel jornal e rolinhos de papelão para o cabelo.
Todo o passo a passo da boneca você pode ver clicando aqui.


BOLSA COM LACRES DE LATINHA....

Para quem gosta de bolsas com materiais alternativos esta é uma opção interessante: uma bolsa feita com lacres de latas emendadas com pontos em crochê.


Clique aqui para acessar o passo a passo da bolsa.

Fonte: Setor Reciclagem


Músicas para crianças



Músicas Recreativas


1. FORMIGUINHA

Fui ao mercado comprar caféVeio a formiguinha e subiu no meu péEU sacudí, sacudí, sacudíMas a formiguinha não parava de subir(trocar as palavras sublinhadas por objetos e partes do corpo que rimem. Ex: panela/canela; espelho/joelho. A cada parte do corpo devemos mexer ao cantarmos "sacudi").


2. BARCO LIGEIRO (PRÁ FRENTE, PRÁ TRÁS)

Prá frente, prá traz (4 vezes)Meu barco é bem ligeiro e vaiCorrendo pelo marTrazendo mil peixinhos que euPesquei pro meu jantarPrá frente, prá traz (4 vezes)


3. AH!HUM! FAZ UM LINDO SAPINHO

Ah!Hum! Faz um lindo sapinho (3 vezes )Mexe seus olhinhos e faz AH!HUM! HUM! (esse último arregalando os olhos e mostrando a língua)


4. PIRULITO _
Mamãe, acho que vou dar um grito!_ Não grita não, que eu te dou um pirulito._ Mamãe o que é um pirulito?_ É uma bala enfiada num palito._ Mamãe o que é um palito?_ É um "pauzinho" que segura o pirulito._ Mamãe o que é um pirulito?_ Ai!Ai!Ai! Acho melhor cê dá um grito!!!


5. TCHIBUM! TCHIBUM!

Tchibum! Tchibum! Chalalalalalalala (2 vezes )Eufridia, Eufridia é uma "braboleta" azul (2 vezes)Ela é azul e voa assimMexe as anteninhas piscando para mim!Mas eu amo! (se amo!) E gosto dela assim:De asas abertas, de asas fechadas sorrindo para mim! ( trocar o nome da "braboleta" e fazer uma rima com ele. Ex. Eufrélha/ braboleta velha; Eufresca/braboleta fresca)


6. SOM DO MOSQUITINHO

Para ouvir o som do mosquitinhoE as batidas do coraçãozinhoPego fecho a chave e fecho minha boquinhaHUMHUMHUM HUM HUM HUM HUM .....


7. MARRECO

Eu tenho um marreco lá em casaQue me ensinou a dançarUm passinho prá lá um passinho prá cáUm bamboleio e um Tchá Tchá Tchá QÜEIM QÜEIM! REFRÃOTchá Tchá Tchá QÜEIM QÜEIM!O meu marreco eu não vendoNão empresto e não douRepetir refrão






Músicas de Memorização


1. MEU BURRO

Meu burro, meu burro ficou com dor de cabeçaMamãe mandou comprar... Chapéu para a cabeçaChapéu para cabeça e tem sapato azul(bate duas palmas )Meu burro, meu burro ficou com dor nos olhosMamãe mandou comprar... Colírio para os olhosColírio para os olhos e tem sapato azul (bate duas palmas e vai acrescentando outras partes do corpo e os remédios correspondentes)


2. POLENTA

Quando se planta la bela polentaLa bela polenta se planta cosiSe planta cosi ô ô ô La bela polenta cosi tchá tchá pum, tchá tchá pumTchá tchá pum pum pum pum!(acrescentar o que vai acontecendo com a polenta. EX. brota, flore, cresce, etc).


3. LOJA DO MESTRE ANDRÉ

Foi na loja do Mestre André que eu comprei um violãoBlão! Blão! Blão! Um violãoAiolè! Aiolè! Foi na loja do mestre André REFRÃO Foi na loja do Mestre André que eu comprei um pianinhoPlin! Plin! Plin! Um pianinhoBlão! Blão! Blão! Um violãoRepetir REFRÃO( ir acrescentando instrumentos e seus sons. Ex.: Corneta/Fon! Fon! Fon!; Pandeirinho/Pan! Pan! Pan! )


4. A MOSCA NA VELHA

Estava a velha em seu lugar duas vezesVeio a mosca lhe atentar

A mosca na velha e a velha a fiar

Estava a mosca em seu lugar duas vezes

Veio a aranha lhe atentar

A aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar (ir acrescentando animais na música)




Músicas para Coordenação Motora(todas as músicas envolvem gestos)


1.TÓKI PATOKI

Toki PatokiPatoki TakiTikete Tikete Tumba! Tumba! Tumba! Tumba!


2. CABEÇA BOCA MELO

1 2 3 Cabeça boca melo 1 2 3 ( duas vezes )Mano colo melo 1 2 3 ( duas vezes )(Junta tudo) Cabeça boca mano colo melo 1 2 3Pé rodília melo 1 2 3 ( duas vezes )(Junta tudo) Cabeça boca mano colo pé rodília melo 1 2 3(acrescentar meio passo, passo inteiro, etc).


3. TIO DE PARIS

Quando meu tio Chegou de ParisTrouxe prá mim...... (colocar objetos realizando movimentos. EX. lindo leque; uma tesoura; etc).


4. CRUZANDO O PÉ NA FRENTE

Cruzando, o pé na frente ( três vezes, na última vez cantar: )e não cruzando mais.Pulando prá direita ( três vezes, na última vez cantar: )E não pulando maisPrá cima e prá baixo ( três vezes, na última cantar: )E não descendo maisPrá frente e prá traz ( três vezes, e na última cantar: )Parando no lugar


5. CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS

O meu chapéu tem três pontasTem três pontas o meu chapéuSe não tivesse três pontasNão seria o meu chapéu


6. JIBÓIA

Tava de bota passeando numa bóiaTava jóia, tava jóiaAí apareceu uma jibóiaNão ficou jóia, não ficou jóiaAí eu bolei uma tramóiaPeguei um pau e dei nos zóio da jibóiaAgora que a jibóia já não zóia Ficou jóia, ficou jóia


00axzc26 00ayyetp 00az2k1b 00az340y 00axybyt


Fonte: Brincando e Aprendendo*

BRINQUEDOS COM MUITA ARTE E IMAGINAÇÃO....











Revista do Professor Sassá Especial


Projeto "Mundo da Imaginação"







Revista Guia Prático para Professores de Educação Infantil- Castelo Assombrado




Bonecos Articulados






Revista Professor Sassá.
A cabeça do Boneco foi feita de jornal amassado pelas crianças e fita crepe enrolada para ficar do formado desejado. By Professora Ana Paula.



♥ Bicho Papão ♥















Bilboquê Bicho Papão- Revista do Professor Sassá ♥

Material: Gargalo da Garrafa PET, Pedaços de EVA, Barbante, Bolinha de Desorante, Fita Crepe, Cola Quente e Cola Colorida



Casinha de Boneca Finalizada


















Fonte: Brincando e Aprendendo - Professora Ana Paula*