Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


domingo, 7 de fevereiro de 2010

Músicas para crianças



Músicas Recreativas


1. FORMIGUINHA

Fui ao mercado comprar caféVeio a formiguinha e subiu no meu péEU sacudí, sacudí, sacudíMas a formiguinha não parava de subir(trocar as palavras sublinhadas por objetos e partes do corpo que rimem. Ex: panela/canela; espelho/joelho. A cada parte do corpo devemos mexer ao cantarmos "sacudi").


2. BARCO LIGEIRO (PRÁ FRENTE, PRÁ TRÁS)

Prá frente, prá traz (4 vezes)Meu barco é bem ligeiro e vaiCorrendo pelo marTrazendo mil peixinhos que euPesquei pro meu jantarPrá frente, prá traz (4 vezes)


3. AH!HUM! FAZ UM LINDO SAPINHO

Ah!Hum! Faz um lindo sapinho (3 vezes )Mexe seus olhinhos e faz AH!HUM! HUM! (esse último arregalando os olhos e mostrando a língua)


4. PIRULITO _
Mamãe, acho que vou dar um grito!_ Não grita não, que eu te dou um pirulito._ Mamãe o que é um pirulito?_ É uma bala enfiada num palito._ Mamãe o que é um palito?_ É um "pauzinho" que segura o pirulito._ Mamãe o que é um pirulito?_ Ai!Ai!Ai! Acho melhor cê dá um grito!!!


5. TCHIBUM! TCHIBUM!

Tchibum! Tchibum! Chalalalalalalala (2 vezes )Eufridia, Eufridia é uma "braboleta" azul (2 vezes)Ela é azul e voa assimMexe as anteninhas piscando para mim!Mas eu amo! (se amo!) E gosto dela assim:De asas abertas, de asas fechadas sorrindo para mim! ( trocar o nome da "braboleta" e fazer uma rima com ele. Ex. Eufrélha/ braboleta velha; Eufresca/braboleta fresca)


6. SOM DO MOSQUITINHO

Para ouvir o som do mosquitinhoE as batidas do coraçãozinhoPego fecho a chave e fecho minha boquinhaHUMHUMHUM HUM HUM HUM HUM .....


7. MARRECO

Eu tenho um marreco lá em casaQue me ensinou a dançarUm passinho prá lá um passinho prá cáUm bamboleio e um Tchá Tchá Tchá QÜEIM QÜEIM! REFRÃOTchá Tchá Tchá QÜEIM QÜEIM!O meu marreco eu não vendoNão empresto e não douRepetir refrão






Músicas de Memorização


1. MEU BURRO

Meu burro, meu burro ficou com dor de cabeçaMamãe mandou comprar... Chapéu para a cabeçaChapéu para cabeça e tem sapato azul(bate duas palmas )Meu burro, meu burro ficou com dor nos olhosMamãe mandou comprar... Colírio para os olhosColírio para os olhos e tem sapato azul (bate duas palmas e vai acrescentando outras partes do corpo e os remédios correspondentes)


2. POLENTA

Quando se planta la bela polentaLa bela polenta se planta cosiSe planta cosi ô ô ô La bela polenta cosi tchá tchá pum, tchá tchá pumTchá tchá pum pum pum pum!(acrescentar o que vai acontecendo com a polenta. EX. brota, flore, cresce, etc).


3. LOJA DO MESTRE ANDRÉ

Foi na loja do Mestre André que eu comprei um violãoBlão! Blão! Blão! Um violãoAiolè! Aiolè! Foi na loja do mestre André REFRÃO Foi na loja do Mestre André que eu comprei um pianinhoPlin! Plin! Plin! Um pianinhoBlão! Blão! Blão! Um violãoRepetir REFRÃO( ir acrescentando instrumentos e seus sons. Ex.: Corneta/Fon! Fon! Fon!; Pandeirinho/Pan! Pan! Pan! )


4. A MOSCA NA VELHA

Estava a velha em seu lugar duas vezesVeio a mosca lhe atentar

A mosca na velha e a velha a fiar

Estava a mosca em seu lugar duas vezes

Veio a aranha lhe atentar

A aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar (ir acrescentando animais na música)




Músicas para Coordenação Motora(todas as músicas envolvem gestos)


1.TÓKI PATOKI

Toki PatokiPatoki TakiTikete Tikete Tumba! Tumba! Tumba! Tumba!


2. CABEÇA BOCA MELO

1 2 3 Cabeça boca melo 1 2 3 ( duas vezes )Mano colo melo 1 2 3 ( duas vezes )(Junta tudo) Cabeça boca mano colo melo 1 2 3Pé rodília melo 1 2 3 ( duas vezes )(Junta tudo) Cabeça boca mano colo pé rodília melo 1 2 3(acrescentar meio passo, passo inteiro, etc).


3. TIO DE PARIS

Quando meu tio Chegou de ParisTrouxe prá mim...... (colocar objetos realizando movimentos. EX. lindo leque; uma tesoura; etc).


4. CRUZANDO O PÉ NA FRENTE

Cruzando, o pé na frente ( três vezes, na última vez cantar: )e não cruzando mais.Pulando prá direita ( três vezes, na última vez cantar: )E não pulando maisPrá cima e prá baixo ( três vezes, na última cantar: )E não descendo maisPrá frente e prá traz ( três vezes, e na última cantar: )Parando no lugar


5. CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS

O meu chapéu tem três pontasTem três pontas o meu chapéuSe não tivesse três pontasNão seria o meu chapéu


6. JIBÓIA

Tava de bota passeando numa bóiaTava jóia, tava jóiaAí apareceu uma jibóiaNão ficou jóia, não ficou jóiaAí eu bolei uma tramóiaPeguei um pau e dei nos zóio da jibóiaAgora que a jibóia já não zóia Ficou jóia, ficou jóia


00axzc26 00ayyetp 00az2k1b 00az340y 00axybyt


Fonte: Brincando e Aprendendo*

Nenhum comentário: