Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


segunda-feira, 29 de junho de 2009

Linguagem 26: Caça-palavras

Caça-palavras
......................
O jogo de caça-palavras permite não apenas identificar a palavra igual ao modelo, mas perceber detalhes do sistema alfabético de escrita como: letra inicial e final, direção da escrita (esquerda-direita), seqüência de letras, dificuldades ortográficas (se o objetivo for a ortografia das palavras selecionadas), entre outros.

♥ Variação 1
- A professora monta um quadro com as letras e escreve em outro lugar as palavras que o aluno deve encontrar (banco de palavras). Após identificar a palavra, o aluno poderá pintá-la ou envolvê-la.

♥ Variação 2
- A professora monta um quadro com as letras e dá só uma pista: "Ache 5 nomes de frutas" por exemplo. Nesta variação, não há um banco de palavras.


♥ Variação 3
- A partir de um texto, o aluno destaca as palavras solicitadas. Por exemplo: No poema abaixo procure estas palavras: LINHA - ROSQUINHA - JANELA - MESA e passe uma linha em volta de cada uma.

As Tias


A tia Catarina

Cata a linha

A tia Teresa

Bota a mesa

A tia Ceição

Amassa o pão

A tia Lela

Espia a janela

A tia Cema

Teima que teima

A tia Maria

Dorme de dia

A tia Tininha

Faz rosquinha

A tia Marta

Corta batata

A tia Salima

Fecha a rima.

Elias José


♥ Variação 4
- Proponha que seus alunos, em grupo, construam o jogo de caça-palavras. Toda vez que propomos uma "construção" de um jogo pelas crianças, é importante que saibam jogar e conheçam as regras.

Nenhum comentário: