Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Matemática na prática para Educação Infantil 2

.Macio – duro


>Áspero – liso

Programe atividades com os alunos usando materiais de diferentes texturas.

a.disponha os alunos em roda e passe objetos de diferentes materiais para que eles possam manuseá-los. Sugestões de objetos: bichinhos de pelúcism estojo de náilon, tufo de algodão, esponja macia, esponja áspera, pedaço de plástico, retalhos variados (algodão, seda, couro cru, lona, sisal, carpete, estopa, etc).

b.Depois que eles experimentaram a textura dos diferentes objetos, questione-os a respeito das sensações que tiveram ao pegar cada material:”Quais os objetos que vocês acharam macio?” “Qual é o mais macio?”,”Que objetos vocês acharam duro?Qual o mais duro?”. “Qual é o áspero como esta esponja?”, “Qual é liso como o plástico?”.

c.Se achar conveniente, promova o registro da atividade colando alguns retalhos em cartazes com os títulos: MACIO, DURO, ÁSPERO E LISO.

>>MAIS GROSSO – MAIS FINO


.Peça aos alunos que manuseiem livremente diferentes pedaços de barbante e de corda. Esse material deve ser providenciado com antecedência. Pergunte: “Qual é o pedaço mais grosso? E o mais fino?”. Peça que formem 2 grupos: um com os pedaços mais grossos e outro com os mais finos. Na sequencia, em uma folha de papel escreva MAIS FINOS e peça aos alunos que colem ali os pedaços finos de corda ou barbante.Em outra folha escreva MAIS GROSSOS e peça aos alunos que colem ali os outros pedaços.

Finalmente, fixe as folhas em um mural ou pendure-as em um varal como registro da atividade.

Diga aos alunos:”Vou pendurar as folhas no varal para que todos possam ver quando quiserem.”

Aproveite o momento para retomar os conceitos já registrados em atividades anteriores.


>>LARGO –ESTREITO


.Distribua para a classe fitas de papel colorido de mesmo comprimento, mas de diferentes larguras. Depois, converse com os alunos:”Esta é a fita larga. Quem tem uma fita larga como esta, fica aqui do meu lado direito.” Esta é a fita estreita. Quem tem uma fita estreita como esta, fica aqui do meu lado esquerdo.”

Faça um registro da atividade. Em uma folha escreva LARGA e cole com os alunos algumas fitas largas. Na outra folha escreva ESTREITA e cole algumas fitas estreitas.

Fixe as folhas em um mural ou pendure-as em um varal como registro da atividade.




>>ORDEM DE TAMANHO


1.Se os alunos já tiveram a oportunidade de comparar suas alturas, proponha que eles organizem uma fila por ordem de tamanho (do menor para o maior), para brincar de trnzinho. Fale para os alunos: “O maquinista deve ser o menor da sala. Quem vocês acham que deve ser o maquinista?”, “E agora, quem será o próximo da fila?”.

Continue estimulando os alunos a descobrir qual será o proximo da fila.

Enquanto brinca de trenzinho, cante com os alunos a musica Piuí, piuí, piuí, do cancioneiro popular.

2. Brinque com os alunos de CADA POTE COM A SUA TAMPA:

a) Providencie com antecedência ou peça que os alunos tragam de casa potes plásticos com tampas de diferentes tamanhos.

b) deixe que eles brinquem livremente com os potes e as tampas (construção de “castelos”, brincadeira de rolas tampas e potes de um aluno para o outro, etc).

c) Pergunte: “Qual é o maior desses potes?Alguém pode me mostrar?”, “Qual é a menor tampa que vocês encontraram?” Escolha 3 potes (ou 3 tampas) e façam uma fileira, do menor para o maior.

d) Na sequencia, com os potes e tampas misturados, proponha que os alunos fechem os portes (cada pote com a sua tampa).




Baixe essas sugestões em documentos de word no link abaixo(Botão download):

Nenhum comentário: