Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quinta-feira, 14 de maio de 2009

A hiper-hidrose

Dá para suar menos

Fique tranquilo: não é porque você encharca a camisa no trabalho que está condenado a conviver com as cataratas do Iguaçu rolando do seu corpo. A hiper-hidrose — esse é o nome do problema — tem solução

por Raphaela de Campos Mello
design Letícia Raposo

Página 1 de 1

Estou suando em bicas” — você já deve ter ouvido alguém falar desse jeito. Provavelmente, porque ficou horas no trânsito ou correu e fez outra atividade física. Em situações assim, o corpo ativa seu próprio sistema de resfriamento, baixando a temperatura interna por meio da produção de suor.

Até aí, tudo normal. Para 2% da população, no entanto, o pinga-pinga da sudorese é bem mais atrevido e nada tímido. Pelas axilas, palma das mãos, planta dos pés, cabeça e face — o suor escorre inclusive em dias frios e em momentos de descanso. Quem se encaixa nesse quadro sofre do que se define por hiper-hidrose.

E o distúrbio merece esse superlativo — híper. Normalmente, uma pessoa em repouso elimina de 400 a 800 mililitros de água por dia, pela pele e pelos pulmões. Já indivíduos com hiper-hidrose chegam a desaguar, em casos extremos, até 8 litros de suor! “A doença limita o convívio social e até atrapalha a vida profissional”, afirma Álvaro Razuk, cirurgião vascular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

A arquiteta Maria Cláudia Buarraj El Khouri, 30 anos, que o diga. Durante muito tempo ela carregou toalhinhas na bolsa e nem sequer podia andar de mãos dadas. Maria Cláudia se submeteu a uma cirurgia para acabar com o constrangimento e, felizmente, ficou curada (veja o quadro).

Não adianta se irritar com a suadeira. A ansiedade só agrava o sintoma. “O estímulo emocional afeta a área cerebral do hipotálamo, que intensifica a liberação de suor onde o paciente já tem a queixa”, explica Antônio José Maria Cataneo, professor titular do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina de Botucatu. Segundo ele, quem é alvo do transtorno deve evitar pimenta, chocolate, chá e carne de porco, que estimulam o sistema nervoso simpático, dando ordens sem parar às glândulas da pele. A seguir, alguns dos tratamentos disponíveis — uns prometem mais do que cumprem, diga-se.

TRATAMENTO
INDICAÇÃO
VANTAGENS
DESVANTAGENS
ANTITRANSPIRANTE:
contém cloridrato de
alumínio ou de glutaraldeído
Para axilas
e pés

parcialmente
a produção de suor em casos muito leves
Apresenta eficácia
questionável e
pode irritar a pele
IOTONFORESE:
aparelho cuja corrente
elétrica obstrui
os poros
Para mãos
e pés
Vendido em
lojas de produtos cirúrgicos
para ser usado
em casa
Os resultados
são insatisfatórios
e ainda pode
causar queimadura
REMÉDIOS:
inibem o neurotransmissor
que controla as glândulas sudoríparas
Todas as partes
do corpo
Reduz a produção
de suor

Efeitos colaterais severos, como dificuldade de
urinar e cefaleia

TOXINA BOTULÍNICA:
bloqueia o estímulo
nervoso rumo às
glândulas de suor
Para as
axilas
Seus efeitos
se prolongam por oito meses,
em média.
A dor é suportável
Em geral,
o problema
só recrudesce
após sucessivas aplicações

Nenhum comentário: