Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Livro da Minha Vida - Blogagem Coletiva


Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde, jovem que Sofia desconhece.

O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que de "lição" em "lição", o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos.

"Um coelho branco é tirado de dentro de uma cartola. e porque se trata de um coelho muito grande, esse truque demora bilhões de anos para acontecer. Todas as crianças nascem bem na ponta dos finos pelos do coelho. Por isso elas conseguem se encantar com a impossibilidade do número de mágicas que assistem. Mas conforme vão envelhecendo, elas vão se arrastando cada vez mais para o interior da pelagem do coelho. E ficam por lá. Lá embaixo é tão confortável que elas não ousam mais subir até a ponta dos finos pêlos, lá encima. Só os filósofos têm a ousadia para se lançar nessa jornada rumo aos limites da linguagem e da existência Alguns deles não chegam a concluí-la, mas outros se agarram com força aos pêlos do coelho e berram para as pessoas que estão lá embaixo, no conforto da pelagem, enchendo a barriga de comida e bebida: -Senhras e senhores- gritam eles - estamos flutuando no espaço! Mas nenhuma das pessoas lá embaixo se interessa pela gritaria dos filósofos. -Deus do céu! Que caras mais barulhentos! - elas dizem. E continuam a conversar: - Será que você poderia passar a manteiga? Qual a cotação das ações hoje? Qual o preço do tomate? Você ouviu dizer que a Ladi Di está grávida denovo? (Gaarder, 1995, pág. 31).


Imagem: Google
Informações sobre a obra: Wikipédia
Fonte: Carrossel da aprendizagem*

Um comentário:

Dina disse...

Olá, olá

Descobri hoje o seu blogue e de imediato despertou-me muito interesse.

Vou continuar a descobri-lo.

Beijinhos