Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Filme Kirikú e a Feiticeira - Michel Ocelot

Kiriku e a Feiticeira (Kirikou et la sorcière -1998) é uma história que celebra a coragem, a curiosidade e a astúcia sobre uma comunidade subjugada por uma terrível feiticeira. Kiriku, um menino que nasceu para lutar e combater o mal, enfrenta o poder da Karabá, a feiticeira maldosa e seus guardiões. Kiriku aprende em sua luta que a origem de tanta maldade é o sofrimento e só a verdade, o amor, a generosidade e a tolerância, aliados à inteligência, são capazes de vencer a dor e as diferenças. Um desenho animado moderno que fala a língua das crianças sem subestimar a inteligência dos adultos.

O filme se passa numa tribo africana. Kirikú é um garoto especial. Ainda na barriga da mãe , o bebê fala:
- Mamãe traga-me ao mundo. E ela atende seu pedido.

Kirikú já nasce com raciocínio e ação. A inimiga é a bela feiticeira karabá ,com seus guardiães e uma besta que bebe toda a água que vê pela frente. Ela fez secar toda a fonte da aldeia de kirikú. A feiticeira também engoliu todos os guerreiros. Kirikú não parte para a luta contra a feiticeira malvada. Ele quer saber porque ela é malvada. Ele não quer matar, quer compreender.*

(*imaginem o quão grandioso é isso. ao invés de matarmos os bandidos , os assaltantes, entender porque eles são malvados).

Ele quer sim, fazer seu povo parar de sofrer, mas se possível, fazer o mesmo com a feiticeira. O herói procura ajuda na sabedoria do seu avô ,onde ganha confiança e colo.

Kirikú é incentivado pelo avô a ser criança enquanto é criança, e sentir-se feliz por isso.**
(**num mundo de crianças “adultificadas” e adultos “infantilizados” parece até um contracenso).

Ele aprende o valor de um amigo , de um abraço. o valor de pensar no grupo primeiro , em si depois.











Fonte: Carrossel da aprendizagem*

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