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"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quarta-feira, 24 de junho de 2009

BOLETIM DA EDUCAÇÃO

Para Hanushek, bons professores podem fazer a diferença no Brasil

HanushekEric Hanushek, professor da Universidade de Stanford, afirmou na manhã desta quarta-feira que a qualificação dos professores é a chave para a melhoria da Educação.

Em palestra durante o Seminário Educação e Desenvolvimento, organizado pela Fundação Itaú Social no Museu Brasileiro da Escultura (Mube), Hanushek falou sobre a importância de qualificar os professores e fez afirmações polêmicas. "Não importa o tempo que a criança fica na escola, mas sim a quantidade de conteúdo que ela aprende", disse.

Hanushek é integrante da Academia Nacional para Educação dos Estados Unidos e um dos mais influentes estudiosos do impacto do investimento em Educação no desenvolvimento econômico de um país.

Para ele, um bom professor é capaz de minimizar as diferenças entre uma criança de família rica e outra menos favorecida socialmente. Por isso, o pesquisador defendeu o investimento na qualificação dos profissionais. "Nenhuma política é mais eficiente do que um programa de qualficação dos professores", afirmou. Ele destacou a importância de uma implantação de políticas de gratificação aos bons educadores.

O professor americano também enfatizou que o aumento do número de crianças na escola não significa que a Educação de um país esteja melhorando. Ele lembrou o fraco desempenho do Brasil nas avaliações internacionais, como o Pisa. No último ranking, o Brasil ocupou o 48º lugar (entre 57 países) em Leitura; 53º lugar em Matemática (entre 56); e 52º lugar em Ciências, dentre todos os participantes - uma das piores classificações da lista.

Também participaram do debate Aloísio Araújo, da FGV; Maria Helena Castro, professora da Unicamp e ex-secretária de Educação do Estado de São Paulo; Naércio de Menezes Filhos, da USP e do Ibmec; e Ricardo Paes de Barros, do Ipea. Todos defenderam a implantação de políticas de gratificação aos bons professores e salientaram a relação entre Educação e desenvolvimento econômico.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br

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