Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


sábado, 3 de outubro de 2009

COMUNICAÇÃO NO BLOG DA SOLANGE

SBT é denunciado ao Ministério Público

Todas as manhãs, os telespectadores mirins do programa “Bom Dia & Cia.” são bombardeados com mensagens de apelo ao consumo. A atração do SBT alterna desenhos animados com jogos interativos, dos quais as crianças participam por telefone e concorrem a prêmios. De bonecas e carrinhos a videogames de última geração, os produtos são apresentados durante o programa e têm suas características sobrevalorizadas.

“O programa é uma grande vitrine de produtos direcionados a crianças. O que chamou a atenção foi que toda a lógica do Bom Dia & Cia. é baseada no consumo desenfreado”, explica Isabella Henriques, advogada e coordenadora geral do Projeto Criança e Consumo.

Em 15 de setembro, o Criança e Consumo encaminhou representação ao Ministério Público do Estado de São Paulo questionando o programa infantil, que, além de incentivar o consumismo, promove publicidade “camuflada” - prática considerada ilegal. A emissora foi notificada em junho e não se manifestou.

A representação foi recebida pela Promotoria de Justiça do Consumidor do Ministério Público em 15 de setembro e enviada com cópia para SBT; Departamento de Justiça, Classificação Títulos e Qualificação e Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (ambos do Ministério da Justiça); Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e para os fabricantes Mattel, Sony e Hasbro.

Histórico
Em junho de 2008, o Criança e Consumo manifestou-se junto ao Ministério da Justiça sobre a veiculação da publicidade da novela Pantanal, também do SBT, durante o “Bom Dia & Cia.”. Frases eram transmitidas em meio aos desenhos animados, estimulando o interesse do público mirim na novela, recomendada para maiores de 14 anos.


Acompanhe o caso no site do Criança e Consumo
http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/AcaoJuridica.aspx?v=1&id=118

Leia nota publicada na coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo
http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/NoticiaIntegra.aspx?id=6381&origem=23

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