Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


sábado, 3 de outubro de 2009

Oficinas do Brincar fazem adultos revisitar a infância


Carrinho de caixinha de fósforo, peão de cabaça, diferentes tipos de amarelinha e brincadeiras com barbante e outros objetos não estruturados. Essas foram algumas das atividades realizadas no evento Oficinas do Brincar, uma parceria do Projeto Criança e Consumo (Instituto Alana) com a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ - Prefeitura de São Paulo) e a educadora Renata Meirelles.

Durante todas as terças-feiras de setembro, 50 adultos, entre educadores, pais e profissionais ligados às áreas de educação e cultura, reuniram-se para brincar e discutir a sua importância para o desenvolvimento infantil.

“Discutimos, dentro do que já existe na cultura da criança, a possibilidade de uma infância que não se vincule ao ter", explica Renata Meirelles, que conduziu as oficinas. Um dos pontos centrais do evento foi debater de que forma o consumo desenfreado e o materialismo têm impactos negativos no desenvolvimento infantil, tendo como uma das consequências mais graves a diminuição das brincadeiras criativas.

Para Lais Fontenelle Pereira, coordenadora de Educação e Pesquisa do Criança e Consumo, as oficinas foram uma oportunidade de aproximar o universo adulto ao infantil. “Foi muito interessante observar adultos pulando amarelinha e revisitando a infância. Um senhor de mais de 70 anos me chamou a atenção pelo entusiasmo”, comenta. Ela acredita que a única maneira de estabelecer um diálogo efetivo com as crianças é conhecer e se aproximar da vida delas entrando nas brincadeiras.

Um dos principais objetivos das oficinas foi mostrar que todas as crianças brincam e existem inúmeras possibilidades de brincar com poucos recursos dentro de casa, na sala de aula e na rua. O evento precede um dos debates centrais do 3° Fórum Internacional Criança e Consumo, com previsão para março de 2010.

Cantigas
Durante as oficinas, a educadora Renata Meirelles relembrou algumas cantigas que fazem parte do universo das crianças e ilustram a simplicidade com que brincam.

FARINHADA
Vou fazer uma farinhada
__________ vou chamar
Vou fazer uma farinhada
__________ vou chamar
Só quem gosta de farinha
É que sabe peneirar
Só quem gosta de farinha
É que sabe peneirar

CHUVA:
Chuva vai, chuva vem
Chuva miúda não molha ninguém
Cai chuva
Cai lá do céu
Cai chuva no meu chapéu

Fonte: http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/NoticiaIntegra.aspx?id=6416&origem=23

Acesse a página da UMAPAZ
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/umapaz

Conheça o Projeto Bira, de Renata Meirelles
www.projetobira.com

Nenhum comentário: