Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


sábado, 30 de maio de 2009

PABLO PICASSO

PABLO PICASSO

Posted on Segunda-feira, 25 de Maio de 2009 by Cantinho Alternativo e Lúdico

Quase todas as crianças gostam de pintar. Algumas, quando crescem, deixam de lado os pincéis para se dedicarem a outras atividades que dão tanto prazer quanto pintar. Outras, não! Continuam a pintar mesmo quando são adultas e fazem da pintura a grande obra de sua vida. Pablo Picasso foi uma dessas crianças.

Talentoso desde criança, aos 14 anos, Picasso já tinha pintado obras realistas.

Ele nasceu há muitos anos atrás, em 1881, na cidade de Málaga, na Espanha. Quando cresceu, tornou-se um dos principais pintores do século XX.

Picasso gostava de pintar sobre o mundo fantástico dos sonhos, pesadelos e a imaginação.

Sua obra passou por fases que estavam relacionadas a como ele se sentia em determinado momento de sua vida. Numa época em que se encontrava bastante triste, sua obra expressava a solidão e o desespero. Usava em suas pinturas várias tonalidades de azul e, por isso, esse período de sua obra, que durou de 1901 a 1904, é conhecido como a fase azul. De 1904 a 1906 um novo estilo surgiu. Picasso passou a usar cores mais vivas e tinha como tema de suas pinturas, freqüentemente, as cenas de circo. A partir de 1906, passou a pintar grandes figuras. Suas obras de 1907, As Moças de Avignon, são muito importantes na história da arte. Da imagem das cinco monstruosas moças, com rostos que mais parecem máscaras, surgiu o estilo conhecido pelo nome de cubismo.



Objetivos:
Reconhecer o artista e desenvolver através da arte de Picasso a reinvenção do real.





Materiais:
  • papelão
  • tinta acrílica nas cores: amarelo, branco, laranja, verde, violeta, lilás e preto
  • pincel largo de cerdas macias
  • tesouras sem ponta
  • lápis
  • molde






Os pintores cubistas procuram decompor os objetos até as formas básicas de cubos, esferas, cilindros e cones. Começavam com um objeto, como uma mesa, por exemplo, e passo a passo, pegavam pequenas partes e modificavam suas formas e cores.
Depois, as reagrupavam. O resultado era um objeto muito interessante, bem diferente do formato original. A criatividade sempre esteve presente na obra desse grande pintor!



"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que transformam de uma simples mancha amarela o próprio sol."
Pablo Picasso

Fontes: Revista do Professor Sassá - N. 15
redescola.com.br

By Blog Cantinho Alternativo*

Nenhum comentário: