Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


domingo, 17 de outubro de 2010

COMEMORAÇÕES PARA O MÊS DE OUTUBRO

 *Outubro*

04

Dia Internacional dos Animais (São Francisco)
Dia do Inventor
• Confecção de desenhos, pinturas e modelagem de animais
• Animais em extinção
• Música e dramatização sobre animais
• Montar mural com as principais invenções do homem e seus benefícios para a
humanidade


09 a 11

Semana da Criança / Dia da Criança
• Discussão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente
• Palestra sobre Direitos e Deveres da Criança
• Passeios/banho de piscina/piquenique com lanche especial
• Apresentação de peças teatrais
• Torneios , brincadeiras
• Projeção de Filmes
• Festa comemorativa interna – *11/10*

12


Descobrimento da América •

Reflexão sobre o tema

15 Dia do Professor •


Montar painel com mensagens

para o professor
• Congraçamento (data a ser agendada)

16

Dia da Ciência e Tecnologia
Dia Mundial da Alimentação
• Pesquisa
• Visitar fábrica de alimentos
• Palestra com nutricionista/profissional ligado a tecnologia de alimentos
28 Batizado de Capoeira • Troca do Cordel/ Ed. Infantil

 

31

Dia das Bruxas (Halloween) é uma festa típica anglo-saxã

Jurema Aprile*

Reprodução
Cartão de feliz dia das bruxas norte-americano
Os celtas, um povo que viveu há muito tempo na região onde hoje ficam a Inglaterra, a Escócia e a Irlanda, bem antes do nascimento de Jesus Cristo, comemoravam o Dia de Samhain (pronuncia-se "so-in") em 31 de outubro. Era o final de um ano e começo de outro, o fim da "temporada do sol" e o começo do frio, quando chegava o inverno e a terra congelava. A data significava também a abertura do portal entre o mundo dos mortos e o dos vivos.

As pessoas acreditavam que nesse dia, as almas dos mortos vinham à procura dos vivos, e tinham muito, muito medo dessa "visita" anual. Daí resolveram se vestir da forma mais estranha possível nessa data, para não parecerem humanos e despistarem os espíritos.

Tempos depois, os celtas foram conquistados pelos romanos, que eram guerreiros e dominavam novas terras e povos, há quase dois mil anos. Seus costumes e festivais se misturaram com os do lugar: eles comemoravam o Dia de Pomona na mesma época do Samhain. Pomona era uma deusa que protegia a agricultura, as frutas e os jardins. Assim, espigas de milho e maçãs, simbolizando fartura de alimentos para as colheitas do ano seguinte, foram incluídas na antiga festa celta.

bruxas - Recados e Imagens (7270)

Mais tempo, quase mil anos, se passou e o feriado foi somado ao que a Igreja comemorava em primeiro de novembro, chamado de All Hallows Day (Dia de Todos os Santos, em inglês). E o dia anterior, o 31 de outubro, ficou conhecido como Hallows Eve, ou véspera de Todos os Santos, dando origem ao nome que conhecemos hoje, Halloween.

Mas as pessoas não esqueceram as festas originais dos celtas e continuaram a acender fogueiras e dançar em volta, fantasiadas de esqueletos, diabinhos, fantasmas e monstros, enfeitando as casas com lanternas feitas de abóboras escavadas e iluminadas por dentro com a chama de uma vela. E conservaram várias das superstições desse festival.

Por exemplo, se uma moça descascar uma maçã sem romper a casca e atirá-la para trás, por cima do ombro, à meia-noite, ao cair no chão ela formará a primeira letra do nome de seu futuro marido. Na Irlanda, as crianças iam de casa em casa pedindo alimentos para comemorar a noite de Halloween, o que deu origem ao hábito de pedir doces dizendo: gostosuras ou travessuras!


reprodução
O Saci, detalhe de gravura de J. Walsh

Como você pode ver, o Halloween, ou Dia das Bruxas como é chamado por aqui, é uma soma de várias tradições muito antigas dos povos da Europa, e, mais tarde, da América do Norte. Hoje essa data é comemorada principalmente na Inglaterra, na Irlanda, nos Estados Unidos e no Canadá, mas já existem festividades também no Brasil.

Vários grupos ligados ao folclore brasileiro, isto é, nossa cultura popular, protestam contra a adoção dessa festividade "importada". E criaram o Dia do Saci, em 31 de outubro, para valorizar as lendas brasileiras. Caso você queira conhecer ou aderir a essa causa conheça o site da SoSaci - Sociedade dos Observadores de Saci.

*Jurema Aprile é jornalista.





bruxas - Recados e Imagens (7265)

Texto para o dia das bruxas, pode ser usado na educação infantil e para outras idades também. O dia das bruxas é uma data comemorada no final de outubro, dia 31 de outubro, e é uma festa originalmente americana.
Era uma bruxa malvada
(Ruth Rocha)

Era uma bruxa malvada
Que assustava a criançada
Com seu horrível ruído...

Mas o que ninguém sabia
É que ela também sofria,
Tinha medo de bandido!

Era um bandido terrível,
E era muito temível
A sua voz de trovão!

Mas ele tem um segredo.
É que ele também tem medo,
Medo de bicho-papão!

(...)

In: Quem tem medo de monstro?, Ruth Rocha, Riográfica, 1986, RJ



bruxas - Recados e Imagens (7277)






 

  Para atividades - clique aqui

 Fonte: Smart Kids

Nenhum comentário: