Além do Salão de Ideias (direcionado aos adultos), Território Livre (reservado aos jovens) e Fábulas da Turma da Mônica (para as crianças), a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (de 12 a 22 de agosto no pavilhão de exposições do Anhembi, zona norte da capital) programou um espaço para os futuros leitores. A Biblioteca do Bebê vai mostrar aos pais que os pequenos podem começar a ler desde o berço.
SXC |
Biblioteca do Bebê mostrará aos pais que as crianças podem iniciar a leitura desde o berço; especialistas participarão de seminário |
Monitores distribuirão uma cartilha que explica como, o que, por que e quando ler para as crianças. Eles também indicarão tipos de livros e técnicas de leitura para cada fase do crescimento do bebê.
No dia 21 de agosto, das 11h às 13h, o IAB (Instituto Alfa e Beto), em parceria com a CBL (Câmara Brasileira do Livro) e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, reunirá dois reconhecidos especialistas na Biblioteca do Bebê.
A professora da Universidade de Nova York e diretora científica do programa "Reach Out and Read", Perri Klass, e o professor da Universidade de Vanderbilt (EUA), David Dickinson, um dos maiores especialistas em educação infantil e desenvolvimento da linguagem nos anos iniciais de vida, participarão do seminário "O impacto da leitura desde o berço sobre o desenvolvimento da linguagem, da cognição e seus efeitos positivos no desempenho escolar".
João Batista Oliveira, presidente do IAB, confirmou presença no encontro. Klass e Dickinson passarão por outras capitais brasileiras --Rio (16 de agosto), Brasília (17), Salvador (18), Maceió (19) e Recife (20)-- para discutir o assunto.
Durante a Bienal, o "Guia IAB de Leitura para a Primeira Infância: os 600 Livros que Toda Criança Deve Ler Antes de Entrar na Escola" e a Coleção "Pequenos Leitores" (com 12 livros para crianças de 6 a 36 meses) serão lançados pelo Instituto.
Fonte: Folhinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário