Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Rodrigo Lombardi fala sobre como é dublar personagem da Disney

Ator faz a voz do príncipe Naveen, da animação A Princesa e o Sapo, que estreia no Brasil em 11 de dezembro. Pai de Rafael, que faz dois anos em janeiro, Rodrigo considera o trabalho o primeiro dedicado inteiramente ao filho


Simone Tinti


Guto Costa

Coleção de toy art, literatura e psicologia infantil, muito desenho animado, quadrinhos e a vivência com o filho Rafael, de quase dois anos. Com tudo isso na bagagem, depois de viver o galã Raj, da novela Caminho das Índias, da TV Globo, o ator Rodrigo Lombardi só poderia entrar no universo infantil. Era algo natural. Ele está envolvido numa das maiores apostas da Disney para esse ano. No Brasil, é dele a voz do príncipe Naveen, personagem de A Princesa e o Sapo, filme que estreia no dia 11 de dezembro e que é a volta dos estúdios para a técnica tradicional de fazer animação. E a experiência ainda vem com um gosto especial. “É uma delícia. Pela primeira vez pude dedicar um trabalho inteiramente para o meu filho. Mesmo que ele ainda tenha medo de sala escura e a gente provavelmente não vai levá-lo ao cinema, vai ter o DVD para ver depois, em casa”, conta o ator, que falou à imprensa nesta terça (1º de dezembro) sobre o filme.

Este é o primeiro trabalho de dublagem de Rodrigo, que, segundo ele, “tinha feito apenas alguns ‘vozerios’, coisas menores”, até então. E apesar de ter voltado dos parques na Disneyworld recentemente, depois de passar férias com a mulher e o filho, ele diz que o convite foi uma coincidência. “Fiquei superfeliz quando me convidaram para fazer a dublagem, mas ao mesmo tempo, senti como se estivesse saindo da cadeira do dentista! Eu me lembrei da dificuldade que tive em fazer aquelas primeiras dublagens; minha mão suava, a impressão era de que o áudio do meu coração batendo ia entrar no filme”, conta. Passado o primeiro susto, que ele superou com a ajuda do diretor de dublagem do filme, Garcia Jr, o ator só tem a comemorar a experiência. “A gente se divertiu muito durante o trabalho. O filme é engraçado e, enquanto alguns atores são mais adeptos do drama, eu tenho muito humor.” A única preparação mais específica para o trabalho foi cuidar bem da sua voz – o que, aliás, não foi mistério para Rodrigo, que faz aulas de canto há bastante tempo.

E o que mais atraiu Rodrigo no filme? “É um clássico dos contos de fadas. E eu sou apaixonado por literatura infantil, psicologia infantil, quadrinhos, cartoon, mangá...eu ficava imaginando o desenhista trabalhando para pegar o movimento do personagem”, diz. E é só continuar um pouco mais a conversa, para ver o quanto essas influências são importantes para seus personagens – mesmo os papéis mais “adultos”. “Para fazer o padeiro da novela Pé na Jaca, eu me inspirei no Bob Esponja! E aí descobri que o personagem é baseado (nos filósofos) Descartes e Spinosa”. Quanto ao príncipe Naveen, Rodrigo conta que ele estava de alguma forma já familiarizado com o clima de "fantasia" pelo seu papel na novala Caminho das Índias. “Essa história de um príncipe que chega de um país distante já tinha muito a ver com o universo em que eu estava envolvido para interpretar o Raj”, afirma.

História invertida

A Princesa e o Sapo vem criando bastante expectativa há alguns anos, por trazer ao público uma nova princesa à turma de Branca de Neve e cia, e por apresentar a primeira princesa negra. Todo o filme é baseado na cultura de Nova Orleans, onde o filme é ambientado e o que dá margem a muita música de boa qualidade. Na história, Tiana é uma sonhadora e guerreira menina que um belo dia dá de cara com um sapo falante. Ele a convence a beijá-lo - como na tradicional história A Princesa e o Sapo, recontada há séculos - mas, ao invés de ele voltar a ser príncipe, é ela quem vira uma rã. E, claro, uma enorme confusão começa.

Fonte: Crescer Notícias*

Nenhum comentário: