Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

LEITURA É TUDO!!!

Olá pessoal!

Esta dica vem de Cristiane Rogério, Editora da Revista Crescer - que postou no Blog da Revista um trecho do livro que ela adora. Com vocês, Memórias da Emília!! Vamos nos deliciar e correr para esta leitura?

memorias

Eu vou começar por um dos meus preferidos de todos os tempos. Diretamente de Memórias de Emília (Ed, Globo), de Monteiro Lobato. Na história, Emília quer ir além de dizer tudo o que pensa: quer escrever e pede a ajuda, claro, de Visconde de Sabugosa.

Lá vai:

_ E como sou filósofa, quero minhas Memórias comecem com a minha filosofia de vida.

_ Cuidado, Marquesa! Mil sábios já tentaram explicar a vida e se estreparam.

_ Pois eu não me estraparei. A vida, Senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem para de piscar, chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos _ viver é isso. É um dorme-e-acorda, dorme-e-acorda, até que dorme e não acorda mais. É, portanto, um pisca-pisca.

O Visconde ficou novamente pensativo, de olhos no teto.

Emília riu-se.

_ Está vendo como é filosófica a minha ideia? O Senhor Visconde está de olhos parados, erguidos ao forro. Quer dizer que pensa que entendeu… A vida das gentes neste mundo, senhor sabugo, é isso. Um rosário de piscadas. Cada pisco é um dia. Pisca e mama; pisca e anda; pisca e brinca; pisca e estuda; pisca e cria filhos; pisca e geme os reumatismos; por fim pisca pela última vez e morre.

_ E depois que morre? _ perguntou p Visconde.

_ Depois que morre vira hipótese. É ou não é?

O Visconde teve de concordar que era.

Nenhum comentário: