Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Dicas para fazer cartazes


O cartaz serve para motivar ou divulgar, para isso ele deve ser bem apresentado.

Atraente: as pessoas passam apressadas e só um cartaz interessante pode chamar-lhes a atenção.

Simples: para ser entendido rapidamente. A mensagem deve ser clara, breve, precisa. Tratar de um só assunto, eliminando o que não for essencial.

Ilustração: A ilustração deve ser auto-explicativa. Use apenas símbolos que se identifiquem facilmente com a mensagem.

Texto: poucas palavras, mas bem significativas e adequadas ao público alvo. A letra deve ser bem legível.

Cor: o cartaz deve apresentar cores vivas e contrastantes, exatamente para chamar a atenção do público.

Distribuição dos elementos: Texto e gravura devem ser distribuídos de forma agradável, requer-se, então:

Harmonia: se apresenta uma coisa pesada, uma carga de caminhão, por exemplo, a letra não pode ser muito delicada, nem as cores muito suaves. Se apresenta algo delicado, perfume, por exemplo, levará cores mais vivas e letras mais finas.

Unidade e ritmo: todos os elementos devem estar em concordância entre si, e ter a sua importância na transmissão da mensagem central. A posição das figuras é muito importante. Elas devem sempre estar voltadas para o centro visual dirigindo o olhar do público para a mensagem. Se voltadas para as margens, dispersam a atenção.

Foco: entre várias coisas, destacar aquilo que quer dar mais importância, indicando-o pelo tamanho, posição, cor, forma.

Balanço ou equilíbrio: é a disposição dos elementos de forma a equilibrar o espaço do cartaz. Não colocar tudo num canto, ou tudo no meio. (Revista Família Cristã, 11/1974, p. 62)



Nenhum comentário: