Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


domingo, 31 de maio de 2009

CIÊNCIAS

A trilha de Darwin em 2008
A CHC participou de uma expedição que refez a rota percorrida pelo naturalista no Brasil em 1832


1832. O Brasil, de natureza exuberante, chamava a atenção dos estrangeiros, sobretudo de artistas e jovens cientistas vindos da Europa. Um deles, o naturalista inglês Charles Darwin, ficou deslumbrado com nossa fauna, flora e interessado nas formações geológicas que aqui encontrou, como as montanhas e os vales. No estado do Rio de Janeiro, Darwin viajou a cavalo em direção ao norte fluminense e fez observações importantes. Ele coletava amostras de plantas, insetos e anotava tudo. Os escritos, realizados nessa expedição, mais tarde fariam parte de seus estudos científicos, ajudando-o até na realização de seu mais importante trabalho, a teoria da evolução das espécies.

2008. Uma expedição batizada de Caminhos de Darwin refez a rota do naturalista inglês pelo estado do Rio de Janeiro. O objetivo? Inaugurar a sinalização da rota realizada por Darwin 176 anos atrás. As placas colocadas ao longo do caminho e nos onze municípios visitados pelo pesquisador pretendem levar ao conhecimento de todos um pedacinho de uma importante passagem da história da ciência que foi, digamos, escrita no nosso país. Nas cidades onde as placas comemorativas com as impressões de Darwin sobre o local foram inauguradas, havia muita gente interessada na história do estrangeiro, que, com sua curiosidade insaciável, aventurou-se pelas terras brasileiras, desafiando o cansaço no lombo de um cavalo. A caravana foi fiel à trilha percorrida, mas substituiu o cavalo pelo ônibus, que levou a bordo cerca de 50 pessoas, entre pesquisadores, professores, cientistas, jornalistas e um convidado muito especial, Randal Keynes, o tataraneto de Darwin. A CHC estava lá!

Na edição de janeiro e fevereiro de 2009 da revista, você pode descobrir como foi o dia-a-dia dessa viagem em um texto para lá de divertido. Aqui, na CHC on-line, a pedida é clicar na tela abaixo, assistir a um vídeo sobre a expedição e ver com seus próprios olhos por onde Darwin passou!



Cathia Abreu
Ciência Hoje das Crianças
11/03/2009

Nenhum comentário: