Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


domingo, 31 de maio de 2009

CIÊNCIAS

Copos musicais
Com eles, você pode fazer um instrumento musical improvisado e tocar uma bela melodia


Ilustração: Gil.


Que os instrumentos musicais podem produzir belos sons quando tocados você já sabe. Mas você faz ideia de que é possível tocar uma boa melodia em copos? Experimente!

Você vai precisar de:
- uma jarra de água;
- oito copos de vidro;
- corante para alimentos;
- uma colher de chá

Passo 1:
Misture um pouco de corante de alimentos na água – só para dar um charme!

Passo 2:
Encha os copos com quantidades diferentes de água. O primeiro deve ter pouca água, o segundo mais que o anterior e, assim, sucessivamente, até que o último esteja quase cheio.

Passo 3:
Agora, bata suavemente com a colher em cada copo.
Você percebe que os copos produzem sons diferentes? Tente colocar ou retirar mais água nos copos. Os sons mudam, não é verdade? Experimente bater nos copos em várias sequências e divirta-se! Você criará diferentes melodias!

Para entender a lógica dos copos musicais, precisamos saber primeiro que: quanto mais rígido é o material, menos ele vibra, logo, mais grave é o som. Assim, quanto maior a quantidade de água no copo, menor é a frequência, e, portanto, mais grave é o som. Por isso é que a arrumação dos copos musicais deve se dar da esquerda para direita, do mais cheio ao mais vazio – ou do mais grave ao mais agudo –, permitindo que o instrumento improvisado seja tocado como um piano.


Fonte: Revista CHC crianças*


Nenhum comentário: