Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Educação Infantil - atividades práticas de Natal

Atividades propostas


>>Explique aos alunos que o Natal é uma festa da religião católica. Pergunte aos alunos se alguém comemora em casa uma festa religiosa diferente dessa ou se não comemora nenhuma. Se algum aluno quiser, pode falar sobre as festas de sua religião. Para que a escola não privilegie a religião católica, em detrimento das demais crenças, propomos que as comemorações estejam centradas em mensagens de paz, fraternidade, amor, solidariedade e respeito ao próximo. Isso não impede a utilização de símbolos tradicionais do Natal, como luzes coloridas, Papai Noel e árvore de Natal, que fazem parte do imaginário infantil.

>>Leia e explique para os alunos o texto informativo.

>>Com a ajuda dos alunos, faça uma “árvore de Natal comunitária”.

>>Ensine-os também a fazer uma árvore de Natal utilizando uma revista usada.



Texto informativo

O Natal é uma festa cristã, ou seja, é uma festa das pessoas que seguem a religião católica. Essa religião tem muitos ensinamentos de Jesus Cristo sobre a necessidade de paz, amor de respeito entre as pessoas. No Natal , dia 25 de dezembro, os católicos, comemoram o nascimento de Jesus. Mas muita gente nem se lembra do aniversariante e da mensagem que ele deixou. Algumas pessoas só pensam em ganhar presentes.

No Brasil, a maioria das pessoas é católica. Mas também há muita gente que tem outras crenças ou não tem nenhuma. Os índios, por exemplo, não comemoram o Natal. Os judeus têm festas diferentes. Os muçulmanos também. Mas isso não importa. Cada um pode pensar como quiser, desde que não pense que está vivendo sozinho no mundo. Uma pergunta para cada um fazer a si mesmo nessa época do ano e em todas as outras: “O que eu não gosto de ver quando saio na rua? O que as pessoas poderiam fazer para mudar isso?”.



Árvore de Natal comunitária

Faça a arvore usando um galho seco, enfiado em uma caixa forrada com papel colorido. O galho pode ser coberto com papel crepom enrolado. Nessa estrutura, os alunos amarram lacinhos de fita e outros pingentes de cartolina pintada.

Depois cada aluno leva para casa 5 pedaços de papel espelho recortado. Nesses papéis, a família do aluno irá escrever o que gostaria que fosse diferente no mundo.

O professor receberá esses papéis e os amarrará nos galhos da árvore de Natal. Ao entregar os papéis para o professor, os alunos podem dar sua opinião sobre o que está escrito nos papéis. Para que isso seja possível, oriente os pais previamente (numa reunião) a explicar aos filhos o que estão escrevendo.


Árvore de Natal a partir de revista usada


Ajude os alunos a fazer esta árvore de natal, ensinando-s a dobrar as folhas de uma revista velha, uma a uma, como mostra a sequencia:


Dobrada todas as folhas, obtém-se um cone que lembra uma árvore de Natal. Basta um toque de criatividade nos enfeites para produzir uma bela árvore de Natal de material reciclável.











Passatempos com a Turma da Mônica 2

Mais passatempos, formatados em documentos de word, configuração meia folha prontos para impressão.
Baixe no botão download ao final da postagem:



TODOS OS CRÉDITOS PARA: Banco de Atividades

Nenhum comentário: