Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


terça-feira, 21 de setembro de 2010

COMO ADMINISTRAR SEU TEMPO......

Olá pessoal!

Realmente não é fácil administrar nosso tempo. Dentre os vários papéis que desempenhamos durante o dia, é humanamente impossível lidar com tudo, o cotidiano, globalização, variações e adversidades que enfrentamos em nossas vidas. Mas a amiga Cláudia, do Blog Feito a Mão, nos traz algumas reflexões ótimas sobre este assunto, que interessa à mim e creio que a vocês também.
Vamos aprender a administrar nosso tempo e fazer da vida um momento prazeroso, porque importante é viver e estar bem consigo mesma! Fazer o que gosta de fazer e pronto! Não ficar chateada (o) e prender os sentimentos. E não tem tempo ruim não, não deixe para fazer amanhã o que pode ser feito AGORA!
Vamos aprender com Cláudia, a nos organizar melhor e VIVER UM DIA COMO SE FOSSE O ÚLTIMO!

Uma boa semana á todos (as)!!!

Beijoooooosssss!


Solange Branco



(...) Queria compartilhar com vocês algumas dicas de como administrar melhor o tempo. Porque nesses últimos dias, tudo o que fiz foi contabilizar cada minuto, cada hora, cada dia, para poder cumprir com todas as minhas obrigações sem prejudicar a sanidade mental e o bom-humor.

dali%20relgio The Persistence of Memory – Salvador Dalí

Vamos lá?

1. Estabeleça prioridades

Não adianta querer abarcar o mundo com as pernas. Alguma coisa vai sair mal feita. Estabeleça prioridades usando os critérios da urgência e importância: em primeiro lugar resolva as questões importantes e urgentes e coloque no final da lista todas as demais tarefas.

Foi por isso que resolvi dar um tempo no blog. Apesar de ser uma atividade que eu adoro fazer, me toma muito tempo ao bolar um post, responder todos os comentários, retribuir visitas... enfim, como não era uma atividade urgente, teve que esperar, já que minha agenda estava repleta de coisas urgentes que exigiam minha atenção.

2. Faça listas e organize seu dia de véspera

Não adianta perder 15 minutos no começo da manhã organizando seu dia. Faça isso na véspera! Você pode comprar remédios no caminho do trabalho ou comprar frutas e verduras na volta, no mercadinho que estiver em sua rota. Antes de dormir, separe a roupa que vai usar pela manhã e a deixe acessível para trocar assim que acordar.

coelho da aliceVocê pode usar o horário do almoço para ir ao correio, fazer as unhas ou colocar a depilação em dia. Trocar o almoço por um sanduíche, uma vez por semana, não mata. Mas capriche num jantar bem saudável neste dia, para compensar.

Compre uma agenda, anote seus compromissos e a consulte diariamente! A mais vagabunda das tintas ainda é mais confiável que a mais brilhante das mentes. Coelho de Alice no País das Maravilhas

3. Saiba dizer não

Muitas das coisas que consomem nosso tempo e paciência nem são de nossa responsabilidade, já percebeu? Se estiver ocupada, sem tempo ou sem vontade de fazer algo que lhe pediram e que você não tem obrigação de fazer, simplesmente diga NÃO. Ou então, diga que fará, mas num prazo flexível e bem amplo.

4. Delegue

Por mais organizada que você seja, sempre haverá coisas que não poderá executar. Delegue. Se tiver empregada doméstica, ensine as tarefas, supervisione, fiscalize, mas não faça por ela. Caímos no erro de querer fazer tudo nós mesmas, achando que só a gente sabe limpar aquele cantinho do nosso jeito, ou cozinhar aquele prato do jeito que o marido gosta. Grande engano. Assim, você estará acostumando mal sua funcionária.

ampulheta No trabalho, procure não centralizar tudo. Há muitas coisas que você pode deixar a cargo de seus subordinados. Revise suas tarefas diárias, parte delas dispensa sua ação direta.

Em casa, peça a ajuda do marido, da mãe, dos filhos. Cada um pode ter uma tarefa. Você não precisa dar uma de Atlas e carregar o mundo nas costas.

Se não puder levar e buscar as crianças na escola, por causa do seu horário de trabalho, organize um rodízio com outros pais que morem perto, ou contrate uma perua para fazer o trabalho.

Imagem : http://voascomigo.blogspot.com/2008/08/ampulheta.html

Tome seu tempo pelas rédeas, para que ele não faça o mesmo com você.

5. Estabeleça metas

Estabeleça metas mensais, semanais e diárias. Organize seu tempo para finalizar suas metas. Não adianta elaborar metas inatingíveis. Elas devem ser reais, possíveis e exequíveis.

Uma dica: para as minhas metas sempre dedico o prazo mais amplo que o efetivamente necessário, pois assim estou considerando eventuais imprevistos e se eu conseguir terminá-las a tempo, me sentirei motivada, porque não apenas as executei, mas ainda as executei antes do prazo previsto. Serve de estímulo psicológico.

6. Utilize a tecnologia a seu favorAG_%20SHARP

Anote compromissos em seu palmtop, na agenda de seu celular, na agenda do computador etc. Programe o alarme de véspera.

Marque todos os aniversários de amigos e familiares num calendário, no início do ano. Verifique quem são os aniversariantes do mês seguinte, quando estiver na última semana de cada mês. Compre todos os presentes de uma só vez.

7. Evite o perfeccionismo

Não perca tempo buscando obsessivamente aperfeiçoar uma tarefa quando poderia gastar melhor o tempo realizando a próxima.

tempoTá, eu sei que não sou a melhor pessoa para dar esse conselho... Mas quem me conhece há mais tempo sabe que eu já melhorei muito. Justamente por ficar mais atenta a esse conselho.

Quando sinto que estou dando valor demais a um detalhezinho, recorro ao Mário, que tem PRATICIDADE no nome do meio, para saber se aquilo é exagero ou não. Quase sempre a resposta é positiva. Então, passo para a próxima tarefa.

Imagem: http://juninhoacura.blogspot.com/2009/07/ensaio-sobre-o-tempo.html

Para finalizar, transcrevo dois textos muito interessantes.

(Texto na Revista do Jornal O Globo)

Miss Imperfeita

(Martha Medeiros - Jornalista e escritora)


"Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível, me ofereço como piloto de testes.. Sou a Miss Imperfeita, muito prazer. A imperfeita que faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional, mãe, filha e mulher que também sou: trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado, decido o cardápio das refeições, cuido dos filhos, marido (se tiver), telefono sempre para minha mãe, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos e ainda faço as unhas e depilação!

E, entre uma coisa e outra, leio livros.

Portanto, sou ocupada, mas não uma workholic.

Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres.

Primeiro: a dizer NÃO.

Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO. Culpa por nada, aliás.

Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero. Pois inclua na sua lista a Culpa Zero.

Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros.

Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho.

Você não é Nossa Senhora.

Você é, humildemente, uma mulher.

E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante. Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável. É ter tempo.

Tempo para fazer nada.

Tempo para fazer tudo.

Tempo para dançar sozinha na sala.

Tempo para bisbilhotar uma loja de discos.

Tempo para sumir dois dias com seu amor.

Três dias.

Cinco dias!

Tempo para uma massagem.

Tempo para ver a novela.

Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza.

Tempo para fazer um trabalho voluntário.

Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto.

Tempo para conhecer outras pessoas.

Voltar a estudar.

Para engravidar.

Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado.

Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir.

Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal.

Existir, a que será que se destina?

Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra.

A mulher moderna anda muito antiga. Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada. Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem.

Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si.

Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo!

Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente.

Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir. Desde que lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela.

Desacelerar tem um custo. Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C.

Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores.

E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante"


O Banco

(Autor Anônimo)

“Imagine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã você acorde com um saldo de R$ 86.400,00.

Só que não é permitido transferir o saldo para o dia seguinte. Todas as noites seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia.

O que você faz? Você iria gastar cada centavo, é claro!

Todos nós somos clientes deste banco de que estamos falando. Este banco se chama TEMPO.

Todas as manhãs, é creditado para cada um de nós 86.400 segundos. Todas as noites o saldo é debitado como perda. Não é permitido acumular este saldo para o dia seguinte. Todas as manhãs a sua conta é reinicializada e todas as noites as sobras do dinheiro se evaporam. Não há volta. Você precisa gastar no presente o seu depósito diário. Invista então no que for melhor: na saúde, na felicidade, no sucesso. O relógio está correndo. Faça o melhor do seu dia-a-dia.

  • Para você saber o valor de um ano, pergunte a um estudante que repetiu de ano.

  • Para você saber o valor de um mês, pergunte para uma mãe que teve seu bebê prematuramente.

  • Para você saber o valor de uma semana, pergunte a um editor de jornal semanal.

  • Para você saber o valor de uma hora, pergunte aos amantes que estão esperando para se encontrar.

  • Para você saber o valor de um minuto, pergunte a uma pessoa que perdeu o trem.

  • Para você saber o valor de um segundo, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente.

  • Para você saber o valor de um milésimo de segundo, pergunte ao atleta que recebeu a medalha de prata em uma Olimpíada.

  • Valorize cada momento que você tem! E valorize mais porque você deve dividir com alguém muito especial, especial o suficiente para gastar o seu tempo junto com você. Lembre-se que o tempo não espera por ninguém.

  • Ontem é história.

Amanhã é um mistério.

Hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de presente!”

Se você gostou do assunto, confira outras dicas dadas por especialistas para administrar melhor seu tempo:

http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/administracaodotempo.htm

http://oglobo.globo.com/economia/seubolso/mat/2008/04/09/aprenda_administrar_seu_tempo-426753425.asp

http://www.tudobox.com/305/como_administrar_seu_tempo.html

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Créditos: Blog Feito a Mão


Um comentário:

Sheila disse...

Amei este post, não sabia o quanto precisava ler algo assim, caiu como luva pra mim.
Muito obrigada por compartilhar algo tão precioso.
Beijos