Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


terça-feira, 8 de junho de 2010

Água: recurso precioso Veja como vários povos encontram formas diferentes de obter e preservar água

15/04/2010 Maria Carolina Cristianini


{txtalt}

MAIS QUE DIVERSÃO
Em várias regiões do continente africano, há longos períodos de seca. Para conseguir água, algumas vilas da África do Sul construíram parques com gira-gira. É isso mesmo! O movimento do brinquedo faz funcionar bombas que puxam a água de reservatórios no subsolo. Cada gira-gira pode bombear até 1.400 litros de água por hora.


{txtalt}

LIMPO DE NOVO
Você acha que a água do esgoto não pode ser reaproveitada? Errado! Em uma cidade dos Estados Unidos, ela é tratada e filtrada várias vezes para abastecer a cidade outra vez.


{txtalt}

GELO DERRETIDO
A população do povoado de Spiti, perto do Himalaia, criou um sistema especial de calhas que transportam gelo que desce do alto das montanhas. Ele desce e, aos poucos, vai derretendo até desembocar em tanques. De lá, a água é distribuída para plantações e casas.


{txtalt}

PRONTA PARA BEBER
Parece incrível, mas a combinação de luz solar, garrafas pet e metal pode limpar a água contaminada! A água é colocada em garrafas transparentes, que ficam sobre placas de metal, debaixo de sol forte. Os raios ultravioleta matam vírus, bactérias e parasitas. Esse método já garante água potável a 3 milhões de pessoas.


{txtalt}

NAS NUVENS
Em um deserto do Chile, os moradores criaram um jeito de obter água a partir da neblina. Redes captam gotinhas da neblina, que caem em canos e vão para uma caixa que abastece todo o povoado.


{txtalt}

ÁGUA QUE CAI DO CÉU
Os japoneses construíram um estádio chamado Big Egg (Grande Ovo, em inglês) com teto curvo. Quando chove, o telhado coleta a água. Depois ela é tratada e usada nos banheiros e no sistema de combate a incêndios.


{txtalt}

PLANTAS DO BEM
Plantas aquáticas ajudam a filtrar água poluída em Analândia, em São Paulo. Parte dos produtos químicos é filtrada por raízes de aguapé. Depois a água passa por terra e pedras e por um tratamento com cloro.

VOCÊ SABIA QUE…
* Mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no planeta?
* Cada brasileiro consome cerca de 130 litros de água por dia?
* No Brasil, os moradores de Fernando de Noronha usam água do mar dessalinizada?
* Quase 97% da água da Terra está em mares e oceanos? Do que resta de água doce, 2% está congelada. Assim, só 1% está disponível para o consumo humano.

FAÇA SUA PARTE
Se toda a água da Terra fosse colocada em umagarrafa de 1,5 litro, a quantidade de água doce disponível para consumo seria igual a uma única
gota. Por isso é importante preservar esse recurso, e você pode ajudar com
atitudes simples:
* Feche a torneira enquanto escova os dentes e nunca a deixe pingando.
* Reduza cinco minutos do tempo de seu banho.
* Não jogue lixo nas ruas, para evitar enchentes e a poluição de rios e mares.


Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário: