Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


sábado, 19 de setembro de 2009

DICA DE LEITURA

O livro A História do Gato, que pertence à série "Lelé da Cuca", da Ática, bem que poderia se chamar "As aparências enganam". No enredo do livrinho, um bichano é muito querido pelos seus iguais, mas é desprezado pelas madames, donas de seus amigos. O gatinho, muito chateado, procura a ajuda de outros animais e se revela um bichinho muito mais lindo que os gatos riquinhos.

A série Lelé da Cuca foi originalmente criada em língua inglesa. Os autores de A História do Gato são Jackie Robb e Berny Stringle e seus ilustradores Karen Duncan e Samantha Stringle. Na edição da Ática, a tradução é de Luciano Vieira Machado e, a supervisão pedagógica, da professora Madalena Freire.

Humor, leveza e poesia do texto são marcas da séria, na avaliação de Claudia Morales, editora-adjunta da Ática. "É importante ressaltar também a alta qualidade do trabalho gráfico e das ilustrações, muito atrativo, inusitado e de fácil empatia e assimilação", explica.

A série "Lelé da Cuca" é destinada a crianças não-alfabetizadas ou em fase de alfabetização e apresenta os seus textos em versos, além de utilizar um recurso pedagógico muito importante, que é a escrita em letras maiúsculas ou letra de fôrma. "Primeiro, a criança aprende a ler e, logo depois, a escrever", lembra a professora Madalena Freire. "As letras dispostas como estão na série facilitam demais o aprendizado."

Além de A História do Gato, a série tem publicados outros livros, como A História da Lesma, A História do Tatu e A História do Cão.


A História do Gato

Jackie Robb e Berny Stringle
30 páginas

Nenhum comentário: