Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quarta-feira, 27 de maio de 2009

PROJETO CASAS DIFERENTES CONTAM HISTÓRIAS DIFERENTES...

CASAS DIFERENTES
CONTAM
HISTÓRIAS DIFERENTES

Projeto desenvolvido com alunos de 5 e 6 anos Professora: Eunice Prüsse

OBJETIVOS

* Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos.
* Conhecer e identificar diferentes tipos de habitação.
* Compreender, dentro de um contexto histórico, como o homem interfere no ambiente e como é por ele influenciado.
* Organizar o espaço do nosso "Faz de Conta", de forma que atenda as expectativas dos dois grupos que o freqüentam (Jardim e Pré).

COMO SURGIU O TEMA ?

Estávamos encontrando dificuldades na organização do espaço que chamamos de "Faz de Conta". É o local onde se encontram as bonecas, louça, fogão, roupas, camas, carrinhos de boneca, sucata, ferramentas, máquina de escrever, computador, calculadora, relógio e muitos outros objetos que utilizamos na nossa vida real. Muitos desses objetos são imitações, outros verdadeiros que os pais ou amigos doaram e alguns construídos de sucata juntamente com as crianças.

Percebi que cada uma tentava organizar o espaço de acordo com os hábitos adquiridos na família e isso estava gerando uma série de conflitos entre o grupo. Da mesma forma a outra turma que ocupa este espaço(Jardim) reclamava da "desordem" que o Pré fazia no "Faz de Conta". Sentimos necessidade de definir o local onde ficaria cada objeto, sendo que os mesmos poderiam ser removidos à vontade, mas ao final da brincadeira colocados no local de origem.

Isso não foi tão fácil como pode parecer:

* Alguns queriam que a mesa de refeições ficasse próxima ao fogão... outros que se fizesse uma separação montando uma sala de jantar separadamente da cozinha.
* As ferramentas.. guardadas na cozinha? criar uma garagem?
* A máquina de escrever... ficaria guardada na estante para pegar quando precisasse? ou sobre a mesa que faria o papel de escrivaninha?
* As roupas... dobradas? penduradas?

Cada objeto foi questionado antes de se definir sua localização. Discutimos o fato de que em cada casa os hábitos são diferentes e que nós teriamos que encontrar o "nosso jeito de se organizar". As crianças se mostraram curiosas sobre como vivem e se organizam as pessoas em suas casas e assim nasceu o projeto: "Casas diferentes, contam histórias diferentes".

COMO CAMINHAMOS ?

1. A HISTÓRIA QUE A NOSSA CASA CONTA

1.1 - Elaboramos um instrumento de pesquisa, que as crianças levaram para ser preenchido pelos pais. Neste eles colaram uma foto ou desenharam a sua casa e contaram um pouco da sua história.

* de que material é construída?
* como é o espaço físico?
* quem vive nesta casa?
* o que fazem as pessoas que moram na casa?
* porque escolheram esta casa e este lugar para morar?
* qual o ambiente da casa onde mais gostam de ficar?
* e muitas outros dados foram colocados pelos pais

Um dado que chamou bastante a atenção foi o fato de que 12 das 20 crianças tem a sua casa construída no terreno que os pais herdaram dos avós. No período em que os pais trabalham fora são geralmente os avós que cuidam das crianças.

1.2 - Lemos a história de cada casa, olhamos as fotos e desenhos e reunimos todas, montando um livro que ficou na biblioteca da nossa sala.

1.3 - Cada criança desenhou a sua casa num pequeno quadrado de papel e com eles montamos um gráfico representando o tipo de casas do nosso grupo. Analisamos o gráfico depois de montado e observamos que:

* 11 crianças moram em casa de tijolos
* 08 crianças em casa de madeira
* 01 criança mora num sobrado
* existem mais casas de tijolos que de madeira
* na verdade são 12 casa de tijolos, pois o sobrado também é de tijolos
* existem menos casa de madeira que de tijolos
* precisaríamos construir mais 3 casas de madeira para igualar às de tijolos
* se derrubarmos 3 casas de tijolos também vamos ter a mesma quantidade que as de madeira

1.4 - Construímos em grupos, com sucata, uma casa de madeira, uma de tijolos e um sobrado.



2. A HISTÓRIA QUE UM PRÉDIO DE APARTAMENTOS CONTA

Refletimos com as crianças sobre o fato de todas morarem em casas e com amplo terreno, árvores, pastos, lagos, cachoeiras, uma vez que residem numa zona rural. Conhecem muito pouco a forma como vivem as pessoas na zona urbana. Apenas uma delas já esteve num apartamento.
A curiosidade em saber a história que um apartamento conta nos levou a dar o passo seguinte no nosso projeto.

2.1 - Conversa com a diretora da escola para saber das possibilidades para irmos visitar um apartamento no centro da cidade.

2.2 - Definição do apartamento a ser visitado. (O de uma colega de faculdade da diretora e que estava estagiando em nossa escola) Escolhemos este apartamento por conhecermos o bom relacionamento que a sua proprietária tem com as crianças; por situar-se bem no centro da cidade (muitas crianças nunca tiveram a oportunidade de irem até o centro); por ser um prédio alto e com elevador.

2.3 - Estabelecemos com o grupo as normas a serem cumpridas durante a visita e de posse da autorização dos pais, estávamos prontos para essa aventura.

2.4 - Visita ao apartamento:

* Fomos recebidos pela proprietária e pelo zelador do condomínio
* Conhecemos os espaços comuns a todos os moradores (quadra de esporte, piscina, churrasqueira, jardim, salão de festas, hall de entrada)
* Na garagem chamou a atenção das crianças o fato de que cada morador ter um espaço delimitado para estacionar o seu carro e que é nesse espaço também que "penduram" as bicicletas dos filhos.
* Fomos ver onde é depositado o lixo para ser retirado pelo caminhão e a casa de abastecimento de gás. O tamanho dos botijões e o fato do gás estar armazenado tão distante do fogão surpreendeu as crianças.
* A subida até o apartamento utilizando o elevador foi um dos momentos de maior espanto.
* Observar a rua da sacada do apartamento tornou-se a diversão do momento.
* Curiosos observaram todas as dependências do apartamento com muita atenção.
* O espaço destinado para secar as roupas foi outro ítem que estranharam bastante.
* As crianças se sentiram a vontade, conversando com a proprietária do apartamento e com o zelador.

2.5 - No dia seguinte na nossa "Roda de Conversa" comentamos sobre a visita feita, comparamos com a maneira de viver das crianças que moram em apartamentos com a maneira de vida do nosso grupo. Refletimos sobre as colocações feitas pela proprietária do apartamento sobre a necessidade de todos os moradores terem um bom relacionamento, de seguirem as normas estabelecidas e de colaborarem para o bom funcionamento do condomínio.

2.6 - Produzimos um texto coletivo, como forma de registrar a visita. (Reprodução do texto abaixo)
"Fomos visitar o prédio onde fica o apartamento da Servanda. É um prédio grande e muito alto.
O apartamento da Servanda, a sala, a cozinha e a piscina são muito bonitos. As roupas lavadas são penduradas dentro do apartamento para secar.
Nesse prédio moram 50 famílias. Cada família mora num apartamento. Para cada apartamento existe um lugar na garagem para guardar o carro. As bicicletas são penduradas nas colunas da garagem.
Tem lugares que todas as famílias podem usar: Salão de festas, piscina, churrasqueira, parquinho, quadra e sala de jogos das crianças. Na garagem ficam os carrinhos do mercado que todos podem usar. As reformas são pagas por todos que moram lá.
O elevador é muito legal. Ele sobe e desce, levando as pessoas para os apartamentos.
O gás fica numa casinha lá embaixo, dentro de botijões bem grandes e vai para os apartamentos pelos canos. tem uma sala de máquinas para limpar a piscina e uma com os motores para fazer o elevador funcionar.
Foi muito legal conhecer um prédio de apartamentos e a servanda nos ajudou muito.

2.7 - Construímos com sucata um prédio de apartamentos, colando a fota de cada criança na janela do apartamento por ela escolhido.

2.8 - Refletimos matematicamente sobre o nosso prédio de apartamentos e fizemos diversas constatações:

* que nosso prédio tem 5 andares, sendo 4 com apartamentos e 1, térreo, para a garagem.
* que cada andar tem 6 apartamentos.
* que nos 4 andares com 6 apartamentos temos um total de 24 apartamentos.
* cada criança situou-se de acordo com a localização do seu apartamento. (1º, 2º, 3º ou 4º andar; quais são seus vizinhos da direita, da esquerda, de cima e de baixo).


3. A HISTÓRIA QUE A CASA DO ÍNDIO CONTA

Continuávamos desenvolvendo o nosso projeto e estávamos a procura de outras histórias contadas por outras casas. Como se aproximava o "Dia do Índio", resolvemos descobrir que história a sua casa nos contava.
3.1 - Pesquisamos em livros, revistas e fitas de vídeo um pouco sobre a vida do índigena brasileiro na época do descobrimento: as diversas tribos, seu espaço, seus costumes, sua forma de sobrevivência

3.2 - Construímos com sucata uma oca

3.3 - Discutimos a colonização do Brasil e a conseqüente modificação na forma de vida dos índios que tiveram contato com os brancos.

3.4 - Reproduzimos num painel a invasão das terras índigenas.

3.5 - Selecionamos recortes de jornais que falam sobre a situação atual do índio brasileiro, discutimos sobre a mesma e montamos um álbum.

3.6 - Produzimos um texto coletivo dando a nossa opinião sobre a história que a casa do índio nos contou. (Reprodução do texto abaixo)

"Os índios eram muito felizes quando viviam nas suas ocas lá na floresta.
Eles tinham lugar para caçar, pescar, plantar e brincar muito.
Os índios não devem ser muito felizes nos lugares que estão morando hoje.
Muitos moram nuns barracos sem água, sem luz, sem cama e sem muitas outras coisas que precisavam.
Eles não tem dinheiro pra comprar comida e roupa e não podem mais caçar e nem andar sem roupas.
As crianças não vão à escola e andam muito sujas.
Eles estão precisando de ajuda, pois nem conseguem um emprego pra poder comprar o que precisam."

4. OUTRAS CASAS TAMBÉM CONTAM HISTÓRIAS

Através da observação e da pesquisa em livros, revistas e fitas de vídeo, discutimos, desenhamos e escrevemos sobre outros tipos de habitação e sua relação com o espaço geográfico, clima e época:

* "FAFECKHAUS" (Construção de origem germânica e ainda presente nesta comunidade)
* PALAFITAS
* IGLUS
* AS CONTRUÇÕES NA CIDADE DE VENEZA
* O ESTILO CHINÊS
* AS CAVERNAS

A discussão sobre as cavernas como a primeira moradia do homem, nos levou a programar um novo projeto que satisfaça a curiosidade das crianças em saber de que forma aconteceu a evolução do homem desde os tempos primitivos até os dias de hoje.

5. A CASA DE VINÍCIUS DE MORAIS

o Ouvimos, cantamos e declamamos a música e letra da poesia "A casa " de Vinícius de Morais.
o Ilustramos as estrofes da poesia.
o Lemos (do nosso jeito) a poesia.
o Reescrevemos a poesia(do nosso jeito).
o Procuramos, no grande grupo, solução para os problemas encontrados na poesia.
o Elaboramos em equipes de 5 crianças um livro contendo as soluções escolhidas para cada problema.
(Um dos livros elaborados: "A CASA ENGRAÇADA" pode ser visto no espaço dos Pinóquios. Não deixe de dar uma olhada. Se quiser ver agora, clique no título da história).

Na foto ao lado: Jenifer lendo "do seu jeito"a poesia de Vinicius de Morais.


6. A HISTÓRIA QUE A NOSSA CASA "DE FAZ DE CONTA" CONTA.

Organizamos o nosso "Faz de Conta" e contamos nossa história através de um texto coletivo:

O Faz-de-conta é o lugar onde nossa turma do Pré mora de brincadeira.
De tarde quem mora nele é a turma do Jardim.
Nós estudamos muito sobre os lugares onde as pessoas moram e já sabemos que um lugar é diferente do outro e que as pessoas vivem de jeitos diferentes.
Como aqui no faz de conta moram muitas pessoas, nós organizamos as coisas combinando tudo entre nós e com a Nice que é a nossa professora.
A Nice vai combinar as mesmas coisas com a turma do Jardim, para não dar encrenca e nem bagunça.
Todo mundo vai cuidar muito bem do Faz-de-conta, para ele estar sempre legal.

Nenhum comentário: