Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


domingo, 25 de abril de 2010

PROJETO MAMÃE EU QUERO

JUSTIFICATIVA

O Projeto Mamãe Eu Quero foi elaborado com a finalidade de estreitar os laços de amizade, respeito, confiança entre mães e filhos, nessa comunidade. Percebeu-se, que existe um grande distanciamento e falta de comprometimento de algumas mães em relação aos seus filhos. Outras vezes, o exagero na tomada de decisões que chegam a desrespeitar os direitos da criança, afetando o seu desempenho escolar, seu comportamento e desenvolvimento social. Assim, criamos esse projeto com a intenção trabalhar as expressões como: mamãe eu te amo, você é importante para mim, você é a melhor mãe do mundo e vice –versa.

OBJETIVOS

· Ressaltar a importância de ser mãe;

· Estreitar os laços de amizade entre mães e filhos;

· Valorizar as demonstrações de afeto no seio da família.

METODOLOGIA

A Sala de Leitura através de suas professoras, organizará o congraçamento entre mães e filhos dessa comunidade, promovendo atividades junto aos professores que envolvam todos os alunos na execução de trabalhos manuais de expressão oral e escrita em homenagem ao dia das mães.

RECURSOS

· Músicas coreografadas (Aos Olhos do Pai e Preciosa);

· Dramatização (Adotivo Filho É, Moisés);

· Cartazes;

· Músicas cantadas pelas turmas;

· Jogral e Poesias.

· Coreografia da Música “Rosas” pela bailarina Graciette (Filha da Professora Grace)

DESENVOLVIMENTO

Na execução das atividades, tanto a Sala de Leitura quanto os professores trabalharam juntos, incentivando a criatividade dos alunos na produção de cartazes, jograis, poesias, músicas, coreografias e ensaios de dramatizações com o tema do Projeto, e para aprimoramento da Homenagem.

CONCLUSÃO

O Projeto Mamãe Eu Quero será concluído com as apresentações de todos os trabalhos realizados pelas crianças no dia estipulado , e com a presença de todas as mães da comunidade.

A direção dessa UE, oferecerá às mãe um café da manhã, almoço, além de sessões de maquiagem, hidratação de cabelo com escova, tratamento de pé e mão. Todo tratamento de beleza será executado por uma pessoa da comunidade que se prontificou a prestar este serviço comunitário.

Fonte: Projetos Educacionais

Desenvolvimento das Atividades

Escolinha da Mamãe

1ª Etapa


As mães de frente uma para a outra se apresentam e se abraçam. Voltam a posição normal e todas juntas oram o Pai nosso. Sentam-se.


Chamadinha (Todas a mães deveram responder presente ao mesmo tempo).

Mãe amiga;

Mãe carinhosa

Mãe comprometida;

Mãe zelosa;

Mãe coragem:

Mãe irmãs de Maria;

Mãe de Fé;

Mãe esperança;

Mãe solidária;

Mãe guerreira;

Mãe humilde;

Mãe crédula;

Mãe presente;

Mãe filha de Deus;

Mãe, Mãe.


2ª Etapa


Provérbio: Experiência de Mãe


Ingredientes:


Uma jarra com água;

2 ovos, um cru e outro cozido;

2 cenouras;

Pó de café.


Exemplo:


Água transformadora = Amor de Mãe

Ovo cru e cozido = Fragilidade

Cenoura = Mudanças

Café em pó = Transformação


Desenvolvimento


Chamar 03 mães para apresentar os ingredientes.

Fazer a demonstração da fragilidade das nossas ações e reações perante as dificuldades da vida, utilizando os ingredientes.

Convocar as mães a participarem ativamente das atividades realizadas.


Significado Moral da História:


Vejam mães, a água fervente representa os obstáculos, as dificuldades que surgem em nossas vidas que mudam o nosso pensar, falar, sentir, os nossos propósitos.

Às vezes, assim como o ovo cru, pessoas que são boas, amigas se transformam perante o sofrimento. Se tornam incessíveis e até cruéis, outras que são as vezes duras, incessíveis como a cenoura diante das dificuldades se tornam indefesas, frágeis, vitimas fáceis do destino, já outras como o pó de café, perante a dificuldade não podendo lugar contra ela se transforma e transforma o lugar onde vive.

Torna melhor tudo a sua volta.

Mãe seja como o café, lute sempre, tornando novo e bonito tudo a sua volta, com exemplo de fé, coragem, esperança e humildade.

Fonte: projetos educacionais

Pesquisa: ESPAÇO EDUCAR*

Nenhum comentário: