Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PROJETOS....



Projeto: QUEM SOU EU?

Alunos atendidos: Alunos de educação infantil.

Duração: Em média de duas a três semanas.

OBJETIVOS:

* Saber sua história de vida;
* Conhecer a história do seu nome;
* Identificar as partes do corpo, reconhecento a importância e a função de cada orgão;
* Estimular o raciocínio lógico e a percepção visual e auditiva;
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
* Saber o maior número de palavras e expressões antes desconhecidas( aumento e enriquecimento de vocabulário);
* Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, respeitando as preferências dos outros;
* Formar os próprios conceitos através de descobertas e experimentações;
* Construir uma auto-imagem positiva;
* Reconhecer suas características físicas, respeitando as diferenças individuais.

CULMINÂNCIA: Dia da higiene.

Neste dia as crianças com ajuda da professora irão cortar as unhas, pentear os cabelos, entre outros bons hábitos de higiene.



JUSTIFICATIVA:

De acordo com o Referencial Curricular Nacional (RCN), a família é o nosso primeiro grupo social, é nesta instituição que a criança começa a perceber-se como indivíduo, sendo portanto a fonte de sua identidade inicial, em que adquire crenças, valores e conhecimentos.
Ao ingressar na escola a criança terá contato com um grupo social novo, diferente da família, onde conviverá com outras crianças, outros adultos, outra realidade, vai se deparar com hábitos e culturas diferentes, os quais deverá aprender a respeitar, para melhor conviver e para ampliar seu universo inicial.
Partindo do auto-conhecimento, a criança se identifica e se valoriza como indivíduo desenvolvento respeito e cuidado consigo e com os outros, respeitando diferenças.



CONTEÚDOS:

Linguagem oral:
* Relatos de história de vida;
* Socialização de pesquisas;
* Leitura dos nomes;
* Tipologia textual;
* Descrição;
* Produção textual;
* Som inicial e final;
* Leitura de rótulos.

Linguagem escrita:
* Escrita do próprio nome;
* Ordem alfabética;
* Produção textual;
* Grafemas e fonemas;
* Número de letras;
* Reprodução da escrita à sua maneira.

CIÊNCIAS NATURAIS:

* CORPO HUMANO;
*Partes do corpo;
*Órgãos do sentido.

* HIGIENE E SAÚDE.

CIÊNCIAS SOCIAIS:

*História do nome;
*Família.

MATEMÁTICA:

*Estrutura lógica (seriação, sequenciação, correspondência, inclusão, intercessão);
*Agrupamentos;
*Contagem;
*Números;
*Leitura e escrita de numerais de 0 à 9;
*Gráficos e tabelas;
*Resolução de problemas.



MOMENTOS:

1º.Momento:
-Técnica do espelho: Onde a criança vai, diante do espelho observar características próprias;
-Auto-retrato;
-Escrita do próprio nome a partir de crachá e ficha;
-Identificação do próprio nome;
Para casa: Pesquisa sobre a história do próprio nome.

2º.momento:
-Socialização da pesquisa;
-Decalque do corpo humano, identificando cada parte do desenho, criando depois uma história para o boneco ou boneca.
Para casa: Entrevista escrita sobre características e preferências dos alunos.

3º.momento:
-Socialização da pesquisa, onde as crianças poderão discutir também as diferenças entre suas preferências, aprendendo a respeitá-las;
-Gráfico das preferências;
-Observação das características físicas em situações nas quais as crianças possam trabalhar com algumas estruturas lógicas (seriação, classificação, sequenciação, entre outras), fazendo comparações - Vamos arrumar a turma pelo tamanho? Vamos formar grupos de crianças que tenham a mesma altura? Quem é mais alto? Quem é mais baixo? Agora vamos formar um grupo de meninos e outro de meninas? Assim, o professor poderá, brincando, criando situações para que as crianças possam observar características físicas da turma, comparando semelhanças e diferenças.

4ª.momento:
-Linha do tempo coletiva;
-Órgãos do sentido.
Para casa: Pedir rótulos de produtos usados para higiente pessoal.

5º.momento:
-Leitura dos rótulos trazidos pelos alunos e confecção de um mural;
-Cuidados com meu corpo (higiene e saúde), usando a técnica da caixa surpresa.
-Dinâmica do banho.
Para casa: Montar a árvore genealógica.

6º.momento:
-Socialização da árvore genealógica.
-As diferentes famílias, onde as crianças poderão discutir as diferentes formações de famílias;
-Desenho da família, cada criança irá desenhar sua família;
-Confecção de um mural com os desenhos das crianças.



*OUTRAS SUGESTÕES:

*Cantar músicas conhecidas e preferidas de cada criança;
*Berlinda;
*Jogo: "Quem é?", onde o professor venda os olhos de uma criança e pede pra ela descobrir quem é a criança que está na sua frente pelo toque, observando características físicas ou também o professor pode falar para a turma características da personalidade, carcterísticas físicas ou detalhes de objetos de uma criança e a turma terá que descobrir de quem o professor está falando;
*Brincadeiras onde as crianças tenham que ler seu nome.

Blog a arte de ensinar e aprender*

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